Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
December 22, 2022 06:48 pm GMT

DevRel, Developer Relations, Relaes com desenvolvedores

E a, tudo bem? Antes de tudo: sou Awdren Fonto e no Andrew/Andrei :). Manauara, mas moro em Campo Grande (MS).

Sou professor e pesquisador na UFMS, tenho uma tese de doutorado na rea de DevRel (Developer Relations) e um grupo de pesquisa focado na rea. Tambm, trabalhei na indstria como evangelista de desenvolvedores durante 5 anos.

A ideia de vir aqui com vocs compartilhar contedo sobre DevRel para a comunidade brasileira. Isso mesmo, em portugus. E um contedo sobre DevRel embasado cientificamente. Os contedos compreendem resultados de pesquisa do grupo que lidero.

Essa primeira parte do material sobre o conceito de DevRel.

Como esse texto est organizado:

  • Alguns destaques;
  • Conceito de Ecossistema;
  • Como a rea de DevRel emerge;
  • O conceito de DevRel (inclusive, com explicaes baseadas em etimologia);
  • Como algumas organizaes esto utilizando a rea;
  • Lista com as prximas postagens;
  • Referncias utilizadas.

Alguns destaques:

  1. DevRel uma rea organizacional, no profisso. Visa estabelecer a sinergia entre as experincias de pessoas desenvolvedoras e objetivos organizacionais. Voc pode ser, entre outros papeis, evangelista, advocate ou uma pessoa profissional de DevRel;
  2. DevRel depende muito da cultura da regio/local, por isso sempre importante estudar a viabilidade de estratgias;
  3. DevRel se desenvolve em torno de um aes, servios e produtos para pessoas desenvolvedoras;
  4. Com base na etimologia, estamos falando de relao e no relacionamento.

Um breve papo sobre Ecossistemas

Organizaes como (para citar algumas): Amazon, Apple, Canonical, Facebook, Google, Nintendo e Microsoft investem em uma ambiente para envolver comunidades de pessoas desenvolvedoras de software. Entenda aqui como pessoa desenvolvedora aquela envolvida nos disciplinas de Engenharia de Software, por exemplo: testes, UX, arquitetura, gerncia de configurao...

O ambiente, citado acima, envolve complexas dinmicas de cooperao e competio entre comunidades (que consomem e geram recursos), redes de criao de valor e fluxos de energia. Isso pode ajudar as organizaes, entre tantos outros benefcios, no desenvolvimento e evoluo das contribuies em torno de seus produtos, servios ou plataformas. Esse contexto tem sido estudado como ecossistema de software, sim uma analogia com ecossistemas da Ecologia. E voc j deve ter escutado em alguma reunio ou palestra, algum comentar sobre o "ecossistema" da organizao.

Comunidades engajadas promovem o ecossistema, fornecem feedbacks relevantes para pilares (robustez, criao de nicho e produtividade) que sustentam um ecossistema competitivo. O engajamento das comunidades leva ao complemento do valor que as organizaes oferecem aos seus stakeholders. As organizaes dependem do ecossistema porque a atratividade da plataforma e dos seus produtos determinada por uma evoluo frequente de suas ofertas de software.

Emerge a rea de DevRel e no DevHell

H uma necessidade de estratgias para apoiar a capacidade do ecossistema de aumentar ou manter suas comunidades ao longo do tempo e sobreviver s mudanas. Nesse cenrio, a rea organizacional de Relaes com Desenvolvedores (DevRel, do ingls Developer Relations) surge como uma possvel estratgia.

Mas o que relao?
Sempre gosto de, quando estou entendendo uma rea, buscar na etimologia (estudo gramatical da origem e histria das palavras) um suporte.

Para relao, h duas vertentes:

  1. do ingls: relations, interaes cotidianas, uma viso micro das interaes entre as pessoas;
  2. do francs: rappaport, ligaes estruturais da sociedade, uma viso macro das interaes.

Com isso, a relao pode se tratar de uma construo coletiva e identitria das interaes entre pessoas-pessoas, pessoas-artefatos e artefatos-artefatos.

Awdren, artefatos? Sim, voc tambm interage com computadores, celulares, cdigo, documentao... E do ponto de vista das interaes tanto pessoas como artefatos fazem parte das nossas relaes.

A partir de estudos (levantamento de artigos cientficos e artigos tcnicos de profissionais com experincia comprovada em DevRel) e mtodo de sntese qualitativa, tem-se a seguinte definio para DevRel:

rea organizacional que cria sinergia entre objetivos de uma organizao (em torno produtos, servios ou aes) e as experincia de pessoas desenvolvedoras. Isso de forma orgnica e estruturada.

Vamos explorar o conceito?

Awdren, mas escutei que a ponte entre a organizao (inclusive, suas reas internas) e as comunidades. Sim, concordo, isso sinergia.

Ah, Awdren! Tambm, j li que representa a comunidade dentro da empresa e a empresa dentro da comunidade. Sim, isso sinergia entre objetivos organizacionais e experincia das pessoas da comunidade.

Hmmm, mas Awdren, outra viso no de relacionamentos entre a empresa e pessoas desenvolvedoras? Cientificamente e vejo outras empresas mais maduras na rea utilizando relao e no relacionamento. Vamos para etimologia? Tenho um amigo nativo de pas da lngua inglesa e ele me explicou o seguinte:

... 'relation' shows the connection between several people, countries, organizations, continents, etc. Note that it is a formal kind of connection. 'Relationship', indicates the informal, smaller type of connection between people like close relatives, couples, etc.

Com isso, fica mais claro que estamos falando de relaes.
Bem, avanando no conceito, o que experincia da pessoa desenvolvedora ou DX? uma vertente baseada em UX que trata de todas as expectativas, desejos, jornadas, frustraes, percepes da pessoa desenvolvedora dentro da comunidade e nas interaes (lembrando que pode ser interao com pessoa e/ou artefatos).

J os objetivos organizacionais esto conectados com a viso, misso, estratgias, roadmaps, produtos... Tudo aquilo que a organizao precisa lidar do ponto de vista de negcio e tcnico.

Sinergia, ok. Objetivos organizacionais, ok. Experincia ou DX, ok. Mas e o que o orgnico e estruturado.

  • Orgnico : refere-se a que as estratgias de DevRel adotadas devem considerar o dinamismo natural das comunidades do ecossistema e, tambm, suportar com que isso acontea. Com que o ecossistema se autoregule e se organize visando a sinergia com os objetivos organizacionais e a DX;

  • Estruturado : conecta-se com aes de "interferncia" direta que venham da organizao para as comunidades dentro do ecossitema. Algo "bottom-up". Gosto de chamar de interveno. Importante que essas estratgias devem ter algum tipo de viabilidade analisada. E que, no futuro, elas se tornem, de alguma forma, orgnicas.

A rea de DevRel responsvel por criar e comunicar recursos tcnicos (por exemplo, APIs, amostras de cdigo, documentao), planejar e realizar eventos (por exemplo, hackathons, palestras, mentoria de empresas parceiras) e gerenciar programas de desenvolvedores (por exemplo, AWS Heroes, Google Developers Experts, Microsoft Valuable Professional, programas em parceria com universidades), para citar algumas tarefas. Aqui um spoiler: tenho alunos trabalhando no refinamento das atividades e na minha tese h um conjunto associado estgios de DevRel.

O planejamento e a execuo das atividades DevRel no so triviais e focam em delimitar as aes das pessoas das comunidades sem restringir excessivamente o nvel desejado de criao de valor. As pessoas que atuam como profissionais de DevRel precisam ter uma viso realista da criao de valor e da estrutura de suporte do DevRel dentro do ecossistema, com o objetivo de atender s necessidades das comunidades e atingir os objetivos organizacionais.

DevRel visa ainda ajudar a incorporar contribuies potenciais (ou seja, produtos, servios e inovaes complementares) que surgem das comunidades para a plataforma, produtos e servios do ecossistema. Ajuda a equilibrar o roadmap da organizao com as necessidades das pessoas desenvolvedores. Esta rea composta pelos papeis de evangelismo e advocacia. Inclusive, isso aqui ser contedo para outro texto.

Os recursos adequados, como componentes e ferramentas de cdigo aberto, so fornecidos para apoiar as comunidades, dividindo os objetivos de uma organizao de acordo com os diferentes pblicos-alvo. Esses recursos e ferramentas so desenvolvidos com base em diretrizes organizacionais que incluem especificao de plataforma, ideias emergentes, melhores prticas, tecnologias, ferramentas de desenvolvimento e marketing, critrios de qualidade e design de interface do usurio.

Mas por que DevRel precisa de contedo embasado cientificamente?

  • O processo de criao ou contribuio para um produto (software) possui as caractersticas de produo ou engenharia. E o time-to-market, competio, cooperao, alinhamento tcnico-social-negcios exigem melhoria contnua e sistemtica da qualidade do processo e do produto;

  • Essa melhoria contnua e sistemtica exige um corpo de conhecimento sistematicamente organizado. Isso sustentar o uso de estratgias fundamentadas em rigor, significncia e relevncia;

  • Afinal, voc iria expor sua organizao a algo que prejudicasse o crescimento ou imagem dela? Por isso, voc precisa de cincia para dar fundamentao ao seu negcio;

  • medida que os oramentos so reduzidos, h mais presso para fornecer evidncias mais fortes e casos de negcios mais convincentes para implementar novas tecnologias ou fazer mudanas nos processos e at mesmo justificar as decises j tomadas;

  • DevRel no diferente. Ainda mais por ser uma rea que ainda est sendo fundamentada.

Alguns exemplos de uso, de forma resumida, de DevRel por organizaes (ordem alfabtica)

Ateno, o resumo abaixo com base em anncios de vagas e outros textos. Mas no quer dizer que DevRel dentro de cada organizao citada trata somente do conjunto de atividades listada. Alm disso, no h somente essas empresas. Mas aqui destaquei algumas, sem preferncias ou vieses, para que vejam a diversidade da rea. Obrigado :)

  1. Microsoft: Apoio e contribuo para plataformas, ferramentas e processos de cdigo aberto. Divulgam os produtos e servios (p.ex.: Azure) e permitindo que as pessoas da comunidade faam o que amam; escrever, codificar e aprender. Criam experincias on-line de desenvolvedores globais como docs.microsoft.com, Channel 9 e dev.microsoft.com. Conectam com comunidades tcnicas por meio de programas, incluindo Microsoft MVP, Microsoft Regional Director, Build Conference e eventos tcnicos de parceiros em todo o mundo;

  2. Twillio: cultiva uma comunidade de desenvolvedores tanto interna quanto externa. H a coordenao de eventos de desenvolvedores, como hackathons. Criao de contedo como postagens de blog e apresentaes que capacitam os desenvolvedores corporativos a criar com o Twilio em grande escala;

  3. Nintendo: Atua como uma ligao tcnica entre a Nintendo e os desenvolvedores e garante que esses projetos sejam concludos com sucesso e dentro do cronograma. Identifica e escala obstculos para projetos prioritrios e ttulos de software. Gerencia e oferece suporte a programas de desenvolvedor de plataforma, trabalhando com suporte interno de engenharia e equipes de publicao terceirizadas. Fornece suporte para desenvolvedores em fruns e gera relatrios para projetos internos especiais. Faz a triagem, classifica e orienta os problemas de suporte do desenvolvedor para a resoluo. Realiza divulgao com pequenas equipes de desenvolvimento, bem como instituies educacionais Garante que os desenvolvedores tenham acesso documentao tcnica da Nintendo por meio do portal do desenvolvedor da Nintendo. Participa de feiras do setor conforme necessrio;

  4. Canonical: envolver-se com comunidades de desenvolvedores e ISVs para ajud-los a alcanar o ecossistema Ubuntu. Normalmente, ajudam as comunidades a moldar seus snaps, charms ou imagens do Docker baseadas no Ubuntu e garantem que o Ubuntu esteja totalmente habilitado em seus pipelines de CI/CD;

  5. Azion: criar e empoderar uma comunidade de desenvolvedores de Edge Computing. parte do time de Developer Experience que trabalha em conjunto com os times de educao, marketing, produto e engenharia da empresa;

  6. Google: promover o sucesso de pessoas da comunidade com orientao e suporte de engenharia, acelerando a adoo das tecnologias da Google. Apoiar os principais desenvolvedores para criar contribuies para os produtos e servios da Google. Ajudar a desenvolver a estratgia do desenvolvedor com as equipes de produto, atuando como o comunicador de seus parceiros para trazer recursos mutuamente benficos ao mercado;

  7. Pipefy: alm das atividades de conexo com a comunidade externa. A rea de DevRel foca em estabelecer a cultura e gesto de conhecimentos entre a comunidade de pessoas que so parte da Pipefy.

O que vem por a?

  • Um modelo para DevRel (o DevGo): um modelo para voc estruturar DevRel na sua organizao e, claro, para entender mais sobre a rea. Ele foi proposto como parte da minha tese envolvendo vrios mtodos cientficos e profissionais. O modelo compreende reas de foco, facilitadores, lies aprendidas, papeis, estratgias, formas de monitoramento e objetos de transferncia de valor. Cobre ainda estgios do fluxo de avano da pessoa desenvolvedora: Sensibilizao; Ativao; Reteno; Reconhecimento; Maturao; Monitoramento.

  • Papeis em DevRel: vamos falar dos principais papeis? J deve ter escutado sobre evangelista, advocate, engenheiro de parcerias, tech writer, profissional de DevRel... Ah! No porque sua empresa utiliza um determinado papel de DevRel que os outros no sejam importantes ou no precisem existir. Esses papeis, tambm, foram recuperados por meio de um estudo do Raphael, aluno de TCC, inclusive premiado pelo trabalho.

  • Habilidades em DevRel: sero apresentados os resultados, em andamento, do mestrado da Ana Elisa e da parceria com a Glaucia, da Microsoft, e o Gabs Ferreira, da Alvin, sobre que habilidades precisam ser trabalhadas para formar pessoas desde a graduao e para ajudar no treinamento de pessoas que j esto na indstria.

  • E mais... que irei avisando nos prximos textos.

Referncias utilizadas nesse texto:

  1. MACHEREY, Pierre. Aux sources des rapports sociaux: Bonald, Saint-Simon, Guizot. Genses Sciences sociales et histoire, n. 9, p. 25-43, 1992.

  2. Fonto, A., ClegerTamayo, S., Wiese, I., Pereira dos Santos, R., & Claudio DiasNeto, A. (2021). A Developer Relations (DevRel) model to govern developers in Software Ecosystems. Journal of Software: Evolution and Process, e2389.

  3. Manikas, K., & Hansen, K. M. (2013). Software ecosystemsA systematic literature review. Journal of Systems and Software, 86(5), 1294-1306.

  4. Thengvall, M. (2018). Building a developer relations team. In The Business Value of Developer Relations (pp. 73-100). Apress, Berkeley, CA

  5. Oliveira, R., Ajala, C., Viana, D., Cafeo, B., & Fonto, A. (2021, September). Developer Relations (DevRel) Roles: an Exploratory Study on Practitioners opinions. In Brazilian Symposium on Software Engineering (pp. 363-367).

  6. Minha tese :D


Original Link: https://dev.to/awdren/devrel-developer-relations-relacoes-com-desenvolvedores-ei2

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To