Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 29, 2022 09:58 pm GMT

Git Flow - "Era uma vez..." [pt-BR]

Vamos aprender sobre este fluxo que tem gerado sucesso em muitos times de desenvolvimento de software!

Teoria

muito comum vermos desenvolvedores utilizando somente uma branch para fazer commits em projetos pessoais. Isto no errado, muito tranquilo de se controlar tudo em uma branch quando se est desenvolvendo sozinho, mas o cenrio muda bastante quando temos que interagir com mais desenvolvedores, seja em um projeto de cdigo aberto(opensource) ou privado.

Nessas horas importante que se tenha total controle do que est sendo produzido por sua equipe, onde, ao mesmo tempo so corrigidas falhas, implementadas novas funcionalidades e o ideal ter o seu cdigo de produo com total funcionamento entregue ao cliente.

a que o Fluxo Git Flow nos ajuda, olhe a imagem abaixo para entender melhor:

Git Flow In Action

O Git Flow um modelo de conjunto de instrues que voc e/ou equipes de desenvolvimento podem seguir para organizar os branches.

importante ressaltar que o Git Flow so orientaes e no regras, ou seja, voc no precisa seguir 100% ao p da letra, acho bacana e at saudvel que pensemos em adaptaes de acordo com a equipe de desenvolvimento e o modelo de trabalho.

As branches principais

A master deve ser a principal branch onde o cdigo-fonte sempre reflete um estado pronto que, quando versionado, ser publicado em produo.

A develop sempre deve conter o cdigo mais atual, ou seja, o que est sendo desenvolvido no momento. Isto possvel fazendo com que as branches de features sejam criados atravs dela e no fim de seu ciclo, todo o cdigo produzido seja mesclado (merge) na develop.

Quando o cdigo-fonte na develop atinge um ponto estvel e est pronto para ser liberado, todas as alteraes devem ser mescladas (merge) na master de alguma forma e marcadas com um nmero de release (tag).

Iremos nos aprofundar mais detalhadamente sobre os conceitos de branches e tags nos prximos posts.

As branches de apoio

Junto aos principais branches, master e develop, h diversass branches de apoio para auxiliar o desenvolvimento paralelo entre os membros da equipe, facilitar o rastreamento de recursos, preparar releases de produo e ajudar a corrigir instantaneamente problemas de produo (hotfix).

Ou seja:

  • feature: para novas implementaes
  • release: para finalizar releases e tags
  • hotfix: para resolver problemas crticos em produo que no podem esperar uma nova release

Para saber como configurar o fluxo do Git Flow em um repositrio e como criar as branches de apoio de forma dinmica, navegue pelas publicaes com a tag gitflow.

Obrigado por chegar at aqui!


Original Link: https://dev.to/danilosilvap/git-flow-era-uma-vez-pt-br-4e92

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To