Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
October 22, 2021 01:04 am GMT

Desenvolvimento talvez no seja pra voc

Capa
Sim, talvez no seja e no tem nenhum problema nisso.

Talvez os altos salrios e toda a bolha de desenvolvedores que voc tem contato tenham te seduzido. Talvez todas aquelas empresas hype, macbooks, leds rgb, monitores ultrawide e vrias outras coisas brilhantes podem ter te convencido que essa rea para voc. Voc se esfora, se lamenta por no estar se identificando com aquilo e por mais um tempo tenta gostar da rea. Mas at quando voc deve insistir nisso? Quanto tempo voc deveria gastar tentando gostar de algo que talvez no seja sua afinidade? Talvez devssemos tentar primeiro nos entender para depois responder essa pergunta e eu vou tentar te ajudar com alguns exemplos que vivenciei.

Por que eu quero ser dev ?

Talvez um amigo tenha te chamado e vendido pra voc essa experincia que ele teve, com muita animao e brilho nos olhos, alm de vrios gadgets que ele aponta como fruto do seu trabalho;

Pode ser tambm que voc faa uma faculdade de TI que tem o foco em desenvolvimento. Dessa forma, voc se sente coagido a fazer apenas isso, afinal, as provas e trabalhos vo te cobrar esse conhecimento e isso que importa pra uma faculdade.

E por que no um/uma marido/esposa que te influenciou para que vocs trabalhassem juntos e compartilhassem das mesmas experincias de trabalho?

Voc participou de um Hackathon e se encantou por tudo aquilo que viu: criar algo do zero, fazer funcionar, desenhar telas e ver algum testando.

Como eu me sinto sobre isso ?

  • Preciso de dinheiro de forma fcil e rpida e, pelo que vejo as pessoas falando, essa parece uma profisso para isso;
  • Um colega tem me pressionado e me dado muita fora para que eu estude e entre na rea, mas eu no acho que faz muito sentido pra mim;
  • Eu vejo o mercado de trabalho super aquecido e quero fazer parte disso, mas no estou achando to fcil quanto parece;
  • Minha famlia deposita muita expectativa em mim e espera que eu entre na rea depois de me formar;

Se voc se identifica com algo dessa lista, voc tem grandes chances de no ter o perfil para desenvolvedor, porm, no fique bravo comigo, pois no estou dizendo que voc no seja capaz, mas apenas querendo que voc veja a rea de TI de uma maneira mais ampla. Agora veja se essas situaes aqui fazem sentido pra voc tambm:

  • Eu gosto muito de estar em um time criando sites, apps e outros produtos digitais e acho super legal como temos liberdade criativa para realizar algo do zero;
  • A sensao de estar com meus amigos trabalhando no mesmo projeto e podendo acrescentar de maneira positiva e super legal;
  • Eu amo fazer interfaces, imagens, animaes e adoro v-las implementadas em algum sistema real;
  • Eu fico fascinado com esse ecossistema de tecnologia e com todas as coisas conectadas, alm dos horrios flexveis com mentalidades modernas;

Se alguma dessas situaes fez sentido pra voc, no no necessariamente desenvolvimento seja sua rea, porm, muito provavelmente, TI seja!

TI no se resume em desenvolvimento

Isso to bvio que, muitas vezes, esquecido.
Voc pode estar apaixonado pela rea de TI e no pela rea de desenvolvimento e voc pode entrar nesse ecossistema com diversas outras profisses, que talvez faam mais sentido para voc.

Mas quais outras profisses existem prximas ao desenvolvimento ?
Eu no vou conseguir listar todas, mas vou tentar ajudar o mximo possvel. Se voc, leitor, lembra de outras reas no citadas, por favor comente !

Alm do desenvolvimento

  • Ui/Ux Designer - Para voc que super curte toda parte esttica de criao de interfaces mas no suporta CSS e afins.
  • Devops - Se voc aquela pessoa que super curte o mundo linux, sistemas operacionais, redes e curioso sobre nuvem, essa a sua cara.
  • Scrum master - Se voc tem mais um perfil de gerenciar, que tal gerenciar um time inteiro ?
  • Quality Analyst - Voc curte futucar aplicaes procurando erros e sair clicando em tudo at a aplicao travar ? parabns, voc o famoso QA.
  • Product Owner - Voc tem mais um perfil de dono do projeto ? Defende como a aplicao deve ser desenvolvida e tem um bom senso de prioridade ?

Concluso

Resumidamente, faa o que voc gosta, d o seu melhor.Entendo que isso no possvel para todos, mas se for o seu caso, tente.
Eu espero que essa postagem tenha te ajudado de alguma forma, sinta-se a vontade para comentar.
Meus posts costumam ser tcnicos, mas escrevi esse pensando em algumas pessoas e espero que as ajudem.

Obrigado ao Andr por ter revisado o texto para mim!


Original Link: https://dev.to/tuliocalil/desenvolvimento-talvez-nao-seja-pra-voce-5dnk

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To