Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
October 13, 2022 06:32 pm GMT

Transio de Carreira

Fiz esse texto no Medium, exatamente no dia Jun 30, 2021 e resolvi trazer ele para c, porque est super atual :)
espero que gostem!

Ol pessoal, meu nome Larissa de Oliveira, tenho 28 anos (quase 29) e resolvi criar esse BLOG pra compartilhar com vocs um pouco da minha trajetria na rea de tecnologia, aproveitando tambm para documentar toda a minha evoluo.
Tive meu primeiro contato com a tecnologia quando tinha 8 anos de idade e amava escrever. Fazia literatura de cordel, poemas e poesias, e sempre quis ter um espao para outros leitores me encontrarem, mas nunca imaginei como poder materializar isso.

Com 12 anos no hype do blogger, resolvi criar o meu primeiro site. E ali esbarrei com um tal de HTML, e foi uma enorme novidade, e ao mesmo tempo me senti instigada em obter aquele conhecimento pra dar o meu melhor na minha paixo que eram os textos. Infelizmente, naquela poca no existia Youtube (bati muita cabea meus amigues rs), ento eu comprava aquelas revistinhas de banca de jornal que vinham com CD que ensinavam HTML.

Por fim, criei meu primeiro espao nesse mundo digital e foi surpreendente em todas as esferas isso pra mim, e me dedicava demais em manter um espao e experincia incrvel pra quem visitasse o meu endereo. Mas o que aconteceu foi realmente engraado, as pessoas estavam cagando para o que eu escrevia, elas estavam interessadas sim em como eu montei um layout legal, como mudei o cursor, de que forma botei um pluggin de rdio, enfim, nada a ver com meu real trabalho de ser uma escritora principiante.

Foi dai que deu um click, e eu realmente vi que tinha talento para fazer sites, a partir disso comecei ainda mais estudar HTML, CSS, JavaScript. Em sequncia fiz Ensino Mdio Tcnico em Informtica, porm, foquei muito mais em Hardware, montagem e manuteno. Aprendi um pouco de Back-end tambm, C#, C++, Cobol, e fiz alguns estgios na rea. Contudo, assim que passei por essa fase, quando me lancei ao mercado de trabalho, encontrei um hiato profundo de vagas para mulheres, alis, eu era uma menina de 17 anos, em busca apenas de trabalhar com aquilo que amava, e no encontrou.

Fiquei bastante desiludida com a rea, fiz mais de 20 entrevistas, e nunca me ligaram. E como no tinha nascido rica e nem herdeira (infelizmente) precisava trabalhar o quanto antes. Foi ai que peguei meu ponto alto de ser uma pessoa extremamente comunicativa e fui para rea de vendas. Era o que eu amava? com certeza que no, mas n, pagando bem que mal tem.

Trilhei um longo percurso que foi de vendedora, sub-gerente, gerente de vendas e a partir disso fui nichando ainda mais minha rea de atuao. Me inseri na rea de Customer Experience e Customer Success, e a partir disso fui Gerente de Projetos e Pessoas. Foi uma caminhada de 10 anos, e de 2 anos para c, fui flertando novamente com a rea de Desenvolvimento com os projetos que ia tocando. E da conheci a atuao de Product Owner, e me gerou um enorme fascnio.

Me formei em Desenvolvimento de Produto em 2020, e foi o ponta p inicial pra eu imergir de vez na tecnologia. Fui estudando mais profundamente o Front-end, novas libs, frameworks e matando esse gap que fiquei sem pegar na unha o cdigo. Vale ressaltar que sempre fui uma entusiasta da rea de programao e nunca deixei de acompanhar toda a sua evoluo ao longo dos anos.

O ponto principal foi um feedback que recebi em julho de 2020 de uma pessoa referncia em carreira, na qual ela me disse essas palavras: -Larissa, voc pode ser muito boa no que voc faz, mas sua expertise e sua bagagem profissional, podem com certeza te dar uma carreira com ascenso na rea de Desenvolvimento, aproveita que o mercado est super aquecido e mergulha nessa oportunidade de cabea.

Como dizia minha av: -Se voc viu uma oportunidade passar na sua frente, agarra ela. E foi exatamente isso que eu fiz, em 1 ano dessa deciso at hoje, o que mais tenho feito estudar, colocar em prtica, fazer freelas, Network e principalmente buscando a minha to sonhada vaga como Desenvolvedora.

E aqui quero deixar 5 dicas que foram primordiais para que eu fizesse essa transio:

Mantenha o seu LinkedIn super ativo e atualizado. Essa ferramenta foi e fundamental em toda essa trajetria, atravs dela, conheci pessoas incrveis, vivi experincias jamais imaginadas, pude participar de cursos e palestras gratuitos, enfim, uma infinidade de coisas realmente importantes que surgiram de l.
Fixe um plano de metas e prazos pro seu passo-a-passo nessa transio. Isso foi fundamental pra eu tomar os steps de forma segura e principalmente tendo em vista, que no poderia ficar sem renda nenhum ms, porque aquilo n meus amigues, transio no fcil, ento se planeje de forma inteligente e realista.
Busque conhecimento de forma organizada. Quando estamos empolgados e entusiasmados, acabamos querendo fazer tudo ao mesmo tempo, contudo, essa forma vai fazer voc desistir rpido dessa transio, com a dificuldade enorme que voc vai ter em assimilar os contedos. Comece estudando inicialmente: Lgica de Programao, e a a partir disso, voc pode ir migrando para linguagens e toda o universo dentro disso.
Tenha em mente que pode ser rpido ou demorar, no existe formula mgica. Minha transio durou 1 ano, no significa que a sua durar 1 ano tambm, pode ser menos ou mais, isso depender da sua evoluo, dedicao e principalmente aplicao tcnica do seu conhecimento. Ter essa conscincia plena, faz com que voc no se frustre quando ver os meses passando.
Faa network, converse com pessoas da rea para ver se realmente isso que voc quer fazer e mudar completamente de rea. s vezes no nosso mundo ideal, montamos um esquema de pensamentos de como tal coisa. Porm, a realidade pode ser muito diferente daquilo que voc imaginou, e isso pode ser uma enorme decepo. Portanto, converse com pessoas da rea, participe de comunidades, faa seu Git Hub e acompanhe todo o workflow. Dimensionar isso ser timo at para direcionar sua rea de atuao incialmente.
Espero muito poder ter ajudado quem quer fazer Transio de Carreira ou est no meio desse processo.

Continue me acompanhando aqui para mais textos dessa jornada colaborativa no mundo tech!


Original Link: https://dev.to/larideoliiveira/transicao-de-carreira-3c9c

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To