Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 21, 2022 11:08 pm GMT

O que ORM - Mapeamento objeto-relacional

Object-Relational Mapping (ORM), em portugus, mapeamento objeto-relacional, uma tcnica utilizada para fazer o mapeamento entre sistemas orientados a objetos e bancos de dados relacionais. Onde as tabelas do banco de dados so representadas em classes e os registros das tabelas seriam instncias dessas classes.

No mercado existem dois padres que so amplamente utilizados, o Data Mapper e o Active Record. Ambos os padres foram definidos por Martin Fowler em seu livro Padres de Arquitetura de Aplicaes Corporativas.

O ActiveRecord uma camada de cdigo Ruby que executada entre seu banco de dados e seu cdigo lgico.

Falando especificamente do Ruby,que faz uso incrvel de tcnicas de metaprogramao para fornecer uma enorme quantidade de funcionalidades prontas para uso, o que podem parecer mgica s vezes por no estamos acostumados a esse tipo de lgica ou porque no a entendemos completamente.

Um dos benefcios de usar Rails e ActiveRecord que ele cria uma matriz de acessadores de atributo e mtodos de busca dinmica que correspondem s colunas nas tabelas do banco de dados.

Existem mtodos para todos os tipos de transaes, inserir, atualizar, localizar, excluir. Todos eles funcionam de maneira semelhante: os parmetros so recebidos, em seguida, uma consulta SQL gerada e, em seguida, executada para que as informaes sejam atualizadas no banco de dados.

Quando voc precisar fazer alteraes no banco de dados, voc escrever o cdigo Ruby e, em seguida, executar "migraes" que faro as alteraes reais no banco de dados. A parte legal que no importa qual banco de dados voc est usando: Rails pode lidar com praticamente todos eles, e o formato do mtodo ser sempre o mesmo.

Para pessoas desenvolvedoras, uma ferramenta importante que ajuda a aumentar sua produtividade, seja criando CRUDs e acessos dados, ou apenas, quando o desenvolvedor precisa fazer cdigos repetitivos, uma mo na roda.

O ORM pode ser bastante til para o desenvolvedor que ainda no domina muito bem como funciona a persistncia de dados.

Ento se voc est comeando na carreira de desenvolvedor, importante reservar tempo para estudar ORMs relacionados a sua linguagem de programao preferida.


Original Link: https://dev.to/biosbug/o-que-e-orm-mapeamento-objeto-relacional-2m8n

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To