Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
April 18, 2022 02:47 pm GMT

Como voc estuda?

Ol Devs!

O episdio de hoje na minha (nada mole) vida de Dev Sandy sobre Estudar!

Sim, sou uma pessoa vida por estudar e, quando falo estudar, me refiro a qualquer coisa: desde um novo idioma, passando por matrias tradicionais, culturas diferentes, games, enfim, qualquer coisa mesmo.

Mas, desde que me decidi pela migrao de carreira para rea Tech, mudei a didtica e a intensidade dos estudos ao longo da jornada. De incio, acompanhava cursos ou tutores do comeo ao fim e, a partir das dvidas que surgiam no percurso, pesquisava tais assuntos.
Ao passar do tempo quando comecei a implementar meus prprios projetos, percebi que passava bastante tempo pesquisando e estudando para implementar boa parte deles. Logo, aquela frmula inicial de estudo, no me servia mais.

Passei ento a acompanhar as aulas e ao final de cada tema e/ou mdulo, implementar um projeto original utilizando o conhecimento ali adquirido. Nesse momento, passei a mensurar o quanto estava absorvendo das aulas tcnicas. Fiquei bem frustrada ao perceber que era menos do que eu esperava.

Como define os dicionrios, autodidata a pessoa que aprende por meio do seu esforo particular em buscar o conhecimento.
E eu me defino com sendo uma pessoa autodidata, passei a criar pequenas metas de aprendizado. A partir destas pequenas metas, passei a mapear todos os subtemas relacionados que seriam necessrios para que eu pudesse compreender aquela meta.
Com esse simples passo, j tenho meu primeiro plano de estudos (passo essencial).

O que percebi? Quando eu crio um plano de estudos personalizado, com uma meta macro, diversas submetas, sendo essas submetas divididas em temas, podendo esses temas compreender outros subtemas. Meu plano de estudo passa a ser somente meu, estritamente personalizado e, a partir da nem o cu limite para onde quer chegar.

Exemplo de metas intermedirias

Hoje, tenho meu plano de estudos que compreende uma gama de assuntos ligados s minhas metas intermedirias. E a cada tema (parte micro do plano de estudo), incio a busca por contedo escrito, frequentemente em ingls, incio pela documentao oficial. Caso precise de algum exemplo especfico ou de informao adicional, passo a procurar artigos, salvo e categorizo os mais relevantes no meu Notion (caderninho).

Principais motivos pelos quais eu salvo:

  1. Consultar em outro momento muito comum voc compreender a ideia inicial de um tema. Mas se voc ler novamente aps ter adquirido outros conhecimentos, ir visualizar camadas que no viu antes .
  2. Documentar acredito que como eu, as pessoas que esto estudando assuntos ligados rea tech, tm um aprendizado acelerado, devido a quantidade de informao que consumimos x tempo. Ento fica fcil voc esquecer o motivo que levou a adotar determinado entendimento. Documentar resolve esse e outros problemas

Ultrapassada esta fase de pesquisa, vou para prtica, momento em que tento implementar aquele conhecimento num projeto. Nesse momento vejo os gargalos, ou seja, onde ainda no compreendi da forma esperada, volto e consulto o material que separei. Mas se realmente eu no conseguir avanar, vou procurar o contedo em vdeo.

Com relao aos tutoriais em vdeo, bom ter em mente que nem sempre vamos encontrar algo que se encaixe 100% na sua dvida. Claro que estou falando aqui de temas mais especficos, com um erro ou implementao de determinada feature que est tendo incompatibilidade com outra parte do seu cdigo ou, ainda, algo bem lanado bem recente. Alm claro de outras coisas que fazem deixar o vdeo como ltima opo, isso daria assunto para outro artigo.
Com isso em mente, vou realizando o ciclo: aulas pesquisa implementao. Claro que sempre que nenhuma dvida deve permanecer por muito tempo, portanto, sempre recorra aos nossos colegas da Bolha Dev, certamente algum lhe auxiliar.
Por fim, ressalto dois pontos, que julgo essenciais para evoluo dos estudos:

  • Periodicamente revise suas metas, para incluir novos temas que encontrou no caminho e para excluir ou postergar o que descobriu no ser to relevantes;
  • Vai chegar um momento na sua jornada em que ver a necessidade de imergir na literatura tcnica, no evite! Mergulhe com tudo.

Aprendizado algo contnuo, um ciclo infinito ao longo da nossa vida. Aproveite a jornada!


Original Link: https://dev.to/manucoutinho/como-voce-estuda-4np5

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To