Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
April 5, 2022 03:06 am GMT

Listener javaMail - Gmail

Objetivo

Aps muitas buscas com certas dificuldades em encontrar bons exemplos de projeto para leitura de e-mails automatizadas com Listerner, decidi criar este post, o objetivo demonstrar uma das possibilidades de desenvolvimento de um Listener conectado a um provedor de e-mails (Gmail).

Dev

Este projeto exemplo est disponvel no Github mail-read aberto para contribuies e evolues.

JavaMail

O projeto utiliza as funcionalidades das apis de integracao-web e JavaMail via SprintBoot.

principais dependencias do app
A estrutura do app esta simplificada e no foi aplicado nenhum patterns especifico, a nica organizao realizada so as opes de execuo via controller, ou Listener, sendo este segundo parecer mais til e interessante, uma vez que assim existe a possibilidade de conectar ao provedor de email, e automaticamente aps check-in de uma nova mensagem/e-mail a rotina e disparada.
Outras funes auxiliares de controle de execuo podem ser utilizadas para padronizar horrios da rotina, para que assim recursos de maquina possam ser economizados, se assim necessrio.

estrutura do app

MailboxServiceImpl

Os principais servios/mtodos de conexo e persistncia no provedor esto agrupados aqui, incluindo configurao, criao e ativao de listener na folder "INBOX" que representa a caixa de entrada padro de qualquer e-mail.
As nicas configuraes que se fazem necessrio esto no arquivo de application.properties conforme abaixo:

Configuracao necessaria no app java

Provedor

Os provedores de e-mail, podem requisitar recursos de segurana para conexo segura com a caixa de email, sendo assim, necessrio seguir as diretrizes impostas para devida conexo. Configuraes do Gmail: Imap

Ainda sobre Segurana

Recentemente o Google tem realizado acoes para ainda mais assegurar o acesso a conta via qualquer aplicativo de terceiros, vide novas mudanas, talvez seja necessrio habilitar o uso de apps menos seguros para que o listener proposto seja devidamente bem sucedido
habilitar apps menos seguros

configuracao Google
Aps clonar o projeto e configurar conforme desejado, na execuo inicial, o seguinte retorno deve aparecer confirmado a conexo e adio do listener na pasta/folder especificada:

executando aplicacao

handleMessage

Agora toda nova mensagem ao chegar nesta pasta ser monitorada em "real time e disparado a rotina handleMessage realizando alguma ao com o mensagem/e-mail ou com contedo disponvel na mesma.
notificacao ao chegar um novo e-mail
Espero ter ajudado de alguma forma :)
Fico a disposio para trocar ideia se necessrio ;)
Abs.,


Original Link: https://dev.to/belo355/listener-javamail-gmail-2ahp

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To