Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
February 24, 2022 03:52 am GMT

Como a comunidade brasileira utiliza o twitter para aprender em pblico

Contextualizao

Durante os ltimos anos puderam-se ver a popularizao das profisses relacionadas ao desenvolvimento de software devido a tpicos quentes, como, blockchain, servios em nuvem, o crescente aumento das oportunidades (e salrios) para desenvolvedores e a possibilidade de carreira global.

O contexto abordado fez com que muitas pessoas, de diversas idades, optassem por realizar transio de carreira ou iniciar nas carreiras relacionadas a Tecnologia da Informao. Contudo, ensino superior ainda um tema delicado, tendo em vista que muitas pessoas no tm acesso a cursar uma universidade e seguir um caminho mais tradicional do ponto de vista da sociedade brasileira.

Felizmente, desde os primrdios da computao, existe a forte ideia de disseminar o conhecimento e o incentivo ao aprendizado autodidata, que juntos a conceitos como aprender em pblico, esto facilitando a entrada dos brasileiros na rea e projetos como a Universidade Brasileira Livre, que organiza o contedo online em pt-BR para aumentar o acesso de brasileiros a educao.

O intuito deste artigo explicar o que o cc @sseraphini do twitter, qual sua proposta e como isso tem funcionado para alguns brasileiros.

O que o cc @sseraphini

As pessoas que utilizaram o twitter nos ltimos meses podem ter se deparado com tweets de contedos relacionados a tecnologia da informao e carregando o sufixo cc @sseraphini.

O cc a j conhecida abreviao de com cpia geralmente utilizada em emails, dessa vez aplicada no Twitter. Explicando de maneira simples, atribuir tal sufixo a um tweet uma forma do autor alcanar as dezenas de milhares de pessoas que seguem o Sibelius (criador do cc @sseraphini) j que ele impulsiona essas publicaes atravs de like e retweet, com a finalidade de mostrar o contedo para mais pessoas que possam ajudar a sanar dvidas, debater sobre o tema e/ou se beneficiar das informaes publicadas.

O processo do retweet manual, por tanto, o prprio Sibelius l os tweets, repassa para que a comunidade contribua e muitas vezes participa junto comunidade.

uma relao onde todos saem ganhando:

  • Aqueles com dvidas conseguem avanar ou encontrar um ponto de partida para analisar melhor o problema;
  • Aqueles que respondem conseguem disseminar e fortalecer seus conhecimentos;
  • Aqueles que esbarram com os tweets na sua linha do tempo tem podem adquirir algum conhecimento;
  • Todos os envolvidos aprendem algo;
  • Possibilidade de networking e engajamento;
  • Escrever sobre um problema pode fazer com que o entenda melhor.

Colaborao no sseraphini.cc

Conforme relatado por seu criador no fio cc @sseraphini 1 month project, o site foi lanado tendo apenas um boto com o intuito de tornar mais simples a ao de tuitar usando o supracitado sufixo e algumas issues em seu repositrio do GitHub.

Figura  Verso inicial  https://sseraphini.cc

Aps o lanamento da verso, rapidamente a comunidade comeou a contribuir, os desenvolvedores assumiram o controle das issues e com os pull requests o site recebeu novas funcionalidades logo nos primeiros dias. Atualmente, com quase dois meses de existncia, o repositrio tem 15 issues abertas e 29 j fechadas, possibilitando desenvolvedores de todos os graus de experincia participarem.

Figura  Verso disponvel em 23 de fevereiro de 2022  https://sseraphini.cc

O projeto tambm conta com uma extenso para navegadores baseados em chromium, sendo uma verso simplificada do site.

Figura  Extenso cc @sseraphini

Como a comunidade vem utilizando o recurso

A recepo positiva que o sseraphini.cc obteve ao ser lanado um reflexo da popularidade do cc @sseraphini na comunidade do Twitter, conhecida como bolha dev. Dessa forma, muitas pessoas aderiram ao sufixo e esto utilizando-o para, principalmente:

  • Perguntar sobre dvidas tcnicas;
  • Debater conceitos;
  • Compartilhar artigos, conhecimentos e dicas;
  • Oferecer e procurar mentoria;
  • Divulgar vagas de emprego.

Basicamente, as pessoas utilizam o Google e demais servios de busca, Stack Overflow, GitHub, YouTube, livros e outros meios de obter informao, porm, perceberam que podem utilizar o cc @sseraphini para ter uma viso mais dinmica sobre os contedos, permitindo at comparar as experincias relatadas e suas pesquisas, para assim conseguir alcanar melhores resultados e qualidade nos estudos.

importante ressaltar que o espao no restrito ao idioma portugus do Brasil, diversos membros da comunidade costumam perguntar e responder em ingls, para incentivar o entendimento da lngua e para os tweets alcanarem pessoas de todo o mundo, aumentando a possibilidade de obterem respostas.

Concluso

Tendo em vista que o mercado de desenvolvimento de software est bastante aquecido e h uma evaso de talentos do Brasil para suprir a demanda global, projetos que visam engajar a comunidade e construir conhecimento so bastante teis, dessa forma, o cc @sseraphini vem incentivando o aprender em pblico e o aprendizado contnuo para os seus usurios, mesmo enquanto no Twitter.

Alm disso, o sseraphini.cc permite que desenvolvedores sem experincia e vivncia em projetos reais e/ou de cdigo aberto, possam desenvolver software ao lado de profissionais experientes, aprender com eles e construir uma prova de esforo para, por exemplo, lutar pela primeira vaga de emprego.

No entanto, necessrio haver uma autocrtica de cada usurio em relao aos tweets.

Se for perguntar, d o mximo de detalhes possvel, por exemplo, num tweet sobre erros no cdigo:

  • Compartilhar informaes necessrias para anlise do problema;
  • Mostrar partes relevantes do cdigo;
  • Explicar o que est tentando ser feito;
  • Explicar quais solues j tentou e o resultado.

Entre os que respondem tambm h espao para autocrtica, podendo-se focar em:

  • Evitar ser agressivo (ou passivo-agressivo);
  • Entender que as pessoas podem discordar de voc e aprender com isso;
  • Quando a pergunta incomodar ou parecer boba, deixe-a para outro responder.

Referncias


Original Link: https://dev.to/pjonatansr/como-a-comunidade-brasileira-utiliza-o-twitter-para-aprender-em-publico-345b

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To