Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
November 15, 2021 02:21 am GMT

Criando variveis no Kotlin - Explorando a documentao

Pensando em formas diferentes de aproximar a comunidade da documentao do Kotlin, darei incio a uma srie de postagens para traduzir o contedo dessa documentao. Fiquem a vontade para compartilhar seus feedbacks e complementar o contedo.

De qualquer forma, ainda que voc j esteja trabalhando com kotlin, aconselho a consultar a documentao sempre que puder. Muitas das vezes, existem recursos da linguagem que facilitam nosso dia a dia, mas por costume de outras linguagens de programao com as quais j trabalhamos, temos a tendncia de estruturar o cdigo da forma como conhecemos at ento.

Vamos dar os primeiros passos?
gif bruxa subindo em uma vassoura dizendo "e l vamos ns"

Se ainda no conhece a documentao, voc pode consultar o contedo por aqui. Ela est em ingls e no existe, at o momento, uma traduo oficial para outras lnguas, como o portugus.

Dentro do tpico Basic Syntax, que seria a Sintaxe Bsica, esto os primeiros tpicos da linguagem. Vamos iniciar aqui pelas variveis.

Variveis

Variveis so utilizadas para guardar valores durante a execuo do nosso cdigo. Esses valores podem ser apenas de leitura, ou seja, no podemos alter-lo durante a execuo do programa. Mas tambm podem ser mutveis, ou seja, podem mudar de valor durante o processamento e de acordo com a necessidade.

No Kotlin, as variveis de leitura, as chamadas read-only em ingls, so definidas no cdigo quando utilizamos a palavra-chave val.

Para variveis que podem ter seu valor alterado durante a execuo de um programa, utilizamos a palavra-chave var para sua criao no cdigo.

Vejamos os exemplos a seguir.

Variveis somente leitura

Uma varivel pode ter seu tipo declarado e receber uma atribuio durante a sua criao:

No trecho de cdigo abaixo, estamos criando uma varivel apenas de leitura chamada "a". Seu tipo Int, ou seja, ela recebe valores que so nmeros inteiros. E foi declarada com o valor 1.

Uma varivel pode ter seu tipo no declarado e receber uma atribuio durante a sua criao:

Quando atribumos um valor diretamente a uma varivel, o Kotlin entende qual ser o seu tipo. No caso abaixo, o tipo Int, pois recebeu o valor 1, que um nmero inteiro.

Uma varivel pode ter seu tipo declarado e no receber uma atribuio durante a sua criao:

No caso abaixo, a varivel foi criada e, s durante a execuo do programa, ela receber um valor. No necessariamente precisa ter uma atribuio diretamente em sua criao.

Uma varivel de leitura no poder ter seu valor alterado:

No caso abaixo, se voc executar o cdigo, ver que retornar um erro dizendo Val cannot be reassigned, ou seja, a varivel declarada como somente leitura no poder ter um novo valor atribudo.

Variveis mutveis

Uma varivel pode ter seu tipo declarado e receber uma atribuio durante a sua criao:

No trecho de cdigo abaixo, estamos criando uma varivel mutvel chamada "a". Seu tipo Int, ou seja, ela recebe valores que so nmeros inteiros. E foi inicializada com o valor 1. Posteriormente, teve seu valor alterado para 2, pois var.

Uma varivel pode ter seu tipo no declarado e receber uma atribuio durante a sua criao:

Quando atribumos um valor diretamente a uma varivel, o Kotlin entende qual ser o seu tipo. No caso abaixo, o tipo Int, pois recebeu o valor 1, que um nmero inteiro. E, por ser var, teve seu valor alterado para 2 sem problemas.

Uma varivel pode ter seu tipo declarado e no receber uma atribuio durante a sua criao:

No caso abaixo, a varivel foi criada e, s durante a execuo do programa, ela receber um valor. No necessariamente precisa ter uma atribuio diretamente em sua criao.

Mundo real

Precisamos avaliar e entender um contexto para tomar uma deciso entre deixar uma varivel como mutvel ou como somente leitura. Tudo depende da necessidade e dos requisitos que estamos atendendo, alm de pontos de controle e de segurana que podem ser importantes em nosso cdigo.
Normalmente, uma varivel criada como val, impedindo alteraes diretas de seu valor. E, se houver necessidade, alteramos para var durante o desenvolvimento de um projeto.
Contudo, alm disso, tambm avaliamos a necessidade de uma varivel ser:

  • uma constante;
  • local, que atenda apenas a um escopo;
  • global, que esteja disponvel a todo o projeto;
  • uma propriedade, controlando de acordo com o modificador de acesso.

Pontos extremamente importantes e que abordaremos no prximo artigo.

Caso tenha algo a acrescentar, sugestes ou queira tirar alguma dvida, fique a vontade para enviar nos comentrios. At a prxima!


Original Link: https://dev.to/kotlinautas/criando-variaveis-no-kotlin-explorando-a-documentacao-4a4g

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To