Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
April 28, 2023 06:45 pm GMT

Sua organizao no Github: Como comear

O GitHub voc j conhece n? Mas voc sabia que existem 2 tipos de perfis principais l dentro? Voc provavelmente tem seu perfil pessoal, que voc usa para seus projetos e contribuies. Mas l tambm temos a opo de criar organizaes, ou orgs, que podem ser criadas para projetos, comunidades e at empresas.

No artigo de hoje eu vou falar sobre o que so Orgs, como criar uma e algumas das funcionalidades que elas trazem.

Tive a ideia desse artigo para ajudar a Karina Watanabe a trazer o Projeto Lyme Brasil, um projeto com o objetivo de trazer visibilidade e acessibilidade a doena de Lyme no Brasil, para o GitHub.

O que uma Org no Github?

Organizaes basicamente so perfis de grupos, contas compartilhadas por pessoas trabalhando e contribuindo no mesmo projeto, e o nmero de pessoas que podem participar ilimitado.

L voc pode ter vrias pessoas como administradoras e dar s pessoas contribuidoras diferentes nveis de acesso a org em geral e aos repositrios dela.

Quando voc visita o perfil de algum no GitHub, se voc for at o fim da coluna de perfil na esquerda voc encontra a aba de organizaes. Uma pessoa pode criar ou ser parte de diversas Orgs, pblicas ou privadas. Se a empresa na qual voc trabalha usa o GitHub, voc provavelmente j parte de uma organizao no GitHub.

lista de orgs

Na imagem acima, voc pode ver a minha lista de Organizaes. Tem comunidades tech, uma agncia de web, projetos do qual fao parte e orgs relacionadas ao meu trabalho. Com base nisso voc pode ter uma ideia da variedade de possibilidades que as Orgs do GitHub trazem.

Se voc tem um projeto que quer crescer, ter uma organizao traz mais seriedade e credibilidade do que apenas ter um repositrio na sua conta principal.

Criando uma Org

Para criar sua organizao dentro do GitHub, voc precisa ter uma conta pessoal, vamos ao passo a passo:

  1. Na pgina inicial, clique no seu cone de perfil no canto superior direito, que que vai abrir um menu dropdown

  2. Nesse menu procure e clique em Your organizations

  3. Aqui voc pode ver as organizaes das quais voc j faz parte, clique no boto New organization

botao new organization

  1. Voc ver opes de planos, e neste exemplo vamos usar o gratuito, porque nosso projeto imaginrio pequeno e no temos dinheiro hihi

  2. A prxima pgina para voc configurar sua org, com o nome e o email de contato. Aqui o GitHub tambm pergunta se essa organizao vai pertencer a sua conta pessoal ou a uma instituio ou negcio. Vamos escolher a opo My personal account

  3. O prximo passo adicionar pessoas a sua org, mas voc pode pular se estiver comeando sozinha

  4. E temos nossa organizao!

pagina inicial new org

Na pgina inicial voc encontra dicas de aes para fazer pra comear sua org com o p direito, no so obrigatrias, so apenas para te ajudar nesse comeo e te dar ideias.

Nas configuraes da sua Org voc pode colocar uma imagem de perfil, descrio, redes sociais, localizao e outras informaes de personalizao.

Dentro da sua Organizao voc tem muitas opes do que fazer, boa parte, muito similar ao seu perfil pessoal. Como esse artigo introdutrio no vou falar sobre todos os detalhes, mas se voc tiver alguma dvida, pergunte nos comentrios!

Boas Prticas

A primeira dica aqui que a org tenha mais de uma pessoa responsvel por ela, at porque se apenas uma pessoas estiver como responsvel e ela ficar ausente por alguma razo, o projeto ficar inacessvel para a comunidade. Ento para garantir a segurana do projeto, recomendamos que ele tenha pelo menos 2 pessoas responsveis.

Tenha a pgina principal o mais completa possvel, com uma imagem de perfil, descrio e uma forma de contato, como no exemplo abaixo do Bootgly, priojeto do Rodrigo Vieira.

intro projeto

Use o GitHub Discussions para comunicao do projeto com as suas pessoas colaboradoras e comunidade. Ele um frum dentro do GitHub, que pode ser usado em um repositrio ou em uma organizao. Dentro dele voc pode fazer perguntas, compartilhar ideias e criar conexes com outras pessoas que contribuem para os mesmo projetos que voc ou fazem parte da mesma org. Voc pode aprender mais sobre essa ferramenta nesse artigo.

De que Organizaes voc faz parte?

Voc j faz parte de alguma? Quais? Comenta ai!

E se voc tem ideias legais para criar uma do zero, compartilhe com a gente tambm.

Obrigada por lerem at aqui


Original Link: https://dev.to/github/sua-organizacao-no-github-como-comecar-1gjm

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To