Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
April 9, 2022 07:06 pm GMT

readme-cli-create, detalhes do projeto e minha primeira experincia desenvolvendo um projeto prprio e aberto ao pblico

Incio da ideia

Depois de um bom tempo estudando JS, Node etc. e criando diversos repositrios no GitHub tive uma pequena ideia, algo que iria facilitar um pouco minha vida na hora de escrever os READMEs dos meus repositrios, surge ento o readme-cli-create

O que o projeto?

O projeto no nada de mais, basicamente o que eu criei foi uma CLI (Command Line Interface) onde nela passamos alguns dados que vo melhor explicado mais a frente, com isso gerado um arquivo README.md para ser usado no seu repositrio GitHub, com uma estrutura j pr-definida e o suficiente para agilizar o processo e no ter que comear a escrever tudo do zero, a parte boa que alem de tudo est CLI foi colocada no NPM, ou seja, voc pode instalar ela na sua maquina de forma global e usa-l em todas / grande maioria das pastas do seu PC.

Como funciona?

Depois de instalarmos ela basta usarmos o comando readme-cli-create no diretrio que queremos criar o arquivo README.

comando no terminal

Aps rodarmos esse comando iremos receber algumas perguntas, onde as respostas que dermos vo ser usadas para j ajustar algumas partes do nosso arquivo.

perguntas da cli

A prxima etapa com a CLI, ela ir verificar algumas coisas e se tudo der certo iremos ver uma tela parecida com essa dizendo que nosso arquivo foi gerado sem nenhum problema.

arquivo criado com sucesso

Aps isso podemos ver se realmente deu tudo certo vendo o arquivo em si.

conteudo do arquivo

conteudo do arquivo 2

Note que em algumas partes, como podemos ver na primeira imagem, que uma das nossas respostas foi usada para ser o ttulo e a descrio do nosso arquivo README

E como est sendo a experincia de desenvolver isso?

Primeiro que esse projeto era pra ser algo particular, a ideia no era deixar ele pblico e muito menos publicar no NPM, ento aqui temos a primeira grande mudana de como esta sendo desenvolver esse projeto, antes como era algo particular de certa forma eu no precisava me preocupar com alguns detalhes, agora com o projeto pblico isso j muda.

Em compensao a vontade agora de expandir ainda mais essa ideia, melhorando a parte do usurio, colocando novos modelos para os READMEs, mas acima de tudo, conseguir aprender algo novo sempre, esse outro ponto muito importante dessa jornada at aqui, aprender algo e realmente colocar isso em prtica e at mesmo entendo melhor alguns conceitos ou ideias.

Confesso que j cai em alguns problemas durante o desenvolvimento que tive certa dificuldade para resolver, mas hoje j sei como posso passar por cima disso, um dos exemplos que mais me marcou foi a verificao para ver se j existe um arquivo "README.md" no diretrio que o comando foi executado, tive srios problemas nessa parte e resolvi isso depois com poucas linhas, talvez seja a melhor soluo? Acho que com certeza no, mas por enquanto o que da para ser feito.

Um detalhe importante que eu vejo que eu melhorei a na organizao do que eu preciso fazer em relao ao projeto, realmente separar os problemas em partes menores, conseguir estruturar melhor as ideias e muito mais.

Essas so umas das coisas mais importantes que eu pude ver que aprendi fazendo esse projeto, alm claro do bsico, que entender mais a linguagem que usei e tudo mais.

Recomendaes

Eu pessoalmente recomendo muito dar uma olhada no projeto no GitHub caso queira usa-lo, existem algumas coisas que no cheguei a explicar, como por exemplo o parmetro "-y" na hora de executar o comando da CLI, isso pode fazer a diferena na hora de usar a CLI e l tambm est tudo mais detalhado sobre o projeto, o que necessrio ter no PC para usar a CLI e muito mais.

GitHub: readme-cli-create

NPM: readme-cli-create

Linkedin: Luigi Belanda


Original Link: https://dev.to/luigibelanda/readme-cli-create-detalhes-do-projeto-e-minha-primeira-experiencia-desenvolvendo-um-projeto-proprio-e-aberto-ao-publico-4p

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To