Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
April 9, 2022 09:57 pm GMT

Mantendo a sanidade no mundo de Tecnologia

Salve pessoal! Esse ser o primeiro post em que irei, brevemente, lanar um "podcast" sobre l no YouTube! A ideia prover um contexto por escrito para deixar registrado e disponvel para aquele que, como eu, no so fs de ficar assistindo vdeos ou podcasts direto .

Antes de irmos para o post preciso deixar algo claro: Tudo que est escrito aqui baseado na minha prpria experincia como desenvolvedor, arquiteto e gerente na rea de desenvolvimento, eu no sou e nem pretendo ser um psiclogo ou expert nessa rea!

Mantendo a sanidade no mundo de Tecnologia

No novidade para ningum que o universo de TI uma loucura. So bugs explodindo, caminho esperando nota fiscal pra sair, Injection na Sprint chegando direita e esquerda e aquela constante demanda de descobrir (e conseguir usar) o que quer que seja a novidade daquele ms/trimestre/ano - no a toa que burnouts sejam to comuns no nosso universo.

Para complementar com a presso do dia-a-dia tambm comum em alguns casos sentirmos uma desconexo do trabalho do dia-a-dia e o impacto que chega a um usurio. Em pessoas focadas no backend isso praticamente de praxe - so sprints a fio desenvolvendo alguma grande feature que ir entregar dados para vrios clients ou vai permitir que vrios outros sistemas se conectem com o nosso e no final normal os "louros" irem para o frontend ou o mobile. Mas mesmo assim, nem tudo so flores para o frontend tambm, pois...

Ainda existe uma cultura de "proteger" desenvolvedores de feedback de clientes! Muitas vezes isso feito com boas intenes em mente como "O cliente sempre quer demais" ou "O usurio nem olhou o tutorial" - como se o desenvolvedor no tivesse a capacidade de filtrar e extrair informaes mesmo de feedback negativos - e no fim isso faz com que fiquemos cada vez mais desconectados da realidade do usurio e eventualmente fiquemos desmotivados e sem entender o porqu nosso trabalho to valioso!

Para a cereja no bolo da catstrofe temos tambm ns mesmos e nossa prpria cobrana. Sempre olhamos para o colega, um YouTuber ou um post l no StackOverflow e pensamos: "Como esse cara/guria foda. Eu no sei metade disso..." - e nessas horas esquecemos uma realidade muito importante de programar em pleno sculo XXI: quase toda informao est a um Google/DuckDuckGo de distncia, portanto memorizar os mtodos e classes de uma biblioteca opcional!. Na hora do pull request ou da review a gente esquece que aquele snior pode ter passado por um processo enorme de ficar pesquisando e consolidando informaes antes de chegar naquele cdigo totalmente clean e 100% testvel! (No se espelhe em desenvolvedores que no testam o prprio cdigo )

As ferramentas para manter a Sanidade!

A introduo j foi um wall of text falando sobre os problemas e como chegamos neles, portanto hora de falarmos um pouco de como podemos usar algumas coisas para combatermos tudo isso! Cada sub-seo aqui vai abordar uma das "ferramentas" na caixa da sanidade.

Entenda que ningum perfeito

Primeiro passo que eu costumo fazer comigo mesmo me lembrar que perfeio impossvel. Todos ns temos pontos fortes e fracos, atravs do nosso auto-conhecimento podemos entender e nos planejar com isso em mente!

Por exemplo eu sei que sou fraqussimo quando a questo UI. Mesmo com um UX Designer me cantando tudo que precisa ser feito para a interface ficar bonita eu sei que eu sou travado ali e respeito essa limitao. Vou at onde eu posso, me esforo at onde d sem me frustrar e garanto que tenho algum colega que pode me ajudar na hora de deixar uma interface de fato tinindo.

Por outro lado eu sei que sou muito bom em arquitetura. Com pouca informao consigo propor vrios cenrios com Pros e Contras e ajudar algum a chegar numa deciso sobre como arquitetar sua soluo. Pensando nisso eu sei onde posso melhor ajudar as pessoas e sei que vou compensar, de uma maneira ou de outra, aquele ponto fraco.

Parece clich falar. Mas a chave aqui se conhecer, entender seus limites e se respeitar - voc nunca ter todas as respostas para todas as perguntas e est tudo bem, voc no precisa disso pois dificilmente estar completamente isolado, em uma ilha deserta e sem internet, resolvendo problemas de TI.

Saiba pesquisar por informao

Sabendo (e aceitando) que no temos todas as respostas vem uma skill crtica em minha opinio: Saber buscar nas fontes de conhecimento coletivo os dados para a pergunta que voc no sabe responder.

Existem vrias fontes de informao que voc tem sua disposio! A pergunta que voc quer responder provavelmente j foi (pelo menos parcialmente) respondida por algum na Internet!.

No mnimo voc tem acesso a essas fontes - saber como utilizar elas a seu favor vai ser um baita diferencial para dar aquele "unblocker" sem precisa se frustar tanto!

  • DuckDuckGo e Google: Saber pesquisar direto em qualquer search engine significa ter o poder da Internet inteira em sua mo
  • StackOverflow: Provavelmente vai precisar peneirar um pouco (e torcer para ter uma resposta atualizada), mas costuma ser til para pelo menos ter ideias alternativas!
  • GitHub: Se voc est utilizando uma biblioteca open source famosa, muito provavelmente, outras pessoas tambm esto! Ento por qual motivo no poderamos dar uma olhada em como os outros esto usando essas bibliotecas?
  • Repositrios da sua Empresa: Se uma biblioteca interna ela est em algum repositrio interno. Seja um GitHub, BitBucket, GitLab ou GitTea da vida: voc tambm pode (e deve!) pesquisar no cdigos dos outros nesses repositrios! Novamente, nem que seja para ter uma pequena nova ideia ou tentar algo levemente diferente!
  • YouTube: Existem muitos criadores de contedo para vrios frameworks e linguagens de programao! por aqui que normalmente descubro novas bibliotecas ou padres para utilizar em meus projetos individuais.

Confie na sua equipe

No dia-a-dia normalmente esquecemos que outra fonte de informao e apoio muito importante so nossos prprios colegas. Se mantivermos e cultivarmos um mindset de crescimento ser muito mais prtico consultar seus colegas para ter ajuda. Inclusive ao fazer isso estamos ajudando a consolidar o conhecimento das pessoas pois ensinar e explicar faz parte do prprio processo de aprendizado!

So aqui que podemos utilizar vrias metodologias:

  • Pair Programming: Fazer uma sesso em que das pessoas colaboram para escrever cdigo em um nico lugar (um digitando e outro falando)
  • Programming Dojo: Similar ao pair programming porm com mais pessoas - uma vai bater o cdigo e as outras falam, simplesmente revezando quem est batendo o cdigo
  • Code Reviews: A maneira assncrona e normalmente mais prtica para algumas organizaes. Simplesmente chame seus colegas para fazer review do seu pull request antes que fazer o merge. Mesmo que seu cdigo esteja compilando e passando todos os testes existem nuances que apenas pessoas vo pegar!

Celebre pequenas vitrias

Para balancear com a enchurrada debugs lembre-se de celebrar e valorizar pequenas vitrias! Coisas "bobas" como passar por um code review s com aprovaes, aumentar a performance de uma rotina por milisegundos, aumentar a cobertura de teste de uma rea do sistema mesmo que por 5 linhas ou tirar um code smell antes que ele gere um bug so coisas a se celebrar!

Alm disso lembre-se tambm de celebrar os pequenos avanos enquanto estiver estudando! Normalmente levamos vrias semanas e meses para entender completamente uma nova tecnologia, portanto no custa celebrar aquela primeira prova de conceito que fez o Kafka funcionar ou um cache no Redis ser consultado pela sua api!

Tenha vlvulas de escape

Talvez o mais crtico de tudo aqui seja este ponto: Voc apenas trabalha uma parte do seu dia - o resto do seu dia seu e voc deve aproveitar e respeitar isso.

Sempre que possvel faa seus hobbies nesse tempo livre. Se no tiver um hobby busque um! Seja ele qual for (auxiliar em open source, escrever num blog, pedalar, correr, malhar, artes marciais, jogar video-game) esse hobby ser sua vlvula de escape para as horas de stress que acontecem no trabalho.

No tem segredo - ningum de ferro! Algo que eu costumo muito fazer sair para uma corrida ou um pedal mais pesado quando estou frustrado ou precisando arejar os pensamentos depois de um dia ou uma semana puxada.

E a melhor parte? Normalmente durante esses momentos que acabamos tendo as melhores ideias! Quando livramos a mente de toda a presso e passamos a fazer algo mais "relaxante" (mesmo que canse mais o corpo kkk) conseguimos ativar nossos processos criativos e muitas vezes vemos possveis sadas para os problemas que estavam nos assombrando durante o horrio de trabalho.

por isso que vemos essa quantidade de pessoas de TI acabando, por exemplo, indo para Maratonas, Triathlon, pedais de longa distncia ou gravando vdeos aleatrios!

As Vantagens de estar bem

S para sintetizar e encerrar o post: estar bem o segredo para o sucesso no longo prazo. Ao estar "bem" voc vai ter um processo criativo melhor (e no se engane - programar requer criatividade mesmo que no seja uma arte!), voc ir se frustar menos quando errar aqui ou ali, ter uma jornada de aprendizado mais estvel e sustentvel e conseguir recarregar as baterias constantemente para conseguir participar daquela reunio mais chata da semana.


Original Link: https://dev.to/ardc_overflow/mantendo-a-sanidade-no-mundo-de-tecnologia-1h1b

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To