Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
April 8, 2022 12:38 am GMT

Como elaborar um bom currculo

Quem nunca travou na hora de construir o currculo, no mesmo? Hoje vou ajudar voc a ter um currculo simples, bem estruturado e funcional, no modelo de uma das maiores faculdades do mundo, para aplicar para aquela primeira vaga, estgio, ou mesmo dar uma atualizada merecida naquele currculo velhinho.

Muitos no sabem, mas muitas faculdades publicam modelos (templates) de currculos para os seus estudantes, como por exemplo Harvard e Stanford. Neste caso, vamos utilizar o modelo de Stanford, porque embora quanto mais simples melhor, este modelo possui separaes grficas, em linhas, o que auxilia na leitura, diferentemente do modelo de Harvard.

Ateno: embora em algumas reas mais grficas, como design UX/UI e desenvolvimento front-end seja interessante um currculo mais produzido artisticamente, em reas mais tcnicas a simplicidade e objetividade ganham, mas tambm existe o fator de preferncia pessoal, ento fique vontade para produzir o seu currculo como quiser apenas seguindo as dicas de redao e organizao.

Modelo do Word

Como o modelo em ingls, tomei a liberdade de traduzi-lo para facilitar o seu uso, voc pode estar baixando em portugus aqui.

Estrutura bsica

Embora no exista um padro para se estruturar um currculo, o ideal faz-lo contando uma histria (o famoso story-telling), sempre enfatizando os seus pontos fortes e destaques da carreira, de forma resumida, nunca passando de uma pgina.

Dica: Voc pode ter uma verso completa, com todas as experincias acadmicas, e conforme for aplicando para as vagas, alterando-o para se adequar aos requisitos e expectativas de cada empresa, isso ir te poupar tempo e far com que voc no envie sempre o mesmo currculo para diferentes vagas, especialmente se elas diferirem muito entre si.

Dito isso, uma boa estrutura seria:

Cabealho

Nome, e-mail e telefone apenas, no se faz necessrio colocar endereo hoje em dia, principalmente visto o crescimento de vagas remotas no mercado, mas se quiser, utilize apenas cidade e estado.

De forma alguma coloque foto, idade, estado civil, fumante ou no fumante, essas informaes so inclusive malvistas e proibidas em alguns pases, porque podem comprometer a imparcialidade e tica do processo.

Apresentao

Fale resumidamente sobre quem voc, seus pontos fortes interpessoais (soft skills) e tcnicos (hard skills) e o que almeja para o seu futuro e carreira, sempre procurando demonstrar para quem ir ler, que voc a pessoa ideal para aquela vaga. Mas lembre-se, no se estenda muito e utilize dos famosos bullet points para listar pontos chaves, como ferramentas e tecnologias que voc tem mais proficincia.

Voc tambm pode citar hobbies e atividades pessoais e sociais, isso pode contribuir para uma boa viso de aderncia cultura da empresa, ponto muito analisado hoje em dia, principalmente em startups de tecnologia.

Experincias profissionais

Priorize as que tenham mais a contribuir para a vaga que voc esteja aplicando, ou ordene da mais recente para trs. Essa uma seo do currculo que toma muito espao, ento coloque no mximo de 2 a 3 experincias, para que o currculo no passe de uma pgina.

Sempre descreva logo abaixo do nome da empresa, do que ela se trata, exceto para empresas conhecidas, por exemplo o Google ou a Microsoft.

Caso voc tenha tido destaques durante a sua experincia no cargo, no deixe de coloc-los atravs de bullet points tambm, no passando de quatro destaques e duas linhas e meia para cada.

Experincias adicionais

Essa sesso para caso voc tenha tido experincias relevantes a mais de 10 anos atrs, indicando apenas o nome da empresa, cargo e perodo em que atuou.

Experincias acadmicas

Aqui voc ir destacar o seu curso tcnico e/ou superior, com o nome da escola ou faculdade, tipo de curso, nome do curso, expectativa ou ano de concluso, e em caso de voc no estar ou no ter cursado algum deles, voc tambm pode colocar os cursos livres que mais iro contribuir com a vaga.

Caso voc seja estudante e este seja sua primeira experincia na rea ou mesmo na vida, voc pode subir essa sesso para cima das experiencias profissionais, enfatizando os seus objetivos de carreira.

Informaes adicionais

Aqui o espao para voc incluir quaisquer informaes ainda relevantes, como nvel de proficincia em idiomas, voluntariado, cursos livres, publicaes acadmicas ou mesmo prmios e honras.

Dicas adicionais

  • Em caso de passar de duas pginas, coloque tambm o seu nome e e-mail. Embora hoje em dia os processos sejam totalmente digitais, nunca se sabe quando o currculo ser impresso, e nesses casos, serve como identificao de que aquela pgina pertence ao seu currculo;
  • Inclua uma linha em branco entre cada sesso do currculo, isso separa melhor o contedo e facilita a leitura;
  • Use uma fonte padro de boa legibilidade, como a Arial ou Calibri, que inclusive a padro do modelo de Harvard;
  • Evite o uso da primeira pessoa, tanto do singular, quanto do plural.
  • Exporte o arquivo para PDF, nunca envie o currculo aberto no formato do Word.

Bnus, o temido cover letter

Muitas pessoas temem precisar escrev-lo, mas no um bicho de sete-cabeas, e ir te ajudar inclusive a se preparar para uma futura conversa/entrevista com algum do time de recrutamento da empresa, alm de ser obrigatrio para aplicao de faculdades no exterior.

As faculdades tambm possuem modelos de cover letter, mas basicamente voc deve escrever, como em um e-mail, o porqu eles iro querer voc para a vaga, ou seja, quem voc, seus pontos fortes, destaques de carreira, formao, atividades extracurriculares etc. e porque voc quer trabalhar com eles, ou seja, porque a vaga e a empresa ideal para voc e o seu momento, alm do produto, a cultura, sempre deixando claro o seu entusiasmo em fazer parte do time. Basicamente tudo que voc colocou no currculo, s que em primeira pessoa e de uma forma no resumida, porm, ainda assim no passando de uma pgina.

Feito tudo isso, agora voc tem ter um currculo bem estruturado para aplicar para aquela vaga to desejada! Aproveite tambm para atualizar o seu LinkedIn com as informaes do seu novo currculo, ele uma tima ferramenta para descobrir oportunidades e se conectar com pessoas da sua rea e de recrutamento.

Tem dicas, comentrios ou feedbacks? No deixe de nos contar aqui embaixo!

Referncias

linguamarina - How to write a strong resume/CV
Harvard - Resumes, CVs, Cover Letters
Capa da publicao por Thought Catalog
Stanford - Resumes & Cover Letters.


Original Link: https://dev.to/feministech/como-elaborar-um-bom-curriculo-19ka

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To