Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
November 29, 2021 04:30 pm GMT

Aprenda a usar o LinkedIn para aumentar as suas oportunidades profissionais

Se torne um profissional bem visto e almejado aplicando essas dicas sobre LinkdeIn.

Oliver est na metade do curso de Engenharia Eltrica, tira excelentes notas e estuda muito para as provas. Sophia da turma de Oliver, tira boas notas e estuda para as provas, porm ela tenta participar do mximo de atividades extracurriculares possvel. Por fim, Emily, tambm da mesma turma dos anteriores, tira boas notas e estuda para as provas, porm ela tenta participar de algumas de atividades extracurriculares e, sempre que participa, escreve textos e publica no site Medium ou Dev.to, em seguida posta na rede social LinkedIn falando sobre sua experincia ao fazer a atividade extracurricular e posta o link do seu texto publicado, alm disso, ainda hospeda cdigos de trabalhos acadmicos, que os professores passam, em repositrios no site GitHub. Assim, ela ativa no Github e LinkedIn.

A partir dessa histria, qual dos trs alunos parece ter maiores chances de conseguir estgios e empregos ao longo da vida? Oliver que um excelente aluno, Sophia que participa de todas atividades extracurriculares, mas que no divulga nada do que faz ou Emily que boa aluna e divulga tudo que faz e participa?

Obviamente, o mercado de trabalho no exato e depende de cada processo seletivo, contudo as chances de Oliver, mesmo sendo o melhor alunos (em notas e, talvez, at conhecimento) dos trs so menores que as chances das outras alunas e bem provvel que as chances de Emily sejam as maiores.

"Saber e no fazer, ainda no saber" Lao Ts

A frase acima extremamente importante no mundo conectado de hoje em dia, afinal de nada adianta voc ter algum conhecimento se ningum souber disso, se voc no coloc-lo em prtica.

Cuidado com as expectativas

Conseguir a primeira vaga de emprego pode ser bastante difcil, pois:

  • As empresas costumam ter expectativas irreais. Por exemplo, no incomum ver cargos de nvel jnior exigindo vrios anos de experincia.
  • Muitos processos de entrevista incluem avaliaes de quadro branco com base em algoritmos (vaga de desenvolvedor), mesmo para funes de front-end jnior.
  • Boas vagas de empregos para nvel jnior geralmente so extremamente competitivas. Algumas chegam a receber centenas de inscries nos primeiros dias aps o anncio.
  • As empresas costumam no deixar claras as informaes sobre suas faixas salariais, processo de entrevista e planos de treinamento.
  • Atualmente o Brasil est passando por diversas crises e, por isso, nossa taxa de desemprego est altssima, neste exato momento, dia 18 de novembro de 2021, a taxa 14,1%, totalizando uns 14,4 milhes de desempregados, segundo o IBGE (2021).

Motivos para voc confiar neste texto

Ao longo da minha vida tenho seguido a rea acadmica, porm me mantenho extremamente conectado ao mundo profissional, s tecnologias que as empresas esto interessadas e gosto de ensinar aos meus alunos formas de irem mais longe. Assim eu:

  • Li textos relacionados ao uso de redes sociais, como LinkedIn, para aumentar as chances de algum conseguir ser contratado;
  • Assisti as famosas "Semana da carreira" de alguns profissionais do mercado, todas relacionadas a carreira de desenvolvedor;
  • Sigo e segui profissionais, como recrutadores, que abordam temas como escrita de currculo, preenchimento de LinkedIn.
  • Sigo no prprio LinkedIn diversos recrutadores;
  • Estou em contato com profissionais da minha rea;
  • Continuo aprendendo tecnologias atuais e me mantenho muito atualizado, inclusive tenho desenvolvidos sites para a instituio onde trabalho, o IFSudesteMG;
  • Pedi a alguns amigos que esto no mercado de trabalho para darem revisarem o texto e sugerirem melhorias;

Agora que voc sabe que precisa mostrar ao mundo o que sabe, vamos as dicas!!!

1. O que o mercado de trabalho busca?

Primeiro precisamos lembrar que cada rea de trabalho nica e tem as suas prprias regras e expectativas. Mas algumas so gerais que costumam estar presente em diversas reas do conhecimento.
Alm disso, empresas e recrutadores buscam pessoas que os ajudem a resolver seus problemas, toda empresa tem, ao menos, um produto e todo produto resolve, ao menos, um problema. Ento saiba que seu perfil deve se encaixar no que eles acreditam ser a pessoa que ir ajud-los a resolver os problemas da empresa.

Empresas buscam solucionadores de problemas.

A partir disso, geralmente o que o mercado espera de voc:

  • Conhecimento prtico: lembre da frase de Lao Ts ("Saber e no fazer, ainda no saber"), voc precisa demonstrar que tem experincia prtica para que as empresas se interessem por voc;
  • Experincia verificvel: ter tido uma experincia bom, mas como a empresa saber se real? Infelizmente, muitas pessoas mentem em seus currculos, ento mostre provas do seu conhecimento;
  • Proatividade: Seja proativo, as empresas querem pessoas assim, que deem ideias, que tm mais iniciativa, ou seja, que acrescentam mais a empresa;
  • Criatividade: as Soft Skills (conhecimentos no-tcnicos) esto em alta, uma delas a criatividade, as empresas esperam que voc seja mais que apenas um apertador de parafuso, afinal, na prtica, haver diversas situaes novas;
  • Saber trabalhar em equipe: Empresas so formadas de pessoas, ento sempre buscam pessoas que trabalham em equipe, tente mostrar projetos onde trabalhou em equipe e d o crdito aos seus colegas;
  • Usar melhores prticas: toda rea tem boas prticas, mostre que seus projetos usam boas prticas, escreva sobre o processo de desenvolvimento de algum projeto mostrando as boas prticas e publique.

Alm do que o mercado espera, existem ideias que o mercado no espera de voc, contudo aqui dependemos muito de cada rea, as dicas so mais voltadas para o mercado de desenvolvimento de software, mas so teis em quase todas reas:

  • Formao acadmica: algumas reas valorizam muito a formao acadmica, mas com o mercado cheio de profissionais, ter uma formao no um diferencial, ento ter um diploma de engenheiro no bem o que as empresas esperam, pois algo intrnseco a sua rea, ainda h reas no regulamentadas como a computao, onde ter uma formao acadmica no conta muito e no obrigatrio, afinal existem desenvolvedores de software que no tem formao acadmica;
  • Anos de carreira: Ter anos de carreira no significa ser bom, nem mesmo que sua experincia foi boa. Tente detalhar melhor sua experincia e mostrar que seus anos de carreira no so s tempo, so anos aprendendo e desenvolvendo suas habilidades;
  • Idade: bvio que a idade tem algum peso na hora da seleo, porm ela no costuma ser um foco das empresas;
  • Quantos cursos ou certificados a pessoa tem: Ter feito cursos e ter certificados no significa praticamente nada, eu posso fazer mil cursos e no saber nada sobre eles, por isso te digo, escreva textos sobre os conhecimentos adquiridos em cursos, crie projetos com base nos cursos e mostre que no s um curso, uma experincia;

Ento o que os Recrutadores olham?

  1. Linkedin: Atualmente a maior rede social para divulgar seu currculo, buscar vagas ou encontrar candidatos o LinkedIn, crie o seu e seja ativo na rede, se venda!
  2. Contedos na internet: Recrutadores ou gestores com vagas disponveis podem encontrar voc at mesmo por artigos (textos) na internet ou vdeos no Youtube onde voc explica conceitos ou processos importantes para a sua rea de atuao;
  3. Sites especficos para portflio da sua rea: Algumas reas, principalmente reas de tecnologia, tem sites especficos para divulgar seus trabalhos, por exemplo, se voc desenvolvedor coloque projetos no Github. J se voc designer coloque projetos no Pinterest ou Dribble.
  4. Site pessoal como portflio: Voc pode tambm desenvolver ou comprar um site e colocar seus projetos nele.

2. Afinal, o que o LinkedIn?

O LinkedIn uma rede social voltada para o mercado de trabalho, nela criamos perfis profissionais, semelhantes a currculos do mundo digital, e seguimos outros profissionais, empresas e recrutadores. Nesta rede alguns buscam vagas de emprego, outros oferecem vagas e outros agregam valor em seus currculos para, em um futuro momento, buscarem vagas melhores.

Esta rede social funciona semelhante ao Facebook, mas com o foco totalmente profissional, inclusive evite assuntos que no sejam profissionais, como poltica, religio e outros assuntos que no agregam valor a uma discusso profissional, tambm evite ser polmico, pois pode ser mal interpretado e isso ser negativo para sua imagem e nome.

2.1. Importncia do uso do LinkedIn

A importncia da rede bvia, servir de local para se candidatar a vagas de emprego e para ofertar vagas. Contudo h outras questes:

  • Destacar o seu perfil para ajudar a conseguir vagas e indicaes;
  • Realizar networking com pessoas da sua rea;
  • Mostrar seu conhecimento e te ajudar a crescer;

3. Criao de conta no LinkedIn

Agora que voc sabe o que essa rede e sua importncia, vamos criar uma nova conta. Para isso, primeiro, crie um LinkedIn, para isso abra o site do LinkedIn, como no print abaixo e clique em Cadastre-se agora:
Linkedin - Pgina inicial

Preencha os campos e-mail/telefone e senha, como mostra a figura abaixo, e continue o processo de criao do currculo no LinkedIn.
Linkedin - Criao de conta

Agora acesse seu perfil, clique em Eu e depois em Visualizar perfil.
Linkedin - Visualizar perfil

4. Exemplo de perfil

Abaixo uma parte do meu perfil, caso queira acessar acesse em Linkedin.com/in/arthurassuncao:

Linkedin - Perfil de ArthurAssuncao

5. Foto do perfil

Sua foto de perfil importante, pois ela transmite algumas informaes e, infelizmente, as pessoas iro tirar concluses com base em sua foto, mesmo que no sejam informaes corretas. Ento ao ver uma foto a pessoa ir analisar se ela transmite seriedade, compromisso, se a fisionomia demonstra que a pessoa colaborativa e nada arrogante e por ai vai. bvio que a partir de uma foto impossvel inferir essas coisas, mas as pessoas faro isso mesmo que inconscientemente. Alm disso, a foto bem feita passa uma boa primeira impresso.

Um site que permite analisar a foto do seu perfil o Snappr Photo Analyzer. Esse site de t dicas e notas em diversos quesitos para a sua foto. Uma nota geral maior ou igual a 75 considerada muito boa. Contudo, recomendo que no se apegue demais ao que o site informa, pois ele faz a analise de forma automtica, ento uma foto ruim que atenda a alguns critrios pode ser considerada boa.

Veja a nota da minha foto na figura abaixo. Essa minha foto nem a melhor do mundo e obteve nota bastante alta:

LinkedIn - Nota da foto de ArthurAssuncao no Snappr

Como melhorar as suas fotos?

  • Remova o fundo: caso precise, use sites como o Remove.bg

E abaixo umas dicas baseadas no Snappr Photo Analyzer.

  • Sorriso: faa um sorriso expressivo, sem mostrar o interior da boca;
  • Mandbula: mantenha seu queixo reto e com boa sombra;Olhos: feche levemente seus olhos ao sorrir;
  • Zoom: Mostre seus ombros em sua foto, uma foto com ombros e rosto mais adequada que apenas seu rosto;
  • Regra dos teros: imagine a sua foto dividida em 9 quadrados (matriz 3x3) e veja se seus olhos ficam prximos as intersees dos quadrados superiores, por exemplo;
  • Fundo: mantenha um fundo neutro e sem muito brilho;
  • Brilho: a foto precisa ser clara (brilhante), mas no muito;
  • Contraste: deve ter um contraste ideal;
  • Nitidez: quanto maior a nitidez e qualidade da foto melhor;
  • Saturao: saturao ideal para que a foto tenha as cores no ponto;
  • Temperatura da cor: deve ser uma temperatura ideal, nem muito quente (vermelha) e nem muito fria (azul);

6. Seo Ttulo (seu ttulo profissional)

A primeira coisa a fazer alterar o ttulo, no coloque termos como Em busca de recolocao ou outro termo que no agregue informao, indique qual a sua funo ou a funo desejada e inclua palavras-chave, veja como o meu ttulo fica.

Professor | Desenvolvedor Front-end | React | Typescript

Perceba que indico minha colocao/cargo, sou professor, cargo afim que eu poderia trabalhar (atuo, as vezes, como desenvolvedor para a instituio que trabalho e para mim mesmo, sempre de forma no remunerada) e tecnologias que utilizo (React e Typescript), assim meu perfil mais facilmente encontrado quando algum recrutador procura por desenvolvedores React, por exemplo.
Ou seja, indique o que vc quer para sua carreira.

7. Seo Sobre

Aqui a sua descrio, se venda.

  • a apresentao de si;
  • Fale sobre os benefcios de voc no cargo pretendido, ou seja, se um desenvolvedor de sites com conhecimento em testes, fale que desenvolve sistemas confiveis e estveis por utilizar testes ao longo do processo de desenvolvimento.
  • Lembre que quem vai ler pode ser da rea tcnica, por isso palavras-chave e palavras tcnicas so interessante, porm boa parte dos que vo acessar seu perfil sero recrutadores, eles querem pessoas que resolvam problemas;
  • Explique os motivos pelos quias voc tem conhecimento dos requisitos mais comuns para a vaga/cargo pretendida;
  • Apresente projetos parecidos com tarefas que a vaga/cargo pretendida realiza;
  • Mostre que autoridade no assunto com base em nmeros, como horas de experincia, projetos concludos etc;
  • Fale na lngua dos RHs
    • Quem voc ?
    • O que voc faz?
    • Onde voc quer chegar?
  • Detalhe bem, mas seja breve. Recrutadores podem ler dezenas de perfis todos os dias, ento no h tempo para ler textos muito longos.

Dica, pesquise sobre o mtodo AIDA (Ateno, Interesse, Desejo e Ao), com ele voc consegue se destacar mais.
Veja como est o meu Sobre:

LinkedIn - Sobre de arthurassuncao

Perceba que tento sempre falar que tenho experincia, uso palavras-chave, indico minha capacidade por nmeros, pois nmeros servem como prova. Na minha viso, o meu Sobre ainda est um pouco grande, poderia ser mais direto, focado em uma rea apenas. Eu poderia pegar algumas informaes menos relevantes do Sobre e colocar nas experincias.

Nmeros no mentem.

8. Experincias

No importa o cargo, o que importa o que voc fez e quais foram seus resultados e tecnologias/conhecimentos aplicados. Explique o que fez ou faz no cargo.

Veja como est a minha experincia no IFSudesteMG.

LinkedIn - Experincia de ArthurAssuncao

9. Competncias

As competncias formam o que voc sabe, suas habilidades, como Excel, Gesto de projetos, Desenho de telas, HTML, Liderana etc.
Essas competncias ajudaro o seu perfil a aparecer em buscas, pois cada competncia uma palavra chave, por exemplo, se voc adiciona a Excel como competncia, ento seu perfil pode aparecer em uma busca por profissionais que sabem Excel.

9.1. Adicione Competncias

Indique quais voc sabe e que so importantes para o cargo pretendido, remova competncias inteis ou pouco relevantes para o cargo, s as mantenha se voc tiver poucas competncias. Para isso, v na seo Competncias e recomendaes e clique em Adicionar nova competncia.

9.2. Pea recomendaes

Pea para amigos te indicarem competncias, possvel voc pedir pelo prprio LinkedIn, faa assim, envie seu perfil para um amigo, pea para ele ir na seo Competncias e recomendaes e marcar as competncias que ele considera que voc tenha, veja um print da seo competncias de um amigo, o Breno. Perceba que eu recomendei ele por Go (Programming Language), pois j assisti vdeos e textos sobre Go que ele publicou e o conheo h bastante tempo.

Competncias e recomendaes de Breno no Linkedin

9.3. Consiga recomendaes

Conheo algumas formas de conseguir mais recomendaes de competncias fazendo o seguinte:

  1. D recomendaes a pessoas que voc reconhece tendo tais competncias, assim a pessoa se sentir contente e pensar em te devolver o favor. Isso muito bom para ser feito com amigos de trabalho, amigos de faculdade ou colegas que so da sua rea.
  2. Publique textos ou vdeos no LinkedIn, diretamente na rede social ou links do seu blog/site, e coloque palavras-chave no texto de divulgao, mostrando que tem aquelas competncias, assim algum pode ler/ver, gostar e te indicar por tais competncias.

9.4. Testes de competncia

O LinkedIn tem uma rea de teste de competncia, basta ir na seo Competncias e recomendaes e clique em Fazer teste de competncia, conforme a imagem abaixo indica. Cuidado que cada teste dura cerca de 15 minutos e tem perguntas um tanto difceis, porm vale muito a pena, principalmente se voc est no comeo da carreira.

Faa testes de competncia sem medo de falhar.

Faa testes sem medo, pois todo mundo falha, eu preciso tirar um tempo e fazer mais testes, vou reprovar algumas vezes, mas, no final, terei passado em vrios.

Linkedin - Fazer teste de competncia

Veja como ficam as competncias validadas pelo teste, ou seja, as que voc foi aprovado. No caso do print, fui aprovado em CSS e HTML, perceba como elas diferem das outras.

LinkedIn - Competncias

10. Recomendaes

Arthur, mas voc acabou de falar de recomendaes, calma, acima eu abordei recomendao de competncia, aqui recomendao no sentido de QI (Quem indica), ou seja, aqui voc ir solicitar recomendaes de pessoas onde elas iro falar sobre como foi trabalhar com voc e indicaro qual era a posio delas em relao a voc. Veja abaixo um exemplo de recomendao do perfil de um Daniel, no caso eu acessei o perfil dele e fui na seo de Recomendaes.

LinkedIn - Recomendaes

Perceba, na imagem, que voc pode solicitar uma recomendao ao Daniel (a pessoa do perfil que voc est acessando), pode tambm recomend-lo.
Na recomendao que Daniel recebeu temos o nome de quem recomendou, o cargo e empresa e tambm qual a data e relao da pessoa (Carlos) com Daniel e, obviamente, o texto da recomendao. Portanto, isso muito importante, pois uma espcie de indicao.

Algumas consideraes sobre indicaes:

  • Cada relao que voc tem caractersticas diferentes para lhe avaliar, afinal um chefe pode falar sobre como voc responsvel, mas pouco pode falar sobre o quanto ajuda seus companheiros, enquanto um colega de trabalho pode falar sobre o quanto voc colaborativo, mas no tanto sobre voc ser responsvel quanto a prazos.

  • Recomendaes de chefes so muito relevantes, pois so figuras de autoridade e quem ver seu perfil ir aceitar esse vis.

  • Recomendaes de colegas de trabalho so relevantes, pois so pessoas que viveram o dia a dia contigo, portanto passa credibilidade.

  • Recomendaes de orientadores/professores podem ser relevantes pelos mesmos motivos que chefes, porm em menor grau, pois podem ser entendidas como tendenciosas.

  • Recomendaes de amigos tem menor relevncia.

11. Publicaes

Publicaes so contedos, podendo ser textos, vdeos ou carrossel (em PDF), postados na rede social e servem para aumentar o engajamento no seu perfil e, com isso, o alcance do seu nome, permitindo que voc se conecte a mais pessoas e consiga mais vagas de empregos.

11.1. O que publicar?

Primeira coisa saber o que publicar, te dou uma lista de contedos interessantes para serem publicados, seja como textos ou vdeos:

  • Contedo sobre um curso rpido que voc realizou. Lembre de marcar o instrutor/professor do curso;
  • Contedo sobre uma tecnologia ou conhecimento que voc aprendeu, mesmo que sozinho;
  • Contedo sobre alguma Soft Skills que voc tem desenvolvido, como liderana, gesto, negociao ou outra;
  • Contedo sobre alguma disciplina que voc tem realizado, pode ser um tema ensinado no curso, um trabalho acadmico ou qualquer outro conhecimento vlido;
  • Processo de desenvolvimento de uma ideia ou trabalho que tem feito, para mostrar que voc segue boas prticas e boas tecnologias, quando for o caso;
  • Contedo sobre resoluo de exerccios de alguma rea de atuao, podendo at abordar possveis questes de concursos ou de entrevistas;
  • e muito mais.

11.2. Onde publicar

Publique seu texto em seu blog, seu site (caso tenha), no site Medium, ou no Dev.to ou, mesmo, no Pingback.
Para saber, blogs podem ser criados com plataformas como Blogspot, Wordpress e outras. O Medium o site de publicao de textos mais famoso de todos, porm ele no 100% gratuito para quem l. O dev.to muito reconhecido dentre os desenvolvedores de Software e o Pingback tm surgido como alternativa. Assim, recomendo que, se voc programador ou pretende ser, use o Dev.to e, caso esteja em outra rea do conhecimento, que use o Medium.

Enquanto isso, vdeos podem ser postados no famoso Youtube, nesse caso no h o que pensar em alternativas, pois a plataforma mais famosa.

No esquea, aqui estamos falando da plataforma primria onde os contedos sero postados, pois depois voc postar o link desses contedos no seu LinkedIn.

11.3. Dicas para agregar valor aos contedos

Ao criar um contedo, seja um texto, vdeo ou carrossel (estilo instagram), saiba que voc precisa:

  • Falar a lngua do seu pblico-alvo, se no LinkedIn e quer atingir recrutadores, explique termos tcnicos ao longo do texto, assim voc mantm o termo (como palavra-chave) e no deixa o recrutador sem entender o texto;
  • Usar termos que mostrem que voc est antenado com o mercado. Por exemplo, atualmente as Soft Skills esto em alta, mostre que voc tem conhecimento sobre elas, como a Empatia, e mostre, inclusive, que voc tem essa habilidade desenvolvida. Faa isso tambm ao postar o link do seu contedo no LinkedIn.
  • Usar muitas palavras-chave e termos relevantes para vagas de emprego, isso essencialmente importante ao postar no LinkedIn, pois um recrutador ou funcionrio tcnico de uma empresa, perceber que voc tem conhecimento sobre diversos itens das vagas em aberto nas empresas que trabalham.

12. Projetos

Adicione seus projetos no LinkedIn e, caso tenha pouca ou nenhuma experincia profissional, coloque seus projetos como experincia profissional. Veja bem, no para mentir, apenas indicar que um projeto que participou uma forma de experincia profissional, mesmo que sem contrato e no-remunerada.

Descreva bem seus projetos e tcnicas usadas para facilitar o entendimento por quem acessar o seu perfil. Caso no tenha projetos, monte projetos pessoais ou para pessoas prximas. Se um desenvolvedor, crie um site clone de um site famoso ou crie um site para uma loja de um amigo.

Nesse primeiro momento, no pense tanto em ganhar dinheiro, pense na experincia, ela mais importante.

Quem est comeando deve focar mais no ganho de experincia que no dinheiro.

13. Crie uma URL personalizada

No incio do texto eu mostrei a url (link) do meu perfil, ela https://www.linkedin.com/in/arthurassuncao, perceba que ela personalizada, tem o meu nome de perfil sem muitos nmeros ou caracteres aleatrios, veja os dois exemplos abaixo e me diga qual seria melhor:

claro que a primeira melhor, portanto, ao criar sua conta altere a url, tente usar a mesma url (a parte que indica o usurio, como arthurassuncao) que usa em outras redes sociais.
Para fazer isso basta ir no topo do seu perfil a direita e clicar em Editar perfil pblico e URL, como mostra a imagem abaixo:

LinkedIn - Editar perfil pblico e URL

Na pgina que ser aberta, altere a url tambm no canto direito superior, como a figura abaixo:

LinkedIn - Alterar sua URL personalizada

14. Usando a rede social LinkedIn de forma assertiva

Se conecte (adicione) a profissionais de sua rea e profissionais de recursos humanos (rh - recrutadores), principalmente profissionais ligados a empresas que voc tem interesse em trabalhar.

Ao se conectar a algum, mande uma mensagem com um bom texto de apresentao, por exemplo:

Ol, sou Desenvolvedor Web com experincia em ReactJS epenso em trabalhar em sua empresa, por isso te adicionei,pois caso alguma vaga surja, ficarei sabendo e estarei disponvel.

15. Como encontrar vagas

H vrias formas de encontrar vagas, a forma tradicional por meio do menu Vagas, como a figura abaixo mostra.

LinkedIn - Menu vagas

Nesta parte do site, use o filtro, possvel filtrar at por trabalho remoto.

Mas h outras formas, sugiro voc pesquisar nas postagens, pois muita gente posta vagas como postagem normal. Assim, v no campo de busca e procure por palavras-chave de vagas que voc procura. Por exemplo, um desenvolvedor Web Front-end pode pesquisar por HTML, CSS, JavaScript, ReactJS ou outro termo de vagas almejadas e marque Publicaes. Veja a imagem abaixo com o resultado da busca por vaga ReactJS.

LinkedIn - busca de vaga em publicaes

Assim voc ir ver publicaes de vagas feitas por outros usurios.

15.1. O que fazer ao encontrar uma vaga em uma postagem

Ao encontrar vagas, comente na publicao, mas tambm mande mensagem direta com um texto de apresentao, mostrando sua experincia relacionadas a vaga. Voc tambm pode cogitar, enviar mensagem para a pessoa perguntando sobre:

  • mais informaes sobre a vaga;
  • pea dicas, caso no seja um recrutador;

16. Se candidate, se arrisque!

No espere estar 100% apto a uma vaga para tentar, no tente se adequar totalmente aos requisitos de nenhuma vaga. Se voc sabe o mnimo para a vaga, tente, qual a pior coisa que pode acontecer? No ser contratado? Sem problemas, voc tenta outra vaga depois.

As nicas pessoas que nunca fracassam so as que nunca tentam.

Sabemos que em diversas reas as empresas exigem milhares de conhecimentos e muitos no iro ser utilizados, na computao isso extremamente comum, ento foque no ttulo da vaga e na descrio ao invs das tcnicas e tecnologias pedidas, ou seja, se voc tem perfil para ser um Engenheiro eletricista e a vaga para Pessoa engenheira eletricista com uma descrio que voc tem algum conhecimento, ento se candidate, se arrisque!

Alm disso, siga empresas que voc poderia trabalhar, pois sempre que postarem vagas de emprego, aparecer uma notificao, semelhante a notificao da figura abaixo.

Siga empresas que tem interesse, pois voc receber notificaes de vagas.

LinkedIn - Notificao de vagas

17. Erros ortogrficos e de concordncia

Temido por todas as pessoas, o tal do Portugus e suas concordncias do medo, mas so essenciais para uma comunicao profissional, por isso pea para algum avaliar os textos do seu perfil, pois as vezes cometemos pequenos erros de portugus. E se um recrutador perceber um erro em seu perfil, pode pensar que voc no to bom quanto diz ser.

17.1. Dica para verificar ortografia

Aps escrever um texto, seja o seu Sobre, descrio de experincia ou mesmo uma postagem para um blog ou medium, copie o texto e cole em um editor de textos, como o Microsoft Word ou Libreoffice Writer e verifique se tem erros de ortografia.

Caso queira verificar ortografia em um texto em ingls use o Grammarly ou o altere o idioma do corretor ortogrfico do seu programa de office.

18. Como se portar na rede social LinkedIn

Como voc j percebeu, o LinkedIn uma rede social profissional, um ambiente profissional, portanto saiba se portar adequadamente.
Quem comete graves erros no LinkedIn, pode ter "sua cabea pedida", ou seja, algum pode montar um texto, marcar a pessoa que cometeu tal erro e a empresa que a pessoa trabalha, isso pode fazer com que a pessoa perca o emprego ou tenha dificuldades para conseguir um.
Na maior parte das vezes so erros graves, como ser preconceituoso, assediar outra pessoa pelo LinkedIn, mas h uns casos onde apenas uma opinio polmica que alguns no aceitam, sim, temos muita gente intolerante em nosso mundo, inclusive dentre as que se dizem contra intolerncia.
Portanto, tenha polidez e fale apenas sobre assuntos estritamente profissionais. Asssim evite:

  • Temas polmicos;
  • Poltica, religio e outros temas sem consenso;
  • Ser preconceituoso, isso parece bvio, mas algumas pessoas esquecem;
  • Assediar pessoas, LinkedIn profissional, se quer "dar em cima" de algum use o Facebook ou Instragram.
  • Julgar uma situao sem conhecer a fundo o que aconteceu, isso vale para sua vida, tenha empatia;
  • Falta de respeito. Sabemos que as vezes as pessoas podem falar coisas sem sentido ou defender o indefensvel, mas nada justifica faltar com o respeito, ainda mais em uma rede social desse tipo;
  • Outros assuntos no profissionais.

Por fim, no interaja (curtir, comentar ou compartilhar) com contedos que tirem o foco da rede. Eu costumo desfazer conexo com profissionais que ficam interagindo com postagem sobre poltica, por exemplo.

19. Respeite os recrutadores

Muitas vezes esquecemos que "o outro" tambm um trabalhador como ns, por isso leia as dicas abaixo:

  • Se uma vaga tem requisitos ou descrio ruim, a culpa de quem elaborou a vaga, no do recrutador;
  • Se o recrutador diz no poder informar a faixa salarial, bem provvel que a gesto da empresa no permita, ou seja, no mera m vontade;
  • Se o recrutador te mandar um pedido de conversa, responda educadamente se voc tem interesse ou no, evite ignorar ou ser mal-educado;
  • Lembre, o recrutador ou qualquer outra pessoa envolvida no processo est ali trabalhando e seguindo regras da gesto, uma pessoa como voc.

20. Dicas Extras

  • Tente ficar, ao menos, 1 ano em cada empresa que trabalhar. Sabemos que alguns empregos so muito ruins, seja pela baixa valorizao ou por ambientes txicos, mas consecutivas passagens rpidas por empresas "mancham" um currculo. Empresas costumam no ver problema em algum que ficou 6 meses em um emprego, mas algum que ficou menos de 12 meses em dois ou mais empregos pode ser muito mal visto, pois vo pensar que esse funcionrio usa empresas como trampolim ou que saem na primeira dificuldade, deixando a empresa "na mo". No cabe a mim dizer se certo ou errado, mas alerto para um fenmeno que pode acontecer.

Referncias

IBGE. Desemprego. Disponvel em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em 18 de nov de 2021.
Canal Conecta. 21 dicas que vo destacar seu perfil LinkedIn. Disponvel em: https://canalconecta.com.br/21-dicas-que-vao-destacar-seu-perfil-linkedin. Acesso em 18 de nov de 2021.


Original Link: https://dev.to/arthurassuncao/aprenda-a-usar-o-linkedin-para-aumentar-as-suas-oportunidades-profissionais-294g

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To