Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 12, 2021 05:02 pm GMT

No corra. Pode doer.

Ns temos um grande potencial dentro de cada um de ns, e muitas vezes escolhemos o curso superior tentando atingir o mximo que somos capazes, e tambm provar que somos. Experimentamos novas reas, aprendemos coisas novas, nos dispomos como voluntrios, pesquisamos, desenvolvemos e analisamos coisas.

engraado perceber que tudo isso acontece naquele minsculo espao, entre ns e o computador. Ns lemos, tentamos, assistimos aulas, perguntamos e, acima de tudo, nos esforamos. At conseguirmos. Quantas vezes no repetimos esse ciclo num nico dia?

Gif

Durante a jornada da graduao, enfrentamos problemas, e comeamos a buscar liberdades e alvios. Problemas financeiros, com a famlia, com amigos, de sade, entre tantos outros. Alguns veem no estudo e no trabalho uma fuga, j que essa realidade no confrontada no ambiente profissional ou universitrio. Urge a necessidade de se formar, como primeiro passo pra libertao.

Mas para se formar bem, preciso experincia, afinal, que empresa legal e que pode pagar um salrio bacana iria contratar um recm-formado com currculo em branco? Ainda nos primeiros perodos do curso, surge a necessidade de preencher o currculo com monitorias, pesquisas, projetos e estgios. Mesmo que, a princpio, sejam voluntrios. Tudo isso sem baixar as notas.

Estudando

A cada dia que passa, enxergamos o quanto difcil. Aos poucos se vai abdicando pequenas coisas: assistir um filme com a famlia, fazer as refeies no mesmo horrio, encontrar com os amigos, conversar com eles sobre coisas alm da universidade. Seus hobbies se transformam em estudos, j que voc ainda no conseguiu o to sonhado estgio que vai garantir algumas portas abertas depois. A cada ms ou semestre, novas coisas comeam a deixadas de lado: dormir bem, praticar exerccios ou esportes, a relao com seus amigos, e at um relacionamento.

claro que nessa jornada voc conseguiu muita coisa, afinal, nenhum esforo grande assim passa despercebido pelo mundo, principalmente quando voc quer ser notado. Voc consegue oportunidades em estgios, projetos ou pesquisas, e exemplar em cada um deles. Ento, comea a se questionar porqu no notado por aqueles que voc queria. E aposta mais coisas nessa busca.

Computador de noite

No mais um problema trabalhar e estudar noite, nos finais de semana e feriados. o que precisa ser feito. A carga grande demais pra no faz-lo. E, diminuindo a carga, voc sabe que no chegar onde quer.

Cada vez um fator a mais, um estresse a mais, que surge de uma oportunidade boa demais pra negar. E aceitamos a vida assim. Por um ou dois anos, vai valer a pena esse sacrifcio. um investimento no futuro.

As decepes comeam a aparecer, suas expectativas de ser notado continuam no se cumprindo a cada dia, e essa carga de trabalho to pesada se transforma no seu dia. Voc acorda e dorme para cumprir o que acha que os outros esperam de voc, adiando a esperana de que vai dar certo. Cada vez mais voc acumula rejeies nos estgios dos sonhos. No desiste de lutar. E meses se passam.

At que voc quebra.

Quebrado

Voc est cansado. Olha para o lado e seus amigos, que antes se divertiam tanto juntos, no esto diariamente ao seu lado. No esto ao seu lado h algum tempo, e voc sequer tinha notado. Voc no est satisfeito com seu corpo, sua aparncia. Pensa em fazer outra coisa pra desestressar, mas o que fazer? Voc deixou seus hobbies pra trs h muito tempo.

Estar no computador comea a causar dor, e aos poucos voc comea a abdicar de algumas das obrigaes. Mesmo sem ter alcanado nada do que imaginava ser possvel. Sair de um projeto, no se inscrever em mais uma monitoria. Surge o medo de se formar e estar desempregado, seu pior pesadelo.

Mas existe a possibilidade de continuar na universidade, numa ps graduao, e extender esse tempo de se decidir. Com suas notas e seus esforos, deve ser possvel. Mas foi pra isso que voc lutou tanto? Pra continuar no mesmo lugar que voc est? Sabendo que uma vez ouviu que "a ps-graduao onde ficam aqueles que no conseguem um emprego"?

Voc sabe que isso no verdade. Mas voc correu demais. Esqueceu de aproveitar a graduao. Viver o dia a dia de um projeto, de uma monitoria. Divertir-se com seus amigos, ao invs de tentar agarrar o mundo com seus braos. Esqueceu de cursar uma disciplina e conversar com o professor aps a aula, sobre como aquele contedo se aplica num problema, mesmo que voc no fosse faz-lo. Sua curiosidade e seu interesse sumiram, pois no havia mais tempo para novas coisas.

Aos poucos, voc foi murchando. E, s agora, percebeu que estava murcho.

Flor murcha

No possvel voltar no tempo e reparar tudo, voc sabe muito bem. Mas sempre possvel reconsiderar o que est fazendo agora, ponderar melhor e entender suas prioridades. Sade, tempo, amigos, rir, sorrir, brincar. Assistir um filme ruim s pra dizer que ruim mesmo, e ento rir com seus amigos por vocs escolhido passar por isso. Se reaproximar daqueles que importam, das coisas que te faziam sorrir.

A relao com o seu trabalho e seus estudos precisa ser saudvel pra dar certo, afinal, voc escolheu tudo isso por gostar. Mas sua vida no se resume a um emprego, um ttulo, um trabalho. Escolher esse caminho pode te isolar. Pode doer.

Pare, pense, reflita.
Sempre.
Para s ento saber como continuar.


Original Link: https://dev.to/opendevufcg/nao-corra-pode-doer-1165

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To