Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
January 26, 2023 04:28 pm GMT

possvel a organizao de trabalhadores da bolha de TI brasileira?

"Precisamos nos organizar!" - Algum, sempre que acontece alguma coisa muito absurda pra nossa categoria

Eu concordo, me enche de expectativa e animao quando eu vejo algum com esse discurso - na bolha dev ainda!! Nos comentrios vrias pessoas apoiando, as vezes reunies so marcadas, grupos so criados. Mas ainda assim essa organizao no tangente, concreta, e aps esses momentos de crise parece que voltamos estaca zero. Parece que estamos todos adormecidos, aguardando uma figura, um mrtir, uma luz que ir nos dizer o que devemos fazer, como devemos agir.

Esse texto pretende discutir o que e o que pode vir ser uma organizao, como ela tem acontecido ao redor do mundo e o que cada um pode fazer agora. A unio no nasce apenas dos nossos ativismos, da nossa moralidade ou empatia, tampouco de apenas uma reao mais uma investida contra ns, nossos direitos - ela nasce do comprometimento coletivo pra com nossas contradies, dores e tristezas e do sonhar coletivo da nossa categoria.

Introduo - o que se organizar?

Uma organizao quando pessoas identificam que tem um mesmo propsito e criam estruturas e aes que deem suporte resoluo coletiva desse propsito. Essa organizao mesmo dissociada de uma instituio sempre poltica.

A definio de poltica no acaba em sindicatos, partidos, estados e governos, estes so aparatos, instrumentalizaes ou institucionalizaes da poltica. Sendo um fenmeno da sociedade, indivduos ou organizaes jamais representam por completo aquilo que poltica.

Eu entendo como fcil rejeitar esse conceito pensando no cenrio poltico, figuras e partidos, mas talvez voc esteja pensando nessas instituies com elas existindo pra nos servir, e no como efetivamente nossas. Organizao tambm , em conjunto, retomar essas instituies polticas para ns e guiar seus objetivos ao redor de uma demanda popular e organizada.

Quando eu falo sobre sindicatos nas minhas redes, muitas pessoas vem na minha DM contar como elas no foram recebidas pelos representantes sindicais, ou como no se sentem protegidas e at lesadas pelos mesmos. Eu tenho esse sentimento e particularmente acolho ele, mas eu particularmente entendo o sindicato como algo que me pertence tambm como trabalhador e que cabe a ns nos organizarmos pra que essa demanda coletiva seja encaminhada da forma como precisamos por essas instituies.

Texto na imagem: A BANCADA DO LIKE: GOOGLE E IFOOD SE INSPIRAM EM RURALISTAS E MONTAM TROPA DE CHOQUE NO CONGRESSO<br>Instituto ligado  empresas de tecnologia est por trs da Frente Digital, que faz lobby por projetos de lei que afrouxam as regras para o setor

Entendo tambm a resistncia na participao e filiao partidos polticos, mas eu ressalto que ns precisamos de representantes defendendo a nossa categoria das insurreies do mercado, de polticas trabalhistas que vo contra nossa categoria, de lobby da bancada do like sucateando ainda mais pequenas empresas e trabalhadores que usufruem das tecnologias que ns criamos.

Isso no um chamado para sindicalizao, nem filiao algum partido ou organizao, mas entender qual a responsabilidade dessas instituies e que como trabalhadores elas no apenas nos servem, elas nos pertencem.

Como a organizao acontece?

Organizao de pessoas trabalhadoras da tecnologia no um fenmeno ultrapassado, mas um fenmeno atual e que vem acontecendo mundialmente. A organizao Tech Workers Coalition mapeou 506 aes sindicais ao redor do globo dentro do escopo de tecnologia, atualmente temos 36 novos sindicatos voltados tecnologia mapeados em diferentes estgios de reconhecimento, nascido dos abusos praticados por empresas como Alphabet, Amazon, Apple e outras, mas podem existir muito mais que ainda no foram mapeados.
Essas organizaes aconteceram em resposta abusos cometidos por essas grandes empresas que afetam no s as famlias desses trabalhadores, como toda a sociedade.

Os funcionrios do Twitter aps demisso em massa de 50% do quadro com planos pra mais demisses futuras, mas tambm com acusaes de abusos, sobretrabalho, perseguio e outros aes praticadas por Elon Musk criaram um guia no oficial de como se preparar para esse tipo de situao.

Na imagem um banner com um emoji de passarinho azul e o ttulo A Layoff Guide Tips for Tweeps by Tweeps to be shared in secure DMs between colleagues

O Layoff Guide for Tweeps informa sobre quais direitos os funcionrios tem, como a comunicao e a organizao pode acontecer fora da vigilncia da empresa, como lidar com os pedidos irracionais da diretoria (como imprimir todo seu cdigo) e como se preparar para o pior - a demisso.

No ambiente remoto fica ainda mais difcil promover dilogo organizado com a liderana e a empresa - as demandas coletivas ficam pulverizadas pelos canais e acabam se passando por demandas individuais, ms prticas de cultura e at opresso fazem com que os funcionrios engulam suas demandas com medo de retaliaes da empresa e do mercado em si. O movimento de aprovao de polticas que sabotam esse dilogo e minam o poder de intermediao dos sindicatos amparada pela promoo de uma individualizao nos ambientes remotos tem sido muito eficientes em impedir qualquer tipo de organizao.

Para que essas demandas sejam condensadas de forma que os trabalhadores demonstrem que ela coletiva, importante pra continuidade do trabalho e ao mesmo tempo se protejam de retaliaes como demisses, ameaas e afins, a parte essencial da organizao a forma como os dilogos so conduzidos, mas tambm sobre quando, com quem e pra quem essas conversas so direcionadas.

Capa da zine DMs open, com o ttulo de mesmo nome e um punho fechado demonstrando apoio e uma rede de computadores conectados com expresses sorridentes feito em ASCII

Oh, olha! Um manifesto tech que funciona!

A zine DMs Open conta um pouco das estratgias de organizao sindical remota que protegem os trabalhadores e promovem boas prticas de organizao e dilogo. Um depoimento da Kathy do New York Times Tech Guild sobre esse dilogo:

Com vrios de nossos apoiadores mais adeptos, eu pergunto 'Em que voc gostaria de trabalhar?', eu digo a eles 'Srio, escreva as suas ideias de coisas que voc acredita que fariam do seu local de trabalho um lugar melhor? Pelo que voc quer lutar? Um dia de trabalho de 3 ou 4 dias?' Anote essas coisas pois em certo ponto precisaremos que todo mundo pense nessas ideias juntos. No sei, talvez a gente organize um brainstorming no Miro ou algo assim. Sabe? H formas de realmente planejar sobre o que ns estaremos lutando por.
-Kathy (New York Times Tech Guild)

Um adendo sobre ativismo e militncia

Percebe-se em algumas falas que frequente que se refiram ativismo como se fosse a a definio de organizao ou militncia, o que pode ser uma descrio incompleta e, na maioria das vezes, incorreta.

Ativismo precisa de organizao e unio, mas o propsito dele fortalecer, ajudar ou contribuir pra um indivduo, grupo ou causa. Quando nos reunimos em Discords pra dar mentoria ou compartilhar materiais, quando criamos contedo gratuito e contribumos com Open Source ou quando ajudamos algum a conseguir um computador pra poder comear a programar. Ativismo muito importante e essencial pra que as pessoas possam resistir e superar as barreiras socioeconmicas que impedem muita gente de ingressas na rea de tecnologia.

Porm o ativismo no desafia as estruturas capitalistas hegemnicas que produzem no s as barreiras de acesso tecnologia, mas que tambm produzem a pobreza e precarizao das condies materiais dos trabalhadores.

Se em 2016 um grupo ensinava HTML, CSS e JS e isso era o bastante pra que uma pessoa estivesse pronta para o mercado de front-end, hoje sem algum Framework e uma srie de tecnologias populares a mesma pessoa j no consegue. Se antes com R$ 2.800 voc comprava um computador bacanudo pra conseguir trabalhar (Meu Acer i7 com placa de vdeo bacana foi R$ 3.200 h uns anos atrs), hoje mesmo com financiamentos coletivos online, equipamento com capacidades de hardware bem inferiores custam muito mais.

No estamos s dividindo o mesmo po com cada vez mais pessoas. Estamos dividindo progressivamente menos po pra muita gente. Mesmo com demanda de sobra e muita gente com oferta boa no mercado, houve um processo de desqualificao dessa mo de obra - pessoas com muito potencial e que as vezes j desenvolvem por conta prpria se leiloando num mercado inchado que mesmo com o discurso de dficit que j est fazendo aniversrio de uma dcada, se d ao luxo de aumentar progressivamente os requisitos, contratar pessoas que outrora seriam consideradas em um nvel profissional pleno como jniores e ainda subsalari-las pela pejotizao.

A Virgnia Fontes, professora da UFF, Historiadora e mestre em Filosofia fez esse vdeo timo sobre o termo "Pobretologia", que a criao de polticas assistencialistas que apesar de ajudarem a populao, so pensadas pra amansar a mesma da luta por direitos concretos.
Outro material dela que indispensvel pra pessoas de tecnologia seu vdeo sobre tecnologia e guerra de classes.

Precisamos sim do ativismo pra melhorar nossas condies individuais pois com essas conseguimos contribuir cada vez mais com aes que vo impactar as nossas condies como trabalhadores, mas apenas resistncia sem luta no salva o sapo de uma panela cada vez mais quente.

Como posso comear a me organizar?

No meu ponto de vista, a organizao para nossa categoria de trabalho possu 3 pilares:

Conhecer
Pra se entender como pessoa trabalhadora voc precisa conhecer sua histria, seus direitos, seus deveres. No h luta sem saber pelo que lutar.

Dialogar
No podemos ser idealistas. A luta coletiva nasce do pensamento coletivo - converse com outras pessoas, exponha seus ideais, suas contradies e dores. Ningum incorpora uma luta em que no se reconhece na dor e no sonho do outro.

Disputar
Nos nossos espaos os discursos desmobilizantes, individualistas, apolticos e at contrrios aos nossos direitos so onipresentes - precisamos urgentemente disputar essa narrativa, e isso s possvel se apoiando nos pilares anteriores.

Esses passos devem estar sempre guiados pela seguinte premissa:

O que ns como classe trabalhadora sonhamos para ns?

Eu sei que parece pouco perto do posicionamento inflamado e extasiado que a frase vamos nos organizar evoca, mas a nossa categoria precisa ter muita clareza sobre quais sonhos coletivos nos organizaremos ao redor. Infelizmente esperar que uma categoria privilegiada se enxergue nas mesmas contradies e dores que, por exemplo, os metalrgicos na dcada de 80. Mesmo algumas pessoas de TI que reproduzem um discurso de organizao e conscincia de classe, no fundo, no se enxergam no mesmo patamar das outras categorias de trabalho - h sempre um discurso sobre a nossa luta individual, como somos capazes e estudiosos e h sempre uma tokenizao do pobre, como uma figura fraca e com pouco conhecimento e que deve ser protegida das promessas da rea de TI e que no deve ser bombardeada com discursos muito profundos de poltica e sociedade.

Os trabalhadores de TI que vemos se organizando ao redor do mundo tiveram suas condies materiais provenientes de grandes salrios e grandes empresas, seus direitos, conforto e perspectiva de futuro subjulgados de tal forma, que s naquele momento eles se reconheceram como trabalhadores iguais aos que os servem caf. Dessa forma a classe enxergou no s como uma canetada, lobby ou ao de mercado pode mudar completamente as condies de uma categoria e de toda classe, como tambm entendeu que se a gente no lutar constantemente pelos nossos direitos, mesmo com uma srie de privilgios, viajando pro exterior e com muita grana investida, as nossas condies podem ser rescindidas quase que num piscar de olhos.

Ns no precisamos esperar que algo de ainda mais terrvel acontea pra que passemos a agir, mas tambm no podemos desperdiar nosso discurso e esforos tentando movimentar um grupo majoritariamente cis, branco e abastado apenas com discurso moral e de empatia.

Conheam e compartilhem da nossa histria, da tecnologia da informao na viso poltica e social, como ferramenta de poder poltico, como ferramenta de ascenso social, mas tambm como ferramenta de guerra. Dialoguem com seus pares, especialmente com as pessoas que vocs sentem que esto abertas a entrar nesse tipo de contradio, compartilhar suas dores e sua fora - a trepadeira no cresce nem multiplica se plantada no cimento. Disputem as narrativas liberais e individualistas e com coragem e unio percebam nossos lugares comuns e sinalizem esse espao.

Enquanto no fizermos isso, continuaremos sendo vtimas de explorao, precarizao e aes coordenadas de mercado que afetam em massa a vida de milhares de trabalhadores se passaro como mero reflexo de mercado - conforme essa carta aberta de um fundo de investimentos para Google, no s pra reduzir o quadro operacional, mas tambm como um movimento pra recontratar com salrios menores.

Carta do TCI fund para a Alphabet apoiando a reduo de quadro e sugerindo o corte salarial

Muito cedo nas discusses efervescentes de internet eu senti falta de uma definio clara do que luta pra nossa categoria - e no sei vocs, mas eu acredito que se eu subisse num palanque e dissesse tudo aquilo que eu acredito que deva mudar, poucas pessoas me aplaudiriam e menos ainda me seguiriam. Isso porque esse quefazer construdo junto.

Discusso (de qualidade, no de Twitter) construda com muito trabalho, e a organizao nasce da conscincia que emerge dessas discusses, das nossas contradies coletivas. Ns no temos luta, no temos figuras, representantes, no temos sonhos que no sejam familiares ou individuais, estamos alienados do nosso trabalho e alheios do futuro da nossa soberania nacional de tecnologia - mas temos histria, acesso, comunidades, ativismo, direitos, vontades e dores - e eu tenho a esperana de que sero esses os pilares que nos apoiaremos quando o vento mudar, e neles que construiremos quando a tempestade passar.

Como bem disse o Don L em "primavera", voltemos a falar dos nossos sonhos pelas manhs para que ningum silencie nossa voz.


Original Link: https://dev.to/lixeletto/e-possivel-a-organizacao-de-trabalhadores-da-bolha-de-ti-brasileira-3ikp

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To