Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
December 30, 2022 07:01 pm GMT

Faa do seu objetivo uma maratona, no uma sprint

O ano era 2002; eu trabalhava como suporte tcnico em um provedor de internet discada local. Entre uma chamada e outra, sempre tinha uns perodos de ociosidade, e apesar de muitas vezes eu passar o tempo jogando MUD ou conversando no IRC, eventualmente eu comecei a blogar, e foi a que as coisas comearam a mudar. Vendo o que os outros blogs estavam fazendo, eu comecei a aprender HTML e CSS pra deixar o meu blog bonitinho e customizado. Algum tempo depois, eu comecei a criar templates gratuitos pra outros blogs (tinha at site, se chamava "casa dos layouts"), e isso me levou a ganhar uma competio organizada pela plataforma de blog que eu usava na poca (Blig). O prmio era um livro; eu escolhi um livro sobre como criar sites em PHP, e foi assim que eu aprendi a programar nessa linguagem.

Vinte anos depois, escrever a minha ocupao principal, mas o PHP sempre teve e sempre ter um espao importante na minha vida e na minha carreira. Foi a linguagem que me formou como desenvolvedora, foi a linguagem na qual criei projetos que pagaram as minhas contas por muitos anos, a linguagem na qual criei e continuo criando projetos experimentais e de cdigo aberto que atendem minhas necessidades e me proporcionam aprender sobre tecnologias novas. Mais importante, a comunidade PHP foi a que me acolheu e me apoiou quando precisei, me ajudou a crescer e ter meu trabalho reconhecido em conferncias e outros eventos.

E no foi fcil, sabe? Pensei em desistir vrias vezes. Primeiramente, porque aprender a programar bem difcil, e a gente tende a esquecer isso. Era bem mais difcil h 20 anos atrs, com to pouco contedo em portugus. Os livros estavam sempre desatualizados, alm de serem bem caros. A comunidade de desenvolvedores no era to inclusiva. Mas a parte mais difcil era mesmo "fazer dinheiro". Passei momentos em que eu tava to quebrada que no tinha dinheiro pra passagem de nibus pra ir pra faculdade. Enquanto isso, alguns amigos da faculdade (os ricos) j tinha at carro, no tinham de trabalhar, e alguns inclusive cursavam duas graduaes em instituies federais, ou seja, ocupando vagas de pessoas que realmente no tinham como pagar ensino privado. Eu sentia que aquilo era uma tremenda injustia, mas o baile tem que continuar. Ento eu continuei, mas no na faculdade - eventualmente larguei para me dedicar ao trabalho e pagar minhas contas, e apesar de tudo eu tive sucesso na minha carreira como auto-didata e sem um diploma acadmico na rea.

De tempos em tempos, importante parar pra pensar nas nossas conquistas, porque a gente tende a esquecer com facilidade o quo difcil era no incio. Tambm importante passar a mensagem pra quem est comeando agora, que no comeo difcil mesmo, mas as coisas vo melhorando com o tempo. Se eu encontrasse hoje com a Erika de 20 anos atrs, esses so os conselhos que eu daria para ela:

  • difcil ser realmente boa em algo. Mas vai ter um divisor de guas, um ponto onde voc quer tanto aquilo, que vai estar disposta a "pagar o preo" o que na maioria das vezes no em valor monetrio, mas em tempo e dedicao. Dinheiro no pode comprar essas coisas.
  • Por um tempo que vai parecer muito longo a princpio, voc vai sentir que no tem progresso, e voc vai se sentir frustrada. Voc pode at pensar em desistir. Mas voc precisa realmente confiar no processo! Quando voc passar do ponto onde as ondas esto quebrando, voc vai conseguir se mover mais rpido e vai passar a ter prazer no processo em si, sem ficar to obcecada com o resultado final.
  • Mudana significativa requer um comprometimento de longo termo. Isso no uma sprint, uma maratona. Voc precisar manter o ritmo e focar na consistncia, isso muito mais importante do que velocidade.

Alguns de vocs devem saber que eu gosto de musculao. Apesar de no ser algo completamente novo na minha vida, e eu estar frequentado a academia de forma inconsistente por muitos anos, foi apenas em 2022 que eu decidi levar isso a srio, com o objetivo de ficar realmente forte. E essa experincia tm sido uma grande lio de perseverana e humildade, j que o progresso extremamente lento, apesar do grande esforo aplicado. Por muitos meses, no tinha nenhuma mudana visvel; e isso me lembrou muito aprender a programar a frustrao, a sensao de que era mais fcil pras outras pessoas, que eu no era boa o suficiente ou no estava me dedicando o suficiente. Como andar milhas e milhas e no sair do lugar.

Mas eu continuei, focando em consistncia, com pacincia e dedicao. Hoje eu consigo ver claramente a diferena, eu estou realmente levantando pesos mais pesados do que h alguns meses atrs, e a prtica se consolidou na minha rotina como algo prazeroso que eu j acordo animada pra realizar. Eu acredito que essa parte a mais importante, inclusive consistncia gera dividendos, e pra isso voc tem que jogar o jogo longo.

Erika flexing

Nessa poca do ano, natural pensarmos sobre as nossas conquistas do ano que est para terminar, e se conseguimos ou no alcanar metas que traamos no incio do ano. Ento eu te fao um pedido: por favor, extenda para si a mesma generosidade que oferece aos outros. Muitas vezes nem notamos, mas sempre h progresso. No mnimo, voc aprendeu algumas formas diferentes que no vo funcionar para voc no futuro. Descanse, recarregue as baterias, pense sobre o que quer conquistar em 2023. E qualquer que seja o seu objetivo para o ano novo, lembre-se de fazer dele uma maratona, e no uma "sprint".


Original Link: https://dev.to/erikaheidi/faca-do-seu-objetivo-uma-maratona-nao-uma-sprint-47je

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To