Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
November 28, 2022 12:18 am GMT

Melhorando a acessibilidade das suas postagens nas redes sociais

Antes de qualquer coisa

A acessibilidade abrange diversos pontos importantes. Neste artigo, conseguiremos abordar assuntos relacionados a descrio de imagens, vdeos e legendas. Contudo, a preocupao com esse tema no se restringe apenas a esses detalhes. Ento convido vocs a pesquisarem e aprenderem tambm aos poucos cada vez mais sobre esse tpico.

Dica de ordem de descrio

Isso j foi relatado nos artigos anteriores e, se voc est chegando aqui por este artigo, te convido a conhecer a srie sobre acessibilidade que tenho construdo por aqui. Mas, segue novamente: em conversas com um amigo de trabalho chamado Daniel Meneses que uma pessoa com deficincia visual, recebi mais algumas dicas de como deixar a descrio de maneira que fique mais fcil compreender. Ele disse que o ideal que a descrio da imagem seja feita da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Descrevendo imagens

Instagram

- Verso Web:
Ao adicionar a imagem que deseja postar, logo ao lado direito dessa imagem teremos diversas opes. Uma delas a de acessibilidade, em destaque na cor vermelha na imagem abaixo. Ao clicar nessa opo, voc poder incluir o texto descrevendo o que consta nessa imagem.

Print da tela do instagram em um navegador, no momento de colocar o texto da postagem. Do lado esquerdo, uma imagem qualquer apenas para simular o post. Do lado direito, consta o espao para digitar o texto da postagem, um campo para adicionar a localizao, um campo chamado acessibilidade para poder adicionar o texto descritivo e a ltima opo de configuraes avanadas.

- Verso Mobile [Android]:
Infelizmente na verso mobile, essa opo fica bem mais escondida. Mas vamos l. Seguindo os prints da imagem abaixo, no primeiro estamos mostrando que aps adicionar a foto que deseja postar no Instagram, voc pode descer at o final da tela. L, encontrar a opo escrita "Configuraes avanadas" ou "Advanced settings". No print ao lado, mostro a tela seguinte, ou seja, depois de clicar em configuraes avanadas. Nessa nova tela, voc tambm dever ir at o final da pgina, onde haver uma opo "Escreva o texto alternativo" ou "Write alt text". Aps clicar nessa opo, vamos para a terceira tela, que mostro no terceiro print. Nela, aparece a foto em miniatura e ao lado, um campo onde voc pode colocar o texto descrevendo a foto que ser postada.

A descrio da imagem consta no texto logo acima, explicando as opes e o passo a passo do que deve ser feito.

Nessa explicao, trouxe o exemplo em um celular que tem como sistema operacional o Android. Para iOS, muitas das opes so parecidas. Basta voc identificar o item de configuraes avanadas antes de postar a foto.

LinkedIn

- Verso Web:
Particularmente, no gosto muito do formato e do espao disponibilizado pelo LinkedIn para fazer descrio de imagem. Mas ainda assim mostrarei como e o que fao nas minhas postagens de diferente. Logo aps adicionar a imagem ao post que est sendo feito, na parte debaixo da janela do post tem a opo "texto alternativo". Infelizmente s 300 caracteres so disponibilizados. Isso pode ser pouco, dependendo da imagem e do que necessrio descrever.

Print da tela para adicionar descrio da imagem aps anex-la ao post que ser feito no Linkedin.

Uma alternativa tem sido escrever no texto da postagem "Descrio da imagem" ou "Descrio alternativa" e escrever no texto mesmo essa descrio, aproveitando uma quantidade maior de caracteres. Pelo menos tem sido essa a alternativa que tenho aplicado nas minhas postagens e nas postagens de comunidades que ajudo a gerenciar.

- Verso Mobile [Android]:
Assim como na verso web, tambm s temos 300 caracteres disponveis para descrever a imagem. Ento, neste caso, acabo aplicando a mesma alternativa que fao na web: descrevo no prprio texto do post, sinalizando antes como "Descrio da imagem" ou "Descrio alternativa".

Contudo, caso queira descrever nessa opo padro do aplicativo, clique nos trs pontinhos que esto no canto direito inferior e, ao clicar neles, aparecem duas opes: Stickers e Alt Text. Neste caso, clicar em Alt Text. Aps isso, voc pode descrever a imagem no campo de texto disponibilizado na tela.

Print mostrando duas telas do aplicativo. A imagem da esquerda mostra uma imagem de exemplo e, em destaque, trs pontinhos que esto no canto direito inferior e, ao clicar neles, aparecem duas opes: Stickers e Alt Text. Neste caso, clicar em Alt Text. A imagem da direita, mostra a mesma imagem e um campo disponvel para descrever a imagem em texto.

Nessa explicao, trouxe o exemplo em um celular que tem como sistema operacional o Android. Para iOS, muitas das opes podem ser parecidas.

Twitter

- Verso Web:
J o Twitter, nos disponibiliza mais caracteres para descrio (que no caso so 1000) e, particularmente, nunca usei o texto para descrever nessas situaes, at porque o tweet tem menos espao disponvel que a descrio alternativa. Para fazer essa descrio, aps adicionar a imagem, voc pode clicar na opo "add description" ou "adicionar descrio", localizada logo abaixo da imagem adicionada. Ou clicar na opo de edio e, em seguida, clicar em "alt". Aps isso, ter um campo disponvel para adicionar o texto descritivo.

Print da imagem com as opes descritas acima no texto deste tpico.

- Verso Mobile [Android]:
No aplicativo, aps adicionar a imagem que voc quer postar, logo abaixo, no canto inferior direito h um boto escrito "+alt". Ao clicar nessa opo, voc tem um direcionamento para a prxima tela, na qual aparece um campo onde voc poder adicionar o texto que descreve a imagem anexada.

Print de duas telas do aplicativo do Twitter. Na primeira h o destaque para a opo "+ALT" para clicar e adicionar um campo que est na segunda tela, que fica disponvel para adicionar o texto descritivo.

Nessa explicao, trouxe o exemplo em um celular que tem como sistema operacional o Android. Para iOS, muitas das opes podem ser parecidas.

OBS: Essas descries tambm podem ser feitas em imagens em formato .GIF, as quais voc pode descrever os movimentos que esto acontecendo.

Legendando vdeos

importante destacar o seguinte:

Legenda diferente de Libras.

Libras uma lngua, assim como o portugus, ingls, entre outros. A legenda, normalmente fazemos na lngua que a pessoa que est falando est usando, ou traduzindo para outra lngua. Mas ainda assim, no a mesma coisa para pessoas que tem como lngua materna Libras. A estrutura e as regras so diferentes. Ento importante ter em mente que, talvez, a legenda no seu vdeo esteja ajudando as pessoas, mas no tanto quanto poderia ser com Libras.

Sei tambm que para usarmos Libras, teramos que aprender ou contratar o trabalho de quem saiba fazer para interpretar. E que no necessariamente so coisas fceis de se fazer.

E tudo bem. Aos poucos vamos aumentando e melhorando a acessibilidade em nossos materiais, de acordo com o que for possvel. At porque, pelo que dissemos no comeo deste artigo, acessibilidade vai muito alm e podemos discutir esse assunto em um artigo separado.

Mas uma das ferramentas que eu tenho usado para a legenda de vdeos meus o Capcut. Sei que existe tambm para computador, mas 100% das vezes que usei, foi pelo aplicativo no celular. Recomendo que voc tire um tempo para explorar a ferramenta. Mas de cara j indico que voc sempre revise a legenda que ele gera automaticamente antes de postar. Algumas palavras ele ainda no entende perfeitamente.

Se voc conhecer outras ferramentas que ajudam nessa tarefa, fique a vontade para compartilhar sobre ela nos comentrios.

Outras redes e outras dicas

H muitas outras redes sociais e, provavelmente, muitas delas tem opes semelhantes de como adicionar descrio de imagem ou vdeo. Mas a dica que fica : sempre pense em adicionar algo de acessibilidade nos seus trabalhos. Os pblicos so diversos e podemos praticar a incluso fazendo a acessibilidade ser um requisito para o que fazemos.

E pense bem: mesmo que d um pouco mais de trabalho, lembre-se das pessoas que poderiam aproveitar o que voc est compartilhando, mas no iro, quando voc "esquece" de colocar uma descrio, uma legenda ou qualquer item de acessibilidade no seu contedo.

Espero que as dicas sejam teis e, caso voc tambm tenha dicas de acessibilidade que podem ajudar, compartilhe! Pretendo trazer outras dicas tambm que tenho aprendido no dia-a-dia, ento continue acompanhando as prximas postagens.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.


Original Link: https://dev.to/feministech/melhorando-a-acessibilidade-das-suas-postagens-nas-redes-sociais-27l5

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To