Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
October 27, 2022 03:16 am GMT

Construindo um currculo para DevRel

Antes de comearmos

As pessoas que hostearam e organizaram esse Twitter Space conversaram sobre como construir um currculo para aplicar para vagas DevRel, entre outros assuntos bem interessantes. Caso voc entenda ingls, sugiro fortemente que escute, pois ficou gravado no mesmo link.

Eu estava acompanhando o contedo e achei bastante importante, ento fui at o tweet em que vi a divulgao e perguntei se poderia traduzir alguns dos tpicos levados pelas pessoas e concordaram, ento aqui vai. Vai ser uma mistura de dicas que recebi durante o space e durante a minha vida at aqui, ento importante ressaltar que isso no uma receita definitiva de ter um currculo matador, no trabalhamos com click bait por aqui.

De qualquer forma, aproveitem. E fiquem vontade, como sempre, para complementar esse contedo comentando e trazendo suas sugestes.

Deixo aqui registrados os crditos para as pessoas que organizaram e hostearam esses space, conheam os twitters: @virtualized6ix, @NoDegreeDotCom, @blackgirlbytes e @hola_soy_milk.

Modelo de currculo

Podemos comear com o ponto de que existem diversos tipos de modelos de currculos. Voc pode buscar um no Google ou at mesmo ir diretamente no Canva. Vai muito do seu gosto. E tambm importante lembrar que um currculo depende do foco que voc quer dar para ele e, essa dica cabe em qualquer funo, no apenas para pessoas que querem aplicar para vagas de Developer Relations ou funes correlatas que j aprendemos nos artigos anteriores.

Entendendo a vaga para a qual voc vai aplicar

Lembre-se que no existe um nico modelo de currculo para todas as vagas, ainda que sejam parecidas. importante ajustar para cada tipo de vaga que deseja se candidatar, destacando os itens mais solicitados. J falamos aqui do foco, ento uma das coisas que voc precisa entender so os requisitos da vaga e, se possvel, para quem voc ir responder. Isso pode mudar bastante a sua atuao como Developer Relations no dia-a-dia. Caso isso no seja possvel, importante voc se lembrar de perguntar na sua entrevista, afinal de contas no h nada de errado em entender como e com quem voc ir atuar na empresa.

Sou iniciante e tenho pouca ou nenhuma experincia tcnica

Isso no impeditivo. Inclusive, existem empresas diferentes no mercado e algumas delas contratam pessoas Developer Relations Sandy/Junior. E no h nada de errado nisso. Nesse caso, voc pode focar em suas habilidades que chamamos de soft skills. Por exemplo: sua comunicao.

Muitas vezes, mesmo sem experincia, somos uma pessoa DevRel antes mesmo de trabalhar com essa funo. Isso porque j faz parte de ns compartilhar aquilo que aprendemos, ajudar as pessoas, entre outras habilidades.

Comece aos poucos. Teste possibilidades de compartilhamento de contedo, como escrever artigos, fazer vdeos, transmitir lives, ou qualquer outro formato. E no se preocupe se o seu contedo iniciante ou no. Destaque a importncia de uma pessoa iniciante ensinando uma outra pessoa iniciante. Muitas das vezes, mesmo que algumas pessoas sejam mais experientes, elas acabam utilizando termos extremamente tcnicos, uma linguagem que as pessoas em comeo de carreira ainda no esto acostumadas. E voc, que est dando seus primeiros passos, ao compartilhar algo que aprendeu, vai utilizar uma linguagem que outras pessoas no mesmo estgio da carreira que voc, vo entender, porque estar bem mais amigvel.

Esse um dos pontos mais importantes dessa rea: saber se comunicar e transmitir uma informao de maneira que o pblico alvo compreenda. Ou, no mnimo, sinta-se confortvel em absorver para discutir o assunto.

O que destacar

  • Nmeros: nem sempre os nmeros importam. O que conta, no final do dia, o impacto causado. Caso seja necessrio ou caso queira, voc pode compartilhar no currculo alguns nmeros como artigos, engajamentos em seu twitter, visualizaes em seus vdeos e lives, entre outros. Mas no necessariamente algo que vai fazer diferena se voc no consegue entender se suas aes tem ou no impactos positivos.

  • Contando experincias: voc pode sempre ressaltar suas experincias em comunidades de tecnologia. No apenas de quais voc faz parte ou at mesmo ajudou a fundar. Mas principalmente como voc interagiu e ajudou a comunidade a evoluir. Qual o impacto do ambiente para as pessoas na comunidade e como isso afeta o seu dia-a-dia e o delas. Construir comunidades e relacionamentos outra parte principal no papel de uma pessoa DevRel. Aproveite e destaque sobre isso tambm.

  • Trabalhos anteriores: pode ser que para ns, um trabalho anterior no faa a menor diferena ao nosso lado profissional atual. Ou achamos que apenas trabalhos como pessoas desenvolvedoras, por exemplo, que vo de fato, valer para as pessoas recrutadoras. Mas tudo o que vivemos, nos tornou o que somos hoje. E o que vivemos hoje tambm construir nosso eu do futuro. Ento tente enxergar quais caractersticas de funes anteriores agregam em caractersticas que te fariam uma boa pessoa DevRel. Por exemplo: pessoas que trabalham com suporte tcnico (help desk) aprendem a se relacionar com pessoas, sejam elas clientes ou no, e tambm a ajud-las, alm de encontrar diversas formas para resolver problemas. E essas so diversas habilidades que podem fazer a diferena para uma pessoa DevRel.

  • Contedos: se voc j produz contedo, lembre-se sempre de compartilhar em suas redes sociais. Quando as pessoas tem acesso ao nosso contedo, pode ser um passo para lembrarem de ns em outros momentos. Seja para utilizar nossos materiais e serem impactadas, aprendendo algo novo, seja para indicar para funes DevRel, entre outros. E se voc tiver uma forma de centralizar isso, bem interessante de linkar no seu currculo. Uma ferramenta muito boa para isso o Polywork. Se voc ainda no tem acesso, pode usar o meu link como convite.

E sobre os seus contedos, lembre-se de focar nos feedbacks construtivos e no nas pessoas que apenas discordam do que voc fez por discordar. Vamos focar no que nos far evoluir e no o contrrio.

Melhores momentos

interessante pensar que o currculo acaba quase sendo um sumrio dos melhores momentos, os highlighs. E a partir deles, voc pode impactar as pessoas recrutadoras, deixando-as curiosas para conhecer mais sobre a sua histria. E voc pode aproveitar a entrevista para entrar em maiores detalhes.

Projetos

Voc pode criar uma seo no seu currculo, por exemplo, para destacar seus projetos realizados. Lembre-se: no importa a quantidade de projetos, nem a quantidade de pessoas envolvidas, mas sim o impacto causado. Um tipo de projeto que pode acontecer uma mentoria. Voc pode disponibilizar parte do seu tempo para mentorar pessoas que tem interesse na rea, compartilhando suas aes, suas experincias e isso entra no seu currculo tambm.

Dicas importantes

  • Cuidado com a quantidade de aes e projetos para no chegar nem perto de ter burnout;
  • Foque sempre na construo de comunidades e no impacto;
  • Experincia tcnica no tudo, soft skills so importantes tambm;
  • Siga e acompanhe outras pessoas que atuam como DevRel, interaja com essas pessoas sempre que possvel. Construir uma rede ajuda muito nessa rea;
  • Esse papel uma jornada. Nada ser construdo do dia para a noite. Ento v com calma. E compartilhe a sua jornada com outras pessoas. Voc pode ser a inspirao para algum;
  • Pessoas com pouca ou nenhuma experincia podem ser excelentes no papel de DevRel. Isso porque elas podem fazer algo que quase ningum mais consegue: as perguntas certas e aprender junto com a comunidade. E o impacto de mostrar como aprender e como fazer gigantesco;
  • Por fim, tudo muito mais sobre engajamento e o ambiente que voc constri nas comunidades ao seu redor. isso o que mais vale.

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.


Original Link: https://dev.to/feministech/construindo-um-curriculo-para-devrel-1fka

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To