Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
October 16, 2022 10:24 pm GMT

Programao orientada a testes?!

Para comear

Ao construir um projeto, um sistema ou at mesmo um simples cdigo, nos bate aquela dvida: ser que o que eu construi est funcionando corretamente? ai que surge a necessidade de implementar testes em seu cdigo, como o prprio nome diz, testar se o que voc escreveu est retornando o esperado.

Testes unitrios e TDD

Agora que j vimos um pouco sobre a importncia de termos teste em cdigo, vamos ver a diferena entre Testes unitrios e TDD. Testes unitrios so trechos de cdigo que vo "exercitar" a entrada, sada e comportamento do seu cdigo, j o Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) uma forma de pensamento, que consiste em escrever testes primeiro do que o cdigo.

isso mesmo que vocs leram. Testar antes mesmo de escrever o cdigo.

O grande motivo desse pensamento que quando criamos os testes para cdigo que at mesmo nem existem ainda, o processo de criao desse cdigo se torna muito mais fcil, pois voc j sabe "onde quer chegar" com ele.

O ciclo do TDD

Mesmo sendo mais fcil construir o cdigo tendo seu teste criado, no significa que acertaremos de primeira. Aqui falarei talvez da coisa mais importante da metodologia do TDD, o ciclo de funcionamento dele. O ciclo formado por trs etapas:

  • Escrever um teste e fazer ele falhar (se estamos escrevendo o teste primeiro claro que ele ir falhar)
  • Escrever o cdigo que ser testado pelo seu teste
  • Refatorar o cdigo para algo mais otimizado

Essa imagem representa bem o que quero dizer:

Image description

Para finalizar

E estamos chegando ao fim desse artigo pessoal, ele foi bem curtinho com o intuito de dar apenas novas vises sobre a importncia de se fazer teste em nosso cdigo, independentemente da linguagem utilizada. Utilizando o TDD seu cdigo fica mais confivel e legvel, pode ser difcil aplicar essa metodologia no comeo mas com o tempo fica mais fcil!

Materiais de referncia


Original Link: https://dev.to/devs-jequie/programacao-orientada-a-testes-58dd

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To