Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
September 4, 2022 10:41 pm GMT

Os desafios de ser DevRel

Mais uma vez, gostaria de deixar claro que, em toda essa srie sobre DevRel, estou compartilhando a minha experincia e o que eu tenho aprendido nesses ltimos meses como DevRel, entendendo quais so os desafios que preciso enfrentar diariamente, assim como quais tem sido os desafios de pessoas que acompanho ou tenho proximidade e que tambm atuam como DevRel em sua vida profissional.

E, como sempre, deixo o canal aberto para comunicao e feedback. Seria muito interessante para o contedo e para outras pessoas que o acessarem, voc que tambm DevRel compartilhar um pouco dos seus desafios e suas dificuldades. Isso pode ajudar muita gente.

Desafios

Entender que atuar em comunidade nem sempre o mesmo que ser DevRel

Eu sei que estranho falar isso, mas o que quero dizer o seguinte: nem sempre a mesma forma como voc atua nas comunidades de tecnologia que voc faz parte, pode ser a mesma forma que voc poder atuar em uma empresa que te contrate como pessoa DevRel. Isso porque os processos so diferentes, assim como as demandas. Atuar em comunidade te possibilita ter experincia para atuar como DevRel, porque vai te ajudar nas questes de comunicao, networking, aprender a compartilhar conhecimento, gerar contedo e produzir eventos. Contudo, ao entrar em uma empresa, muitas vezes voc precisar entender processos e burocracias internas para executar diversos projetos. Mas prefiro falar disso em um tpico separado (a seguir).

Aprender novos processos e a lidar com burocracias

Voc precisar entender como as diversas reas de uma empresa funcionam, at para saber com quem falar, quais so os requisitos e regras que voc precisa cumprir para organizar ou participar de um evento, por exemplo, entre diversas outras coisas. Dependendo do tipo de empresa, podem existir regulamentos e cuidados a serem tomados diferentes. Por exemplo: atuar em um banco, que tem muito cuidado em relao segurana da informao e s regras do BACEN (Banco Central do Brasil), bem diferente de atuar em uma instituio de educao, que mesmo que tenha a questo de segurana da informao, j tem em sua essncia a regra de compartilhar conhecimento.
Procure sempre ter uma comunicao aberta e transparente, converse, alinhe com as reas de marketing, tecnologia/engenharia, comunicao, gesto de pessoas e, se necessrio, alinhe sempre tambm com os times de compliance e jurdico. Nem s de documentao tcnica vive a pessoa DevRel. Esses processos novos que voc aprender, valem muito a pena serem documentados. Assim voc ter todas as reas na mesma pgina que a sua e saber como atuar em cada projeto que for executar.

Simplificar a comunicao

Como j citado anteriormente, possvel que seja necessrio alinhamento com diversas reas, inclusive algumas que no so de tecnologia. importante voc conseguir simplificar a sua comunicao para que pessoas "no-tcnicas" entendam o que voc precisa para realizar seus projetos.
Alm disso, tambm importante praticar e aprender a simplificar sua comunicao (oral, escrita, no-verbal) no momento em que precisar compartilhar conhecimento. Isso porque voc pode lidar com pessoas iniciantes e pessoas que j possuem anos de experincia. E importante que ambos os lados entendam o que voc precisa passar.
A dica aqui a prtica, ela vai te ajudar a melhorar cada vez mais a maneira de se comunicar. E, sempre que puder, pea feedback. O feedback pode te fazer perceber tanto pontos que precisam melhorar, quanto pontos positivos que voc j alcanou, mas no necessariamente conseguiu notar antes.

Engajar pessoas para os projetos

Lidar com pessoas de maneira geral sempre um desafio, no meu ponto de vista. Independente da rea que voc atua, mesmo as que esto distantes da tecnologia. Mas acredito que buscar assuntos de interesse pode ser um ponto que vai te ajudar a engajar a participao das pessoas num evento. Estar perto de quem atua em tecnologia na empresa em que voc trabalha e manter a comunicao aberta vai te ajudar a conhecer um pouco mais das dificuldades dessas pessoas e do que elas precisam. Isso pode ajudar muito na experincia do dia-a-dia e vai te permitir se aproximar cada vez mais dos times, facilitando seu trabalho quando voc precisar da participao efetiva delas. Alm disso, seu relacionamento com as comunidades de tecnologia pode te fazer ter a sensibilidade de entender como e quando atuar em determinados assuntos, sejam eles tcnicos ou no.

Deixar projetos e contedos acessveis

Para mim, isso um exerccio dirio. Nem sempre consigo deixar tudo acessvel, mas tento aprender com as comunidades e as pessoas com as quais eu trabalho. importante pesquisar, perguntar, correr atrs e deixar o mais acessvel possvel. Comece tendo a preocupao de descrever as imagens que voc usa. Entenda os pblicos que voc tem e quais novos pblicos voc pode atingir, sempre pensando em diversidade e levando essa preocupao tambm para a empresa na qual voc trabalha.
Por conta de alguns aprendizados, comecei a escrever alguns artigos que voc pode encontrar clicando aqui sobre acessibilidade. Fique vontade para complementar com as suas dicas tambm.

Mtricas

Essa tem sido a minha maior dificuldade. Existem diversas mtricas que podem te ajudar a mensurar algumas de suas aes, apesar de ser importante existir um alinhamento que nem sempre as coisas podem ser mensurveis a curto prazo. Dependendo de suas aes, o resultado pode ser colhido apenas meses depois.
Mas o que tenho feito bastante entender os feedbacks. Praticamente todas as aes eu peo feedback. Nem sempre consigo grandes nmeros de respostas, e aqui mora um outro desafio dirio. Mas o retorno dos feedbacks me faz entender alguns pontos de melhoria e como posso atuar das prximas vezes.

Lidar com a sade mental

sempre bom lembrarmos que somos seres humanos. Ns tambm cansamos, tambm ficamos com alguns bloqueios de criatividade, tambm podemos ter dificuldades, tambm temos dias ruins vez ou outra, enfim. importante cuidarmos de ns e da nossa sade. Criar contedo, interagir com pessoas diversas, lidar com desafios dirios, tudo isso pode ser bem cansativo. Saiba respeitar seus momentos de descanso. E faa terapia, se tiver a oportunidade para isso.

Desligar o "eu DevRel"

Quando trabalhamos com pessoas e criao de contedo, precisamos ter muito cuidado para no fazer isso 100% do nosso tempo, inclusive o que deveria ser destinado para descanso. Acabamos sempre ficando nas redes sociais, nas horas vagas vamos atuar nas comunidades que apoiamos, ajudar em projetos, fazer mentorias, entre outras coisas. No acho que isso seja necessariamente errado, mas entendo que importante termos cuidado para nossa vida no virar completamente para o nosso "eu DevRel" e esquecer de viver outras coisas tambm. Como o tpico anterior disse, importante cuidar da sade mental.

Aprendizados

Atuar como DevRel pode te tirar bastante de uma rotina. Claro que muitas das vezes voc pode saber exatamente quais so os projetos em que vai atuar, mas muita coisa pode ser aprendida no decorrer dos dias. As pessoas so caixinhas de surpresas e cada uma carrega consigo uma bagagem de histrias.
No enxergo o trabalho de uma pessoa DevRel apenas como algum que s se preocupa com o aprendizado e evoluo tcnica dos times de tecnologia e das comunidades, mas tambm algum que pode inspirar outras pessoas das mais diversas formas. Ento ainda que diversos pontos aqui tenham sido apontados como os principais desafios que vivi ou vivo at o momento, eles tambm se tornaram grandes aprendizados. Ento, gostaria de te encorajar a enxergar as dificuldades como novos aprendizados, que podem te fazer evoluir tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Afinal de contas, mais importante que a tecnologia com a qual voc atua, so as pessoas as quais voc inspira.

Espero que, alm dos desafios, essas tenham sido dicas interessantes para quem tem interesse em se tornar DevRel. Se voc j trabalha na rea e quiser, por favor, complemente o contedo com os seus maiores desafios tambm e o que tem feito para aprender com eles. sempre bom ter outros pontos de vista.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.


Original Link: https://dev.to/feministech/os-desafios-de-ser-devrel-24po

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To