Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 27, 2022 04:59 pm GMT

Arquitetura de Sistemas Operacionais 3

E agora para finalizar a histria dos Sistemas Operacionais do livro, vamos para os anos 1980 e 1990, depois disso o livro apenas faz especulaes, mesmo que algumas tenha realmente acontecido, eu prefiro falar apenas sobre os assuntos que o livro d uma afirmao.

Dcada de 1980

Nos anos 80 foi dada a largada para os PC's, graas a IBM, que criou a filosofia de computadores pessoais. O primeiro computador usava o processador da Intel e um sistema operacional da Microsoft.

Os sistemas que dominavam os mini e superminicomputadores, eram os sistemas multiusurios, com destaque para os baseados em Unix. Nessa poca foram feitas vrias melhores, com destaque para o protocolo de rede TCP/IP que usado at hoje.

Com a evoluo dos microprocessadores, principalmente os da Intel. Surgem os primeiros SO's comerciais com interface grfica, como o Microsoft Windows e OS/2.

Os softwares de redes passam a ser fortemente ligados aos sistemas operacionais, dando origem ao SO de rede, com destaque para o Novell Netware e o Microsoft LAN Manager.

Dcada de 1990

Nessa poca tivemos uma evoluo enorme nas reas de hardware, software e telecomunicao. O que gerou uma abertura para as aplicaes evolurem, que cada vez mais precisavam de mais armazenamento e processamento, o que ocorre at nos dias atuais.

Por conta das evolues da internet, o TCP/IP criado na dcada passada passou a ser um padro de mercado. E como a internet cresceu de forma exponencial, fez com que coisas como segurana e problema de gerenciamento/desempenho se tornassem fatores relevantes e preocupantes na hora de se desenvolver um SO integrado a rede.

A arquitetura de cliente/servidor, que antes s era aplicada em redes locais, teve um aumento de escala e passou a ser usada na internet e assim que voc consegue acessar qualquer informao independente do lugar que voc esteja. E com isso surgiram vrias coisas que temos hoje em dia, como: servidores web, correio e servidores de banco de dados.

Foi nessa dcada que os SO's baseados em interfaces grficas pegaram de verdade e se tornaram consolidados. Em 1991 o Linux surge, o SO que atualmente usado em diversas reas comerciais e acadmicos.

E nessa dcada ocorreu a popularizao dos softwares de uso livre. Como SO's que o caso do LINUX, banco de dados como (MySQL), servidores web (Apache), etc.


Original Link: https://dev.to/samoht/arquitetura-de-sistemas-operacionais-3-1gne

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To