Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 22, 2022 09:56 pm GMT

O que DevRel?

Acho bem difcil encontrar uma nica resposta para essa pergunta. No que todas elas sejam muito distantes, mas ainda que semelhantes, podem ter objetivos diferentes.

Entendendo o termo

Mas vamos por partes, certo? Primeiro, vamos entender essa abreviao: DevRel. Ela vem de Developer Relations. Traduzindo livremente seria algo como Relacionamento de Pessoas Desenvolvedoras? Uma Pessoa Desenvolvedora que cuida de Relaes?

Bom, provavelmente voc j viu esse termo em algum lugar. E apesar de ter sido considerada apenas o nome de uma rea por um tempo, hoje entendemos que o nome da profisso.

E os outros nomes?

Caso nunca tenha visto a palavra DevRel, talvez voc conhea algum desses outros nomes:

  • Community Manager;

  • Tech Community Manager;

  • Tech Writer;

  • Developer Advocate;

  • Developer Evangelist;

  • Developer Experience.

Apenas um adendo de que, algumas vezes, "Community Manager" est bastante relacionado no apenas com tecnologia, mas tambm com a rea de marketing. O que faz bastante sentido porque o termo comunidade no existe apenas na nossa rea, mas tambm em outras, principalmente as que envolvem produtos ou servios, pois cria-se a "comunidade" que usa e engaja sobre esse determinado produto ou servio.

O que uma pessoa DevRel faz?

Isso vai depender de cada empresa, mas j falaremos disso. O que importa nesse momento que o centro de todos esses nomes : relacionamento entre a empresa e a comunidade de tecnologia. Assim como tambm para a pessoa DevRel. Independente do que fizer, ela sempre vai direcionar para criar um bom relacionamento entre a empresa na qual trabalha e as comunidades de tecnologia.

Mas seguem abaixo algumas das responsabilidades que uma pessoa DevRel pode ter:

  • Criar contedos tcnicos ou sobre a carreira;

  • Criar parcerias com comunidades de tecnologia;

  • Produzir eventos, lives, vdeos, artigos, podcasts, palestras ou diversos outros tipos de contedo;

  • "Evangelizar" sobre um produto ou servio de uma empresa, divulgando como se usa ou como se constri algo usando a tecnologia em questo (apenas um reforo: note que no vender o produto, mas falar sobre ele e ensinar como se usa);

  • Participar de eventos e conferncias de tecnologia, seja como pessoa espectadora ou como pessoa palestrante;

  • Compartilhar conhecimento e engajar as pessoas da empresa e da comunidade para fazerem o mesmo;

  • Se relacionar com a comunidade para ter feedbacks do produto e/ou servio da empresa na qual trabalha;

  • Atuar em projetos de cdigo aberto (open source);

  • Entender e pesquisar sobre quais tipos de tecnologia podem ser interessantes para as pessoas da empresa utilizarem e reunir-se com possveis fornecedores;

  • Comunicar-se com diferentes reas da empresa;

  • Atuar na experincia de pessoas desenvolvedoras dentro da empresa, desde as ferramentas que utilizam no dia-a-dia, at a evoluo do seu conhecimento (mas importante no confundir com o trabalho do time de Gesto de Pessoas);

  • Entre muitas outras coisas.

Mas a pessoa DevRel faz tudo isso? s vezes sim. Mas no necessariamente. Tudo depende dos objetivos da empresa de se ter uma pessoa com essa funo.

Por que ter uma pessoa DevRel na empresa?

Essa pergunta pode variar bastante de resposta, mas eu volto ao centro de tudo que criar um relacionamento entre a empresa e a comunidade de tecnologia. Em qualquer uma das funes que citei no tpico anterior e at mesmo outras que existem no mercado, sempre haver o interesse central de parcerias com as comunidades.

Isso bom tanto para as comunidades quanto para as empresas, at porque pessoas so muito mais importantes que tecnologia e ter algum que se preocupa com isso, pode fazer bastante diferena tanto interna quanto externamente.

Alm do mais, no fim das contas, a comunidade quer emprego e a empresa quer contratar, a comunidade quer tecnologias interessantes que consiga aprender e usar e a empresa quer que a comunidade conhea seu projeto ou servio para espalhar a palavra e, quem sabe, outras empresas utilizarem tambm, assim por diante.

Para quem a pessoa DevRel responde?

Eu j vi empresas nas quais a pessoa DevRel faz parte da rea de Marketing, da rea de Produtos, da rea de Gesto de Pessoas e da rea de Tecnologia e/ou Engenharia. Isso pode trazer diversos debates, mas ao meu ver, o que mais faz sentido a pessoa responder diretamente para a rea de tecnologia. Contudo, ressalto, sem querer ser repetitiva, mas j sendo, tudo depende dos objetivos da empresa.

Inclusive, uma das dicas que ouvi neste twitter space para quando voc for se candidatar para uma vaga de DevRel, seria interessante perguntar para qual rea voc vai responder. Isso pode influenciar bastante no seu modo de trabalhar e suas tarefas no dia-a-dia.

Resumindo... tudo depende?

Sim. E ponto. Ou reticncias.

Teremos uma srie de artigos sobre DevRel, esse foi apenas o primeiro. Tem algum tpico em especfico que voc gostaria que eu falasse? Pode pedir que falaremos sobre o assunto.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.


Original Link: https://dev.to/feministech/o-que-e-devrel-40fd

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To