Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 20, 2022 10:00 pm GMT

Como deixar seu e-mail mais acessvel

Voc sabia que existe uma forma de deixarmos nossos e-mails mais acessveis mesmo ao utilizar imagens no corpo das mensagens? Ao adicionar uma imagem no seu e-mail, voc pode utilizar recursos que facilitam a descrio dessa imagem.

Tenho comeado e me preocupar cada vez mais com acessibilidade, principalmente pelo aprendizado dirio com pessoas nas comunidades de tecnologia e pelo meu trabalho como DevRel. E esse, junto a diversidade, tem sido um dos pilares dos contedos que eu tenho produzido.

Mas perceba que voc no precisa ser DevRel para se preocupar com isso. E-mails so enviados e recebidos o tempo todo, sejam e-mails no trabalho, na escola, na faculdade, na vida pessoal etc. Ento que tal voc fazer a acessibilidade ser parte do seu dia-a-dia?

E-mail do outlook

Ao adicionar a imagem no corpo do e-mail, clique em cima dela com o boto direito do seu mouse. Ao fazer isso, algumas opes sero mostradas e voc dever clicar na opo em que estiver escrito: "adicionar texto alternativo".

Print da tela para escrever um novo e-mail do outlook por um navegador. No print, consta no corpo do e-mail, uma foto minha. Em cima da foto, temos o novo menu de opes que aparece ao clicar em cima da imagem com o boto direito do mouse. E a primeira opo est escrito "adicionar texto alternativo".

Ao clicar na opo mencionada, uma nova janela aparecer em destaque na tela com a imagem em tamanho menor e um campo onde voc dever preencher com a descrio.

Print da nova janela chamada "Adicionar texto alternativo" que possui uma verso menor da foto adicionada, um campo para adicionar a descrio da imagem e no final os botes de OK e o boto Cancelar.

Em seguida, basta clicar em "OK" e pronto, sua imagem conter a descrio para facilitar que leitores de tela possam descrev-la para pessoas com pouca ou nenhuma viso.

E-mail do gmail

Ao adicionar a imagem no corpo do e-mail, clique em cima dela com o boto esquerdo do seu mouse. Ao fazer isso, algumas opes sero mostradas abaixo da imagem e voc dever clicar na opo em que estiver escrito: "Editar texto alternativo".

Print da tela para escrever um novo e-mail do gmail um navegador. No print, consta no corpo do e-mail, uma foto minha. Logo embaixo da foto, temos o novo menu de opes que aparece ao clicar em cima da imagem com o boto e esquerdo mouse. E a quarta opo est escrito "Editar texto alternativo".

Ao clicar na opo mencionada, uma nova janela aparecer em destaque na tela com um campo onde voc dever preencher com a descrio.

Print da janela que se abriu chamada "Texto alternativo" com um texto escrito "O texto alternativo  acessado por leitores de tela para ajudar pessoas com problemas em ver o contedo." E logo abaixo tem um campo disponvel para adicionar a descrio da imagem. E tambm os botes Cancelar e Aplicar.

Em seguida, basta clicar em "Aplicar" e pronto, sua imagem conter a descrio para facilitar que leitores de tela possam descrev-la para pessoas com pouca ou nenhuma viso.

Dica de ordem de descrio

Em conversas com um amigo de trabalho chamado Daniel Meneses, recebi mais algumas dicas de como deixar a descrio de maneira que fique mais fcil compreender. Ele disse que o ideal que a descrio da imagem seja feita da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Dica ao criar e-mail convidando para reunies e eventos

Nem sempre as pessoas sentem-se confortveis de abrir para todas as pessoas na empresa alguma questo de acessibilidade que poderia facilitar sua participao em reunies, eventos ou outras situaes. Em recente conversa com pessoas que atuam com Diversidade e Incluso em algumas empresas, tambm aprendi novas dicas de que podemos deixar nos e-mails a pergunta de que se houver algo que possa facilitar a participao dessa pessoa numa reunio, ou se ela precisar de algum recurso de acessibilidade, por exemplo, que eu estou disposio para ajud-la e que ela pode chamar no privado. Isso tambm ajuda em alguns casos.

Espero que as dicas sejam teis e, caso voc tambm tenha dicas de acessibilidade que podem ajudar, compartilhe! Pretendo trazer outras dicas tambm que tenho aprendido no dia-a-dia, ento continue acompanhando as prximas postagens.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.


Original Link: https://dev.to/feministech/como-deixar-seu-e-mail-mais-acessivel-1ji3

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To