Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 20, 2022 05:16 pm GMT

Arquitetura de Sistemas Operacionais 0

A partir deste post, eu irei destrinchar e explicar o que eu entendo do livro Arquitetura de Sistemas Operacionais do "Francies Berenger Machado" e o "Luiz de Paulo Maia". Desde o primeiro captulo de uma forma mais geral. Resumindo de uma forma mais fcil de entender, porm, os posts seguiro o mesmo padro dos meus posts anteriores.

reading

Neste post, irei abordar do captulo 1.1 at o 1.3.

O que um SO?

Um Sistema Operacional, nada mais nada menos que vrias rotinas, que so executadas pelo processador da mesma forma que os programas. Porm, ele tem algumas diferenas, uma delas que o SO o responsvel por possibilitar que o usurio possa usar seu computador sem ter que saber coisas como o computador e seus componentes fsicos funcionem de maneira aprofundada. Assim, voc pode jogar seu LoLzinho sem ter que programar a memria RAM rsrs.

DRAAAVEN

Mas a grande diferena entre o SO e os demais programas, est em como ele executado, no como um programa que comea e termina. As rotinas do SO so constantemente chamadas, sempre que o usurio decide fazer algo que precisa de alguma rotina do SO, ela chamada.

Com isso explicado, hora de ver as principais funes de um SO.

Funes de um SO

As funes do SO so resumidas em dois tpicos, a facilidade de acesso aos recursos do sistema e o compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida.

Facilidade de Acesso aos Recursos do Sistema

Sempre que voc usa o mouse, ou digita algo no seu teclado, ou v algo na sua tela. Voc faz isso sem se preocupar em como estabelecer uma conexo entre a CPU e cada um desses componentes, certo?

Pois bem, isso tudo graas ao SO que faz essa conexo pra voc, mas no se engane, isso no nem um pouco simples, so inmeras rotinas, s para o movimento do seu mouse modificar o movimento de uma setinha e mais rotinas ainda para que essa setinha aparece na tela e mais rotinas ainda para que essa seta se movimente na tela.

Funciona da Seguinte forma:

Image description

Compartilhamento de Recursos de Forma Organizada

E por ltimo, mas no menos importante, o compartilhamento de recursos. Pense comigo, se o seu computador e o de outra pessoa estiverem conectados, o que aconteceria se no caminho o contedo da sua tela v para a tela do seu amigo? Pois , essa a utilidade dessa funo.

Porm, no s para que no haja conflito em questes de computadores conectados. Pois, essa funo tambm permite que seu computador seja multitarefa, assim voc pode curtir sua msica enquanto l esse post.

vibing

Mquinas de Camadas

Antes da criao do SO, era necessrio que qualquer programador tivesse aprofundados conhecimentos de hardware, assim tornando custoso e demorado se tornar um bom programador. Porm, assim que o SO surgiu, todo esforo se tornou muito menor, no sendo mais necessrio ter um conhecimento da linguagem de mquina.

Com isso o computador comeou a ter camadas ou nveis. As mais conhecidas so a do hardware (nvel 0) a camada mais baixa e a que vem logo acima, a camada do software (nvel 1). Porm, o nmero de camadas varia de acordo com as necessidades de cada usurio. Uma das vantagens disso, que quando o usurio est trabalhando em uma camada, ele no precisa se preocupar com as demais camadas.

Atualmente as camadas dos computadores so feitas da seguinte forma:

Image description


Original Link: https://dev.to/samoht/arquitetura-de-sistemas-operacionais-0-e1h

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To