Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 12, 2022 11:59 pm GMT

Tipos de Memria

O que memria?

A memria um circuito eletrnico ou tambm pode ser um meio magntico, que permite salvar informaes. O que no preciso explicar a sua utilidade. Pois, est presente em todos os processos ou coisas que fazemos nos computadores, que vai desde jogar um Valorant at trabalhar.

Valorant Gif

Quais so os tipos de memria?

Existem dois tipos de memria, uma a memria interna que tambm pode ser chamada de memria primria e a memria externa ou memria secundria.

A Memria Principal, diretamente ligada aos componentes da CPU, exemplos de memrias principais so Memria RAM, a Memria ROM e a Memria Cache.

Memria Principal

Ela a nossa memria RAM, conhecida como memria central, pois a memria que faz todas as funes principais, ela uma memria de acesso rpido. Em contrapartida uma memria voltil. Mas o que uma memria voltil?

uma memria esquecidinha por assim dizer.

"eu no lembro, eu juro que no lembro" gif

Para explicar melhor, uma memria voltil s armazena dados por um curto espao de tempo, pois, quando o computador desligado, toda memria armazenada nela instantaneamente deletada.

O motivo da sua velocidade dado por ela ser uma memria do tipo DRAM (Dynamic Randon Access Memory ou Memria de Acesso Aleatrio), onde ela capaz de acessar os dados diretamente, sem que precise acessar. Pois ela no precisa ler todos os dados at encontrar o que precisa, ela apenas acessa ele a partir do endereo do mesmo. Ela funciona a partir de 3 habilidades, que fazem ela ser rpida assim.

magic deadpool

Mas no nenhuma magia, agora vou explicar o que so essas skills, que so chamadas de Registros.

1 Registro : Ele chamado de Memory Address Register, a sua funo guardar o endereo dos dados que precisam ser acessados. Assim a memria pode acessar eles mais facilmente.

2 Registro : Ele chamado de Memory Buffer Register, que responsvel por realizar 2 controle. Caso o sistema queira ler, ele vai receber a informao localizada pelo endereo e enviar para o processador. Caso ele queira escrever, ele vai transferir a informao para a localizao especificada pelo 1 Registro.

3 Registro : Esse o Conector de Ligao, para que a comunicao entre memrias de diferentes velocidades possa acontecer em ambos os sentidos, o 3 registro conecta o buffer e a localizao que o 1 registro indica.

Memria de Leitura

Ela uma memria, que como o prprio nome diz, ela s permite leitura, ou seja, voc dificilmente vai poder alterar os dados que esto nela. Ela armazena informaes cruciais para o bom funcionamento do computador, e ela no voltil, assim mesmo que o computador seja desligado, os dados ainda vo estar l.

O nome que do para ela ROM(Read Only Memory), o que bem auto explicativo, uma memria de somente leitura. Porm, existem outras variaes, onde algumas podem ser alteradas, e cada uma tem a sua forma de alterar os dados.

Memria Cache

uma memria muito mais rpida que a memria RAM, ela funciona como uma biblioteca de acesso rpido, para operaes ou dados que precisam ser acessados com uma frequncia considervel, para que eles possam ser acessados com muito mais velocidade, assim agilizando muitos processos.

Ela mais rpida pois usa "Flip-Flops"(so circuitos eletrnicos), porm, com essa velocidade, acabamos tendo um problema de custo, fazer uma memria dessa custa caro, assim todas as memrias cache tem uma capacidade de armazenamento muito inferior as outras.

Memria Externa (ou secundria)

Essas so os nosso HD's ou SSD's, que tem uma capacidade de armazenamento extremamente maior do que as outras, elas so indiretamente conectadas CPU, e por isso podem ser removidas e transportadas, e no so volteis, de forma que podem ser usadas para armazenar informaes por um longo perodo.


Original Link: https://dev.to/samoht/tipos-de-memoria-3o7l

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To