Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 17, 2022 11:38 pm GMT

Personalizando o Windows Terminal

1. Programas
1.1. Windows Terminal
1.2. Powershell
1.3. Scoop
2. Aparncia do Powershell
2.4. Oh-my-posh
2.5. Nerd Fonts
2.6. Terminal Icons
3. Extenses de autocomplete
3.7. Z
3.8. PSReadLine
3.9. Posh git
4. Concluso

Recentemente tive mais contato com outros desenvolvedores via pair programming, e percebi o quanto o terminal deles era mais agradvel de usar.

Com isso, conheci alguns programas e extenses que tornam a experincia de navegao entre as pastas muito mais simples, alm de deix-lo visualmente mais agradvel e informativo. Mesmo quando uso o terminal no VS Code, a diferena foi gritante:

Terminal como usava antes, que era o bash no VS Code

Meu terminal depois, usando o Powershell no Windows terminal

Ainda no parti para o lado Linux ou Mac da fora, ento fui pesquisar por solues no bom e tradicional Windows, mesmo.

Se voc tem interesse em ter uma experincia melhor no terminal usando Windows, d uma olhada no que fiz por aqui e veja se tem algo que quer replicar por a!

Programas

Inicialmente eu usava s o git bash no prprio VS Code. Quando passei a usar mais de um repositrio para rodar uma aplicao, senti a necessidade de ter um terminal onde eu pudesse acompanhar os comandos que eu rodava em cada um, de forma mais centralizada, sem que necessariamente eu tivesse que abrir a IDE. Pra isso, baixei programas que me permitisse usar abas (cada uma acessando um path independente, como o VS Code permite), e um terminal mais atualizado.

Windows Terminal

Esse programa pode ser baixado na Microsoft Store, que geralmente vem com o Windows. Segue aqui o link para te dar um atalho.

Pra mim, ele tem sido melhor que o Windows Powershell, porque me permite abrir vrias abas do terminal, assim como geralmente fazemos com abas de um navegador. Tambm possvel deixar a aparncia dele mais bonitinha, se voc gostar desses "fru-frus", como eu. Sem os outros programas que mencionarei mais pra frente, logo de incio, j possvel deix-lo assim:

Windows terminal com letras todas cinza claro e fundo com transparncia fosca

Para adicionar essa transparncia necessrio mexer nas configuraes, mas isso j te ensino, porque antes quero apresentar uma verso mais atualizada do terminal que vem com o Windows.

Powershell

uma verso mais atualizada do Windows Powershell que vem com o Windows (esse azul abaixo). A Microsoft fala que as duas verses podem ser usados em conjunto, fazendo com que a instalao de um no substitua o outro, mas no sei o porqu desse comportamento. Tambm possvel instalar o Powershell a partir da verso 7 na loja da Microsoft, nesse link.

Windows Powershell, uma verso mais antiga

Agora sim, vamos ver como deixar o Windows Terminal com uma aparncia um pouco mais amigvel, alm de definir o terminal padro como o PowerShell.

No Windows Terminal, selecione as configuraes seguindo os caminhos a seguir:

Inicializao > Perfil padro: Powershell
Aparncia > Usar material acrlico [...]: Ativado
Padres > Aparncia:

  • Esquema de cores: Vintage
  • Transparncia > habilitar material acrlico: Ativado
  • Transparncia > Opacidade de fundo: 70%

Essas so algumas das configuraes do meu terminal, mas legal ir explorando para entender as suas preferncias.

Scoop

O Scoop um "instalador" de programas, assim como o Winget (que geralmente j vem com o Windows). Esse um programa opcional, no vou us-lo para as extenses que eu mencionar nesse artigo, mas ele pode te ajudar a instalar vrios outros programas via linha de comando, de uma forma mais rpida e simples, sem aquelas telinhas de download e instalao (d at pra us-lo para instalar o Spotify, por exemplo).

A instalao do Scoop pode ser feita com os dois comandos abaixo:

Set-ExecutionPolicy RemoteSigned -Scope CurrentUserirm get.scoop.sh | iex

Obs.: O primeiro comando uma configurao importante para que seja possvel instalar coisas remotamente na sua mquina. Sem isso, pode ser que seu Windows no permita a instalao nesse formato.

Em seguida, necessrio adicionar o diretrio C:\Users<USERNAME>\scoop\shims (substituindo o pelo meu username na mquina) como um novo diretrio dentre as variveis ambiente da mquina dentro de Path:

  • Clique na tecla Windows do teclado e busque por "variveis ambiente". Deve aparecer a opo "Editar as variveis ambientes do sistema". Selecione essa opo.
  • Clique em "Variveis ambiente"
  • Selecione a opo "Path" dentro de "variveis do Sistema", e depois clique em "editar"
  • Selecione "novo", e digite o diretrio informado acima. No meu caso, foi assim:

Passo a passo para editar as variveis ambientes no Windows 10

Aparncia do Powershell

Por mais que j tenha mencionado algumas configuraes que personalizam a aparncia do Windows terminal, agora vou especificar alguns programas que alteram o contedo do terminal. Vamos a eles!

Oh-my-posh

Essa uma extenso que personaliza a aparncia da sua linha de comando, bem como o contedo que aparece antes de cada comando. No meu terminal, inclu o nome do usurio, o caminho da pasta, a branch atual, e a hora, cada uma dessas partes com uma cor que gosto:

Meu terminal com oh-my-posh, bem colorido

Para instalar o oh-my-posh, uma das opes usar o winget:

winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh -s winget

No site da aplicao tem outras opes de instalao (inclusive com scoop!), caso no queira usar essa, ou encontre algum tipo de problema.

Depois dessa instalao, necessrio que o perfil do seu terminal identifique que ele precisa usar o oh-my-posh. Pra isso, vamos abrir o perfil do Powershell no VS Code com o comando abaixo 1:

code $PROFILE

ATENO: importante usar esse comando dentro do terminal Powershell, uma vez que dele que estamos falando. Se abrir dentro do Windows Powershell, por exemplo, j ser outro perfil.

O Powershell l e executa os comandos desse arquivo a cada vez que aberto. Nele, copie e cole o seguinte comando:

oh-my-posh init pwsh --config "$env:POSH_THEMES_PATH\jandedobbeleer.omp.json"

Salvando esse arquivo e abrindo uma nova aba no terminal, voc j ver algo como a imagem abaixo. Pode ser que os cones ainda no esteja aparecendo, mas isso est relacionado fonte, que falarei na prxima aplicao:

Terminal com o tema Jandedobbeleer

Caso queira utilizar um dos temas includos na instalao do oh-my-posh, voc pode explorar nessa pgina. Basta substituir o nome do tema no comando do perfil do Powershell que voc copiou acima. Se quiser usar o "M365Princess", por exemplo, s trocar o comando no arquivo por:

oh-my-posh init pwsh --config "$env:POSH_THEMES_PATH\M365Princess.omp.json"

No meu caso, eu fiz um tema personalizado. Se quiser fazer o mesmo, voc pode criar um arquivo JSON e informar o caminho at ele nesse comando para o oh-my-posh do perfil do Powershell. O Oh-my-posh ensina a fazer isso na seo de configurao de sua documentao. Se quiser usar o meu, ele est aqui, lembrando eu posso t-lo modificado dependendo do momento do futuro em que voc estiver lendo isso.

Nerd Fonts

Para que os cones do seu terminal apaream, o oh-my-posh precisa que voc use uma fonte compatvel com eles, e uma das recomendaes da prpria aplicao instalar uma fonte dentre as "Nerd Fonts".

Voc pode baixar diretamente do repositrio deles, ou usando um comando do oh-my-posh:

oh-my-posh font install

Essa ltima forma bem intuitiva, basta selecionar uma das fontes e ele far a instalao. Depois disso voc precisar selecionar a fonte baixada nas configuraes do Windows Terminal:

Seleo de fonte no terminal

Caso tenha baixado a fonte de outra forma, voc tambm deve encontr-la nas configuraes.

Terminal Icons

Essa mais uma extenso para melhorar a aparncia do terminal, acrescentando cones do tipo de arquivo ou pasta que est na lista:

Comando "ls" com o Terminal Icons instalado

Para instalar, basta rodar os seguintes comandos no seu terminal:

Install-Module -Name Terminal-Icons -Repository PSGallery -ForceImport-Module Terminal-Icons

A cada vez que voc abrir seu terminal, para ver o terminal Icons em funcionamento, voc precisaria rodar novamente o comando Import-Module Terminal-Icons. Para que isso no seja necessrio, basta acrescentar esse comando no arquivo de perfil do Powershell. (Lembra como faz isso? -> code $PROFILE).

Extenses de autocomplete

Ok, j falei bastante de extenses que deixam o terminal mais bonito. A partir daqui, vou mostrar algumas que so mega teis para facilitar o dia a dia, especialmente na navegao entre as pastas.

Z

Essa extenso um intelissense que consegue aprender com a navegao que voc faz entre as pastas, possibilitando que no seja mais necessrio digitar o caminho completo quando estiver navegando entre uma e outra.

Gif do Z em ao no Windows Terminal

Para instal-lo, basta digitar o comando:

Install-Module -Name Z -Force

PSReadLine

O PSReadLine um mdulo do Powershell que permite o autocomplete de uma forma inteligente, tambm. Algumas configuraes interessantes podem ser usadas para visualizar um histrico de comandos similares ao que voc est digitando, conforme o histrico que voc j usou:

Histrico de comandos com PSReadline configurado

Para instalar, o comando :

Install-Module -Name PSReadLine -AllowPrerelease -Force -SkipPublisherCheck

Agora, para que as opes apaream conforme a imagem acima, vamos colocar mais alguns comandos no perfil do Powershell (aquele code $PROFILE maroto).

Set-PSReadlineKeyHandler -Key Tab -Function MenuCompleteSet-PSReadLineOption -PredictionSource HistorySet-PSReadLineOption -PredictionViewStyle ListView

Voc pode aprender mais sobre esses comandos na documentao do PSReadLine

Posh git

O PSReadLine e o Z conseguem dar conta de facilitar o uso de vrios comandos, no entanto o posh-git ajuda particularmente no autocomplete dos comandos do git. Um simples "tab" aps digitar git checkout, por exemplo, faz com que apaream todas as opes de branches existentes no projeto.

Autocomplete com Posh Git

No s isso, mas existem outros vrios benefcios que essa extenso pode trazer.

Para usar, basta rodar o comando:

Install-Module posh-git -Scope CurrentUser -Force

Concluso

Com essas configuraes, a linha de comando fica mais apresentvel e fcil de navegar. Ela pode at mesmo se tornar mais informativa, caso sejam includos alguns segmentos especficos do oh-my-posh.

Para as configuraes de aparncia, acrescentamos basicamente algumas cores e cones, mas tambm adicionamos blocos de contedo baseados no diretrio em que voc se encontra na navegao de pastas e arquivos.

J as extenses de autocomplete permitem que ferramentas inteligentes usem o seu histrico de comandos para diminuir o tanto que voc digita no terminal.

Alm das configuraes que ensinei por aqui, tambm possvel dar at mesmo um "apelido" para alguns comandos, como por exemplo para o git, usando:

Set-Alias g git

Usando esse Set-Alias no seu perfil do Powershell, voc pode escrever g no lugar de git, e economizar umas letrinhas.

Por fim, compartilho com voc o meu arquivo de perfil do Powershell:

# Prompt# Import-Module oh-my-poshImport-Module posh-gitImport-Module -Name Terminal-Icons# Carrega configuraes do promptoh-my-posh init pwsh --config ~\Documents\PowerShell\danicaus.omp.json | Invoke-Expression# Navegao com autocompleteSet-PSReadlineKeyHandler -Key Tab -Function MenuCompleteSet-PSReadlineKeyHandler -Key UpArrow -Function HistorySearchBackwardSet-PSReadlineKeyHandler -Key DownArrow -Function HistorySearchForwardSet-PSReadLineOption -PredictionSource HistorySet-PSReadLineOption -PredictionViewStyle ListView# Adaptando comandos do tecladoSet-Alias vim nvimSet-Alias g git

Espero que essas informaes tenham sido uteis pra voc! Caso tenha ficado alguma dvida e eu consiga ajudar, comente a embaixo!

  1. Tambm possvel usar o bloco de notas, trocando a palavra "code" por "note".


Original Link: https://dev.to/danicaus/personalizando-o-windows-terminal-50ca

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To