Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 16, 2022 04:17 pm GMT

Voc autodidata?

Antes de qualquer coisa, vamos quebrar um mito aqui.

Pessoas autodidatas no so pessoas que lem uma nica vez sobre algum assunto, absorvem, entendem e aprendem tudo o que leu pra sempre, como algum que tivesse memria fotogrfica, no. Pessoas autodidatas no so gnios.

Pessoas autodidatas so pessoas teimosas, insistentes, perseverantes e por ltimo e mais importante, so pessoas que no acham que errar um problema.

Elas tm o erro como o primeiro passo para soluo, descobrir que est fazendo algo errado, descobrir que est fazendo algo que ela julgava estar da forma correta, da forma errada. Aceitar o erro no uma tarefa difcil para ela, mas sim uma oportunidade de fazer da forma certa.

O segundo passo identificar onde est o erro ou o qu est sendo feito errado e mais uma vez, isso nem de longe motivo pra se aborrecer, pelo contrrio, quando uma pessoa autodidata encontra onde est o erro, isso motivo de alegria, como algum que encontra a pista perfeita num jogo de palavras cruzadas.

O terceiro passo entender o problema, o motivo pelo qual a forma que estava sendo feita no funcionava, e ento tentar de alguma outra forma que faa mais sentido para atingir o objetivo do que se est fazendo.

O que , ento, ser autodidata?

Ser autodidata fazer cincia com as suas aes, experimentando com a ajuda da razo, a lgica misturada a tentativa e erro at que chegue o momento em que os erros no apaream mais naquela situao.

Quando algum se sujeita a no ser autodidata, (sim, usei o termo sujeita, pois automaticamente ela est sujeita a algo que ela no controla) ela est sujeita a limitao do que lhe entregue como verdade. Mas e quando algo que ela aprendeu apresenta inconsistncias, apresentando resultados inesperados e nos piores casos, resultados indesejados? Qual a soluo? buscar quem ensinou, reclamar e pedir pra ensinar da forma correta para que no apresente mais erros? no bem assim que as coisas funcionam no mundo real...

E antes que eu me esquea, importante colocar alguns pingos nos i 's... No estou dizendo que pessoas autodidatas devem aprender apenas com seus prprios erros, abandonando todo conhecimento externo... no, jamais, isso seria loucura!
Muito pelo contrrio, pessoas autodidata tambm procuram por pessoas com maior domnio em determinados assuntos com a finalidade de absorver ensinamentos que lhe sero entregues, este mtodo na maior parte das vezes tende a ser menos inconsistente inicialmente, devido ao conhecimento que transmitido de indivduo para indivduo ter sido sujeito a testes por pessoas e situaes diferentes e em diferentes contextos.

O Ponto aqui nica e exclusivamente sobre no se limitar, sobre ser crtico, curioso, saber experimentar, aprimorar seu raciocnio lgico e outro detalhe de extrema importncia, sobre praticar! A prtica a maior de todas as professoras, quando ela entra em cena que os mitos caem por terra, vale citar um comentrio que uma amiga, Ana Elisa, me disse h um tempo atrs, muito pertinente.

Na teoria, teoria e prtica so a mesma coisa. Na prtica, no.

Ana Elisa

na prtica que as coisas no funcionam e voc precisa resolver o problema, na prtica que voc tenta at acertar. na prtica que o problema resolvido.

Autodidata e cursos

Pessoas autodidatas no fazem cursos? Sim, fazem, no h motivos para no faz-los, desde que seja acessvel a seu contexto.

Lev Vygotsky, psiclogo bielo-russo influenciou o que depois de sua morte se tornou a corrente pedaggica chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Para ele, a formao se d numa relao dialtica entre o sujeito e a sociedade a seu redor - ou seja, a pessoa modifica o ambiente e o ambiente modifica a pessoa.

Exemplo

Uma criana nasce com as condies biolgicas de falar, mas s desenvolver a fala se aprender com os mais velhos da comunidade

Teresa Rego

Ainda segundo o psiclogo, toda relao de uma pessoa com o mundo feita por meio de instrumentos tcnicos - como, por exemplo, as da linguagem - que trazem consigo conceitos consolidados da cultura qual a pessoa est inserida.

Todo aprendizado necessariamente mediado, seja por uma pessoa dando aula, um livro ou artigo que outra pessoa escreveu e at ferramentas utilizadas no processo de aprendizagem. Isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante. Piaget disse que cabe a instituio facilitar o processo que s pode ser conduzido pela prpria pessoa, ao contrrio, Vygotsky diz que importante o primeiro contato de uma criana com novas atividades, habilidades ou informaes terem a participao de algum, e ento, a criana "se apropria" dele, tornando-o voluntrio e independente.

Cursos so excelentes locais que nos do um empurro a mais. Outro timo ponto chave que no podemos nos esquecer o network construdo durante a interao com outras pessoas, que muito valioso, arrisco dizer que seja muitas vezes fator decisivo pro caminho que vem pela frente.

Escolha a dedo onde ir se inscrever, avalie se o contedo programtico se encaixa com seu objetivo e se os profissionais envolvidos so competentes.

Existe uma receita de bolo?

Alguns meses atrs, em uma conversa de mentoria, listei de forma rpida alguns itens que no momento entendia serem vlidos, sempre que houvesse alguma dvida, para serem lidos na tentativa de identificar se estamos no rumo ideal, que so estes:

  1. Aprenda aprender e onde aprender.
  2. Aprenda consultar e onde consultar.
  3. Aprenda registrar e onde registrar.
  4. Aprenda documentar, entenda que seu colega amanh pode ser voc ontem.
  5. Pense a longo prazo sempre e faa da melhor forma, ah... a melhor forma relativa contexto e recursos disponveis naquele dado momento.
  6. Aprenda automatizar tarefas repetitivas.
  7. No tente, consiga. Pense no passado para encontrar o futuro.
  8. Argumente como se estivesse certa(o) mas oua como se estivesse errada(o).
  9. Quando souber, fale mais do que ouve e quando no souber, oua mais do que fale, mas saiba quando sabe e saiba quando no sabe.
  10. Questione, voc pode estar certa(o).
  11. Pea conselhos a quem discorda de voc..

Tcnicas de aprendizado

Uma das caractersticas do autodidata ter boas referncias de estudo e consulta, isso extremamente relevante quando estamos falando de encontrar a resposta que buscamos de forma eficiente e assertiva.

Ficar pesquisando no Google todas as vezes que lhe surge uma dvida no a forma mais eficiente, voc pode criar um catlogo, usando o favoritos do seu navegador por exemplo. Contendo boas referncias sobre determinados assuntos, e quando algum destes aparecer como dvida, voc j sabe onde vai encontrar a resposta!

Posso dar um exemplo que entendo ser um tanto bvio, contudo tenho visto que no to bvio assim. Como sou engenheiro web, frequentemente aparece alguma dvida sobre o uso de algum atributo ou outro, o HTML enorme, e quando a dvida muito especfica acaba sendo difcil encontrar uma resposta com uma soluo assertiva de forma rpida vinda de uma fonte confivel, e tambm, porque eu perderia meu precioso tempo de vida, procurando outra fonte confivel se eu j sei o endereo da documentao oficial!? Quando conhecemos alguma fonte certeira, v direto nela!

Mais importante que "decorar" tudo que voc l, saber onde voc vai encontrar as melhores respostas de forma gil. Melhor ainda se voc optar por escrever um artigo, um post, enfim, publicar algo sobre o assunto, ou melhor ainda: Submeta uma palestra para comunidade, passando tudo que aprendeu para outras pessoas! Apesar disso aparentar algo inalcanvel para alguns ou caridosa para outros, no final das contas, acaba sendo para benefcio prprio. uma das minhas tcnicas de estudo, no s minha, mas de muita gente no ecossistema de desenvolvimento de software.

Existem diversas tcnicas de estudo, uma bem conhecida a criada pelo fsico renomado e que infelizmente j no est mais entre ns, Richard Feynman.

Tcnica Feynman

Existem tcnicas para se aprender com eficincia, uma delas que se encaixa perfeitamente no modelo de submisso de palestras para comunidade a tcnica de Richard Feynman.

Essa tcnica dividida em quatro etapas:

  1. Escolha um conceito;
  2. Ensine ou finja ensinar a uma criana;
  3. Identifique falhas na compreenso;
  4. Revise e simplifique.

A teoria dele que existem dois tipos de sabedoria:
Uma delas focada em saber apenas o nome, e a outra focada em entender.
Assim, em vez de apenas memorizar datas, nomes e conceitos, ele orienta a ter de fato uma compreenso profunda sobre o tema.

Passo a passo da tcnica:

  1. Escolha um conceito ou assunto
    A proposta aprender e vale para todos os assuntos. Dessa forma, escolha um tema que desejar, pode ser uma lei, uma frmula matemtica, uma escola literria, um tipo de meditao ou qualquer outro conceito. Quanto mais especfico, melhor.

    Liste o nome do conceito no cabealho de uma folha e abaixo dele escreva tudo o que voc sabe sobre ele. Ao longo da tcnica, voc provavelmente ir aprender mais coisas sobre o conceito, anote tambm na folha.

  2. Ensine para uma criana
    A segunda etapa consiste em ensinar ou simular a explicao do conceito para uma criana. Voc pode fazer isso de forma escrita ou oral, mas importante transmitir essas informaes de forma clara e simples.

    Evite: terminologias complexas e jarges;
    Seja: breve e criativo.

    Certamente voc encontrou lacunas no seu conhecimento e teve coisas que no soube explicar. Aqui o ponto onde o aprendizado acontece, e voc deve se perguntar: o que deixei passar? e o que eu ainda no sei?

  3. Identifique falhas na compreenso
    Feito isso, anote as falhas na compreenso e volte para a pesquisa. Utilize suas anotaes iniciais, recorra ao google, consulte livros, apostilas, slides, etc... Estude!

  4. Revise e simplifique
    A ltima fase consiste em revisar todo o contedo e simplificar sua linguagem e organizao. Aps isso, leia em voz alta o que foi escrito e veja se h linearidade e coerncia na sua explicao.

Originalmente, Feynman aplicou a sua tcnica para explicar os fundamentos da fsica de partculas, algo que extremamente difcil. Esse seu trabalho ajudou outros cientistas a rastrear os movimentos das partculas a partir de ilustraes e equaes visuais.

Professor Pier

Outra lenda que tem excelentes dicas sobre como aprender, o Pierluigi Piazzi ou Professor Pier.

Este foi o primeiro vdeo que assisti dele, me lembro que fiquei abismado com as palavras dele fazendo meu tico e teco darem um empurro um ao outro, acreditando ainda mais que o futuro autodidata, ainda mais com a ajuda desse mar de informaes espalhadas na rede que chamamos de Internet. Temos muito a agradecer ao Sir. Tim Berners-Lee, por essa imensurvel contribuio ao nosso mundo.

Mas e voc, autodidata?

Comente a embaixo qual sua melhor tcnica de estudo para que ajude outras pessoas a tentarem de outra forma, afinal, cada um deve encontrar qual seu melhor mtodo de aprender.


Original Link: https://dev.to/guiseek/voce-e-autodidata-jl4

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To