Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 13, 2022 04:14 am GMT

Voc sabe o que Call for Papers?

H uma grande probabilidade de voc j ter visto, escutado ou lido este termo em algum lugar, principalmente nas comunidades de tecnologia e outros eventos. s vezes usam o termo contrado como "CFP", "C4P" ou "Call4Papers". Devido a pronncia do 4, em ingls, ser muito parecida com a palavra "for", do termo original, acabam usando nas contraes. Alguns eventos at chamam, por uma traduo livre, como "Chamada para Atividades" ou "Chamada para Palestras".

A expresso pode soar estranha para quem no est acostumade. Voc j abriu um formulrio de inscrio de call for papers para ver o que pedem, s por curiosidade? De repente, uma organizao est pedindo informaes sobre voc e sobre um tal material a ser apresentado. O que est acontecendo?

Calma. Antes de mais nada, vamos entender o que isso significa, por que existe e como participar de um. Bora l? Vai anotando a e qualquer dvida, manda ali nos comentrios para nos ajudarmos.

GIF de um gato preto usando culos e fazendo anotaes

O que Call for Papers?

Normalmente, quando um evento comea a ser organizado, seja dentro das comunidades de tecnologia ou at eventos maiores com empresas envolvidas, aberto o famoso "call for papers". E por que fazem isso? Porque, simplesmente, querem receber propostas de pessoas que gostariam de palestrar, querem conhecer essas pessoas e qual a propriedade que elas tem de falar sobre o contedo pretendido e como isso ser feito.

Muitas pessoas tem vontade de palestrar em algum evento ou comunidade que elas admiram ou acompanham, mas no sabem exatamente por onde comear. E enviar essa proposta pode ser um grande passo para isso acontecer de verdade.

GIF homem abrindo a boca e levando as mos para cima em tom de surpresa

Quais so os tipos de Call for Papers?

Existem propostas que vo te pedir para apresentar um resumo de um contedo e um tema sobre o qual voc pretende palestrar. Mas tambm existem eventos que podem te dar a chance de enviar uma proposta de outros tipos de atividade, como: roda de conversa, painel de discusso, workshops, entre outros. Isso pode variar bastante com os objetivos e a agenda de cada um dos eventos.

Onde eu encontro Call for Papers para me inscrever?

Isso depende muito mais de voc acompanhar as comunidades e eventos de tecnologia. Muitos deles abrem com bastante tempo de antecedncia, outros so mais prximos. E, aos poucos, voc vai se acostumando com eventos que so anuais e quando eles acontecem.

Infelizmente no conheo nenhum lugar que centralize Call for Papers. Ento deixo como sugesto voc seguir as redes sociais de algumas comunidades e demais eventos, assim voc ficar sabendo quando poder enviar suas propostas.

Que tipo de informao preciso mandar num Call for Papers?

Isso tambm depende um pouco de cada evento. Mas, de maneira geral, normalmente vo solicitar que fale um pouco sobre voc (o que chamamos de "bio" ou "mini bio"), conte sua histria e suas experincias e talvez te peam algumas redes sociais. Tambm podem pedir que descreva o que pretende abordar na sua palestra e um ttulo para ela. legal que o ttulo seja chamativo, mas importante que sua descrio seja verdadeira e resumida. Na maioria das vezes, so nessas duas informaes que voc mais "vende seu peixe" de pessoa palestrante.

Uma dica super importante voc ter algum lugar para guardar essas informaes de envio de proposta de palestra, principalmente se voc est mandando para vrios eventos (o que bem normal acontecer). Como um repositrio privado no seu github, notion, ou qualquer outra forma que te ajude a organizar isso. Assim voc no esquece e no se perde no que foi enviado e no que ainda est aguardando retorno.

GIF homem fazendo sinal de jia com as duas mos e sorrindo

Inclusive, voc pode mandar a mesma proposta para vrios lugares. Bota essa palestra pra jogo e bora compartilhar!

Quem pode mandar proposta de palestra?

Todes. Literalmente. Mesmo que voc seja uma pessoa que est dando seus primeiros passos na rea ou que voc j tenha experincia. Todes podem compartilhar conhecimento, principalmente porque cada pessoa tem seu jeito de explicar e expor um contedo. Eu posso apostar contigo que se voc, que est lendo esse artigo, e eu, fossemos fazer uma palestra sobre um mesmo assunto, cada um de ns apresentaria de um jeito diferente. E t tudo bem. Isso s ressalta o quanto bom convivermos com a comunidade e vermos contedos de diferentes pessoas. Isso s enriquece o compartilhamento.

Mandei minha proposta de palestra e ela no foi aceita. E agora?

Tudo bem. Isso acontece. Vrios nos podem chegar por motivos diferentes. O que importa voc continuar sempre tentando melhorar, pedir feedbacks para amigues da comunidade, pessoas com as quais voc trabalha e para quem mais voc confiar. S no desiste, t? Eu j tive palestras recusadas. E conheo diversas pessoas excelentes no que fazem que tambm tiveram suas palestras recusadas. Mas isso no diminui nada da profissional que elas so.

Ih, mas aceitaram minha palestra, e agora?

Agora, aproveita o tempo que voc tem para montar a apresentao, praticar, estudar sobre o assunto que vai abordar e respirar fundo. Vai dar tudo certo. Inclusive, quero deixar aqui, o repositrio com materiais de palestras que aconteceram em um evento da Feministech em fevereiro de 2022 sobre como palestrar. Tivemos a presena de duas pessoas incrveis que deixaram seu material compartilhado. Aproveitem as dicas clicando aqui.

Que tal agora voc tentar mandar as suas propostas de palestras, hein? Se precisar de ajuda com isso, fique vontade para me chamar, estarei disposio.

E se voc j tem feito palestras, compartilha aqui suas experincias e dicas que considera importante para quem quer mandar propostas de atividades para os eventos.

Obrigada por ler at aqui e at a prxima!


Original Link: https://dev.to/feministech/voce-sabe-o-que-e-call-for-papers-1lo5

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To