Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
June 24, 2022 03:28 am GMT

Comee j a palestrar!

Palestrar uma tima forma de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, alm de poder alavancar muito a sua carreira e te expor a muitas oportunidades.

No se sabote pensando que o seu contedo "simples demais" ou "bsico", ele certamente ser til para algum, principalmente quem no conhece o assunto que voc compartilha.

E no se cobre demais a respeito do nvel ou complexidade que voc ter no comeo, conforme estiver tendo mais experincia, a forma como seu contedo abordado ir evoluir, tranquilize-se quanto a isso.

Em relao ao contedo que voc pode palestrar, pode ser qualquer assunto, especialmente o que conhece ou trabalha e tambm o que deseja aprender, ensinar outras pessoas uma das formas mais eficientes de se entender sobre um assunto, alm da vivncia. Trazer seu ponto de vista e experincia ser um baita diferencial na sua apresentao.

Ento, entendido que voc pode SIM palestrar, vamos ver o que precisa fazer e se atentar para fazer uma tima palestra.

O que precisa para comear?

Vejamos, ento, as primeiras e mais importantes etapas:

Saiba do que voc ir falar

Liste algumas opes e escolha um tema que queira palestrar. Busque responder algumas perguntas para ter uma ideia de como decidir, como O que isso?, Para que serve isso?, Como usa isso?, Quando usa isso?, Por que usa isso? , Qual importncia isso tem na sua vida e na vida de outras pessoas? e entre vrias outras.

Defina os objetivos da sua palestra

Analise o que voc quer que as pessoas absorvam do contedo que voc ir abordar, seja as caractersticas de uma tecnologia, os diferentes casos de uso de uma ferramenta, como tomar determinada deciso, ou at mesmo o que precisam saber sobre determinada coisa. Dessa forma ser muito mais fcil para voc elaborar seu contedo e para seu pblico entender. Lembre-se que deve ter um comeo, meio e fim, garanta que nada ser mencionado e deixado esquecido, sem conexo com o assunto principal.

Atente-se ao local (presencial/online)

Ao preparar a sua apresentao, garanta para quem lhe assiste a boa captao do que voc fala, gesticula, apresenta e interage, independente de estar presencialmente ou a distncia.

Saiba qual seu pblico (iniciantes/experientes)

No tente abraar o mundo, foque apenas no pblico destinado o seu contedo, e especifique-o ao divulgar sua palestra.

Apresente para um pblico pequeno (grupo de amigos/colegas de trabalho)

Em casos onde ainda sinta um certo bloqueio, receio ou vergonha, acomode-se com um grupo menor de pessoas e apresente diversas vezes, com a prtica voc estar mais confortvel.

Divulgue sua palestra

No hesite nesse ponto, chame as pessoas para conhecer o que voc sabe. Publique em suas redes, avise as pessoas, no sinta vergonha de compartilhar seu trabalho.

Preparando sua apresentao

Vejamos agora o que fazer para seus slides, lembrando que se tratam de uma ferramenta de apoio e no o conglomerado de seus estudos e anotaes.

Crie uma apresentao e ttulo atraentes

Abdique dos temas prontos e sem graa do Power Point, vale at pegar um template do Canva ou do Prezi e capriche na identidade visual. A respeito do ttulo, use algo que chame ateno e que passe a ideia do que ser encontrado na sua apresentao.

Alguns exemplos que eu utilizei em palestras minhas para te ajudar:
Slide inicial da palestra Precisamos falar sobre acessibilidade web - Construindo uma web acessiva
Slide inicial da palestra React vs NextJs - O que tem de diferente?

Evite muitos textos nos slides

Como j foi mencionado, a ideia de utilizar um slide de dar apoio ao contedo que voc est apresentando, a ateno deve estar na sua fala ao invs de no slide. Portanto cuidado com a quantidade de texto que colocar, lembrando que deve ficar legvel e com a ortografia correta.

Utilize elementos visuais sua apresentao

Traga imagens, vdeos, grficos, exemplos, o quanto conseguir trazer de contedo visual acerca do seu tema para ajudar na compreenso de quem assiste. E no esquea de dar as devidas explicaes sobre esses elementos, como tambm mencionar suas fontes.

Utilize tpicos para guiar seu contedo

Alm de facilitar a compreenso para quem assiste, te ajuda a elaborar e apresentar. Lembre-se do comeo, meio e fim.

Disponibilize o material usado aps a palestra

uma tima forma de manter um bom material de consulta para quem assistiu sua palestra.

Comeando a palestrar

Seguimos agora com atenes que devem ser dadas quando estiver apresentando:

Atente-se ao seu linguajar e sua performance (no palco/em frente cmera)

No fique igual uma esttua, gesticule, articule bem quando for falar, utilize tanto da linguagem verbal quanto a corporal e se possvel, ande pelo palco ou entre as pessoas da sala.

Mantenha-se alerta e prepare-se para lidar com imprevistos

prefervel que corra tudo bem, mas no se pode contar sempre com a sorte. Mantenha a calma e aja rpido caso acontea algo que esteja fora dos seus planos.

Comee com uma histria (ou uma piada)

Alm de conectar o pblico logo no comeo, voc cria um ponto de partida para o seu contedo. Quem j viu minhas palestras j me viu contando piadas no incio, fao isso tanto para fazer essa quebra de gelo como tambm mostrar um pouco de quem eu sou alm da palestra. Ao preferir contar uma histria, conecte-a ao seu contedo, pode ser uma situao fictcia ou vivenciada por voc.

Envolva os participantes

Incentive perguntas, questione quem j presenciou a situao que voc narrou, conecte-se com seu espectador.

Dicas adicionais

Ao finalizar, esteja aberto feedbacks

Ao fazer isso voc saber o que fez de bom e o pode melhorar na sua apresentao, acolha e aplique o que te falarem.

No se prepare de ltima hora

Pesquise, elabore histrias, traga exemplos, valide suas informaes, trabalhe duro para fornecer o melhor contedo possvel.

Treine o quanto for possvel (e mais um pouco)

Qaunto mais fizer, mais fcil fica. No ache que est bom, sempre tem o que melhorar.

Sempre que fao minhas palestras, coloco todos esses tpicos em ao. Voc adicionaria algum lista? Me conta nos comentrios e me chama pra conversar nas minhas redes :D

Um abrao e at a prxima


Original Link: https://dev.to/lariazevedo/comece-ja-a-palestrar-4pfd

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To