Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
June 14, 2022 01:39 pm GMT

O que Cloud Computing?

Cloud computing uma tecnologia que usa a Internet para acesso remoto aos mais variados recursos, softwares e informaes. Dessa forma, permite que o usurio acesse as informaes por meio de qualquer dispositivo, em qualquer lugar e a qualquer momento.

Esta tecnologia proporciona s empresas mais flexibilidade em relao a dados e informaes e ideal para empresas com sedes ao redor do mundo ou em diferentes ambientes de trabalho, abrangendo locais remotos.

Como funciona?

Existem 3 tipos de computao em nuvem: pblico, privado e hbrido. A escolha depender de fatores relacionados a custo, disponibilidade, desempenho e expectativas.

  • Nuvem pblica: recursos computacionais, como servidores e armazenamento, fornecidos por terceiros e disponveis para qualquer pessoa ou empresa que deseje contrat-los. O cliente responsvel pelo que ser enviado para a nuvem e tudo estar disponvel na web.

  • Nuvem privada: A empresa mantm a infraestrutura da nuvem em seu domnio interno e oferece acesso restrito a usurios selecionados. Este modelo oferece possibilidade de personalizar as funes e o suporte s suas necessidades. C

  • Nuvem hbrida: Unio dos dois anteriores, ou seja, de acordo com a necessidade e a estratgia do negcio, alguns recursos so utilizados de forma privada, outros so utilizados publicamente.

Servios

Ele conta com diferentes modelos de servio:

SaaS

Software como servio: disponibilizar softwares e solues de tecnologia por meio da internet, como um servio. Ou seja, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessria disponibilizao do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurana da informao), e o cliente utiliza o software via internet.

PaaS

Plataforma como servio: aproveita os benefcios da computao na nuvem enquanto mantm a liberdade de desenvolver aplicaes personalizadas de software. O provedor responsvel pela manuteno do sistema operacional, da rede, dos servidores e da segurana. Pode haver tambm abstraes em nvel de aplicativo que aceleram o desenvolvimento de apps e a implementao de vrios dispositivos.
Fora isso, uma plataforma tradicional em execuo em um pool remoto vai gerar alguns benefcios de capacidade flexvel, mas no se pode esperar que acelere a inovao da empresa.

IaaS

Infraestrutura como servio: o modelo de servio com maior nvel de flexibilidade e controle sobre os recursos de tecnologia. Ele proporciona s organizaes a capacidade de aproveitar recursos brutos do servidor enquanto o restante do gerenciamento da plataforma e do software de responsabilidade da empresa. Isso permite capacidade extra sem a preocupao com requisitos de hardware.

Vantagens

A computao em nuvem trouxe inmeras vantagens. A opo por um servio na nuvem permite:

  • Reduz custos com infraestrutura: elimina os gastos de capital com compras de hardware e software, instalao e manuteno;

  • Economiza espao: Os recursos permanecem armazenados online;

  • Centraliza informao: impedindo que todos os dados sejam mantidos em diferentes programas, com diferentes tipos de formulrios de autenticao e acesso;

  • Recursos de acordo com a necessidade do cliente: graas ao poder de elasticidade que fornece a quantidade ideal de recursos, armazenamento e processamento;

  • Trabalho remoto: dados podem ser acessados atravs de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados Internet.

  • Outras: qualidade da segurana, a atualizao automtica do servidor, usabilidade das plataformas, servios de assistncia tcnica e backups.


Original Link: https://dev.to/feministech/o-que-e-cloud-computing-2nj2

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To