Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
June 12, 2022 08:37 pm GMT

Como criei o site da Feministech com VueJS

Feministech

A Feministech um grupo de pessoas que se identificam no feminino e no-binries que produzem, consumem e compartilham contedo sobre tecnologia, enquanto constroem uma comunidade diversa e inclusiva.

O objetivo da Feministech aumentar a representatividade de minorias no mundo da tecnologia , que alm de serem minorias na tecnologia, tambm so minorias socias que precisam de mais espao e alcance em todos os espaos.

Para entrar na Feministech, manda uma DM no meu Twitter pedindo o convite

Site da Feministech

Por muito tempo a Feministech no teve um site oficial, usvamos apenas nossas redes para divulgar as informaes com nenhuma landing page. Por isso, no comeo do ano de 2022, eu e a Amanda Martins ficamos encarregadas de criar o site da Feministech.

A Amanda, que tem muita experincia com frontend e pginas dinmicas, sugeriu usarmos VueJS por conta de funcionalidades dele que poderamos usar no site, e eu topei tambm, ento fizemos o site com essa tecnologia.

O que VueJS?

VueJS um framework Javascript, isso significa que ele facilita a criao de sites dinmicos com recursos como componentizao, variveis que mudam automaticamente o contedo da pgina, estruturas como if e for dentro da pgina diretamente,etc.

A real utilidade do VueJS vem quando precisamos manipular dados como um ou vrios usurios, ou fazer requisies API's dentro do seu site, pois ele facilita MUITO esse processo.

Experincias passadas

Eu j havia mexido com VueJS antes de comear a criar o site da Feministech, mas fazia tempo, e no foram coisas muito complexas, mas mesmo assim essas experincias passadas me ajudaram muito no processo.

Algumas coisas que eu lembrei com essas experincias foi a criao de componentes, a utilizao desses componentes, e os props, uma forma de passar dados componentes que eu pessoalmente adoro.

Novas adaptaes

Tambm tiveram coisas novas que tive que aprender e adaptar, uma delas, era em relao ao NuxtJS, um framework que utilizado dentro do VueJS, facilitando ainda mais componentizao, roteamento, estrutura do site,etc.

Eu nunca havia estudado sobre Nuxt, e surpreendente, no tive problemas. Criei os componentes sem problemas, e usei estes da forma que o exemplo padro do Nuxt mostrava.

Esse um ponto positivo do Nuxt, e tambm de outras tecnologias que seguem esse modelo. Algo que pessoas que j sabem coisas parecidas ou adjacentes, no tem tanta dificuldade para comearem a usar exatamente por conta dessa similaridade.

Conhecimentos auxiliares so valiosos

Tiveram dois momentos que eu tive que utilizar conhecimentos fora da tecnologia dentro do site, o primeiro foi antes de comearmos a desenvolver o site, onde eu e a Amanda criamos um design no Figma, pois ns duas temos um conhecimento introdutrio sobre Design, e outro foi quando utilizamos a imagem de arco-ris nos site, mas que era muito pequena, ento eu vetorizei a imagem, e aumentei o tamanho dela sem perder qualidade.

Nesses dois casos eu usei conhecimentos de design dentro do projeto, coisas que eu no aprendi estudando apenas tecnologia. Por isso que to importante estudarmos um pouco sobre vrios assuntos para que possamos usar esses conhecimentos dentro dos nossos projetos.

Foi bom?

No fim, foi muito positivo criar esse site, tanto pra mim, pela experincia e conhecimento adquirido, quanto pra comunidade, pois agora temos uma landing page que podemos usar para divulgar a palavra da Feministech, e os eventos que produzimos.

Finalizao

Neste artigo compartilhei um pouco da minha experincia criando o site da Feministech com VueJS, e como as minhas experincias e conhecimentos ajudaram nesse processo.

Muito obrigada por ler


Original Link: https://dev.to/feministech/como-criei-o-site-da-feministech-com-vuejs-4cc1

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To