Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
June 10, 2022 02:45 am GMT

O que Github?

Oi, gente!

Bem, eu trouxe esse post pra esclarecer o que Github. A maioria dos meus posts (que so poucos ainda rs) so sempre para pessoas que esto iniciando na programao e imagino que fiquem esse tipo de dvida.

Ento vamos l!

Git

Antes de falar do github em si, precisamos saber que existe o git por trs de tudo isso.
Em resumo, o git um controlador de verses de cdigo aberto. Ele foi criado por Linus Torvalds (mesmo criador do Linux, inclusive :D). Com ele voc consegue versionar e ter um controle melhor das verses do seu cdigo/projeto.

Sim, mas qual a utilidade disso?
Bem, quando estamos falando de desenvolver projetos individuais, ns temos o maior controle das alteraes feitas. Mas imagina que voc precisa trabalhar em um projeto que o mesmo arquivo pode ser alterado por voc e por outra pessoa ao mesmo tempo?
sem esse controle de verses iria ser quase invivel voc juntar esse cdigo ou controlar as alteraes. Basicamente o git te ajuda nessa juno desse cdigo.
Outro exemplo de utilidade, voltar em uma verso especfica do seu cdigo. Digamos que no seu projeto voc mudou a cor do site para ser azul, s que com a mudana o site parou de funcionar, usando o git voc pode voltar o cdigo para a verso anterior que estava funcionando antes dessa alterao. Esse s um exemplo simples, mas podemos entender a importncia desse controle do nosso cdigo.

E o que o github?

Basicamente o github uma plataforma web que voc armazena em nuvem e gerencia seus projetos que usam git. Exemplo, estou criando o meu site localmente usando o git no meu computador e quero que o meu projeto seja armazenado na nuvem. Eu posso criar um repositrio no github e armazenar o meu projeto. O github tambm oferece a utilizao dos recursos do prprio git a partir de sua interface, ento se eu quiser ver as alteraes do cdigo, qual linha foi removida, qual a pessoa que fez a alterao, criar commits, tudo isso na plataforma. O que facilita o trabalho em conjunto tambm e facilita o uso do git para quem no muito familiarizado com comandos no terminal.

Provavelmente se voc iniciante na programao fazendo algum curso, j ouviu falar sobre o github, porque no geral um ambiente que se tornou muito importante para criar seu portflio pessoal e profissional, alm de colaborar com projetos de outras pessoas tambm, muito comum voc ver devs usando o github com essas finalidades. Virou meio que uma rede social para devs tambm

Ento por isso no deixem de usar!
vou deixar aqui embaixo alguns links que podem ajudar voc a entender mais profundamente como funciona o git e o github, mas se for legal futuramente posso trazer mais informaes sobre o git, porque tem muitos detalhes que no comentei aqui nesse post
mas espero que tenham gostado desse resumo

Links para saber mais:

Git tutorial, bem legal
https://rogerdudler.github.io/git-guide/index.pt_BR.html

Documentao do Github
https://docs.github.com/pt/get-started

https://skills.github.com/

Git + github tutorial top das meninasss do Womakers code
https://womakerscode.gitbook.io/desvendando-git-e-github/

Curso gratuito de Git e Github
https://www.udemy.com/course/git-e-github-para-iniciantes/

Fonte da imagem da capa
https://videosdeti.com.br/git-e-github-primeiros-passos/


Original Link: https://dev.to/luysla/o-que-e-github-1hlj

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To