Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
June 10, 2022 01:47 pm GMT

Dica rpida de produtividade: renda melhor com pomodoro!

Fala moada, beleza? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre produtividade. Esse tema muito legal, porm, nem tudo que funciona para uma pessoa funciona para outra, ento, falarei sobre coisas que funcionam comigo e que vocs poderiam experimentar.

Hoje comearemos com a minha primeira dica de produtividade, o pomodoro!

Introduo

Uma das coisas que costumo fazer caar tcnicas que me ajudem a ser mais produtivo. A do pomodoro conheci h muito tempo, no incio usava mais para me ajudar a estudar de forma mais proveitosa, depois, percebi que poderia usar, tambm, durante meus trabalhos de desenvolvimento de software. O pomodoro uma ferramenta de produtividade, e eu diria tambm que uma forma de voc gerenciar melhor aquilo que: pode ser distrao, gerenciar o seu foco e tambm usar o seu crebro de uma forma melhor.

Em um de seus livros (Inteligncia em Concursos), o professor Pierluiggi Pier disse que nosso crebro tem a capacidade de trabalhar de forma focada durante 40 minutos, depois disso ele precisa de pelo menos 10 minutos para se restabelecer. Outros especialistas falam sobre 90 minutos de concentrao total, outros de 60 minutos, de qualquer forma, nosso crebro consegue focar durante uma certa quantidade de tempo e transcorrido esse perodo, comea a perder o foco e a ficar sobrecarregado. Logo, os intervalos so realmente necessrios para um melhor aproveitamento de nosso crebro. Levando isso em considerao e vendo como o pomodoro se organiza, vejo que uma ferramenta que casa com essa caracterstica do crebro.

Como usar o pomodoro?

No pomodoro, voc trabalha de forma focada durante 25 minutos, e depois desse tempo descansa 5 minutos; nesse momento de descanso, voc tem que fazer uma atividade totalmente diferente do que voc estava fazendo antes, para quem j da rea de desenvolvimento, se estava fazendo aquele cdigo maroto (), voc teria que sair um pouco da tela, pegar uma gua, dar uma andada, alongar um pouco o esqueleto.

Cada intervalo de 25 minutos leva o nome da tcnica, ou seja, chamado de pomodoro; depois de 4 pomodoros, voc descansa 15 minutos. Regra muito simples. Durante o pomodoro eu foco totalmente na atividade de desenvolvimento, geralmente no vejo e-mail nesse tempo, no olho nenhuma rede social, estou ali inteiramente focado na atividade.

Nem sempre d para cumprir as regras, s vezes aparece algum cliente necessitando de ajuda em algo, ou at mesmo algum da equipe, e nesse momento o pomodoro acaba sendo interrompido. Quando ocorre algo assim eu costumo atender aquela urgncia e em seguida reinicio o pomodoro.

Image description

Tecnologias que podem ajudar com o pomodoro

Acredito que seja algo que valeria a pena experimentar, e existem sites e aplicativos que ajudam com o pomodoro, eu costumo usar o Tomato Timer, mas gosto pra caramba tambm do Pomofocus. No uso muito aplicativos de mobile para o pomodoro, mas se pesquisarmos pomodoro timer, encontraremos com facilidade vrias opes legais. Segue uma lista de sites e aplicativos que achei legais para ajudar com o pomodoro:

Web
Mobile

Link's teis

Se voc tiver curiosidade em saber um pouco mais da histria do pomodoro, indico os links abaixo:

Agradecimentos

Como em todo artigo, no posso deixar de agradecer as pessoas que colaboraram com a reviso e as imagens. Agradeo ao Ono, Renan e Marlei pelas revises, e agradeo ao Ono mais uma vez pelas imagens. Valeu galera, vocs so demais!


Original Link: https://dev.to/mateuslemos/dica-rapida-de-produtividade-renda-melhor-com-pomodoro-54dg

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To