Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
June 9, 2022 01:49 am GMT

Tech lead - por que a squad precisa desse profissional

tech lead

A falta de alinhamento e direcionamento entre os membros de uma equipe de desenvolvimento de software, devido ausncia de um tech lead, um problema enfrentado em muitas organizaes.

Isso porque uma liderana de tecnologia competente rene caractersticas importantes para manter a equipe de desenvolvimento motivada e engajada no projeto. Alm disso, o tech lead quem orienta o time e mantm a comunicao fluida com a liderana da empresa, proporcionando aos liderados os recursos necessrios para que o trabalho seja executado com a mxima eficincia.No h um tempo de experincia necessrio no mercado ou uma formao especfica para algum se tornar um tech lead. Mas no subestime o papel desse profissional, cujas habilidades tcnicas e comportamentais vm sendo bastante procuradas por empresas que desejam fortalecer e unir a equipe de desenvolvimento.

Qual a funo desse perfil?

Um tech lead ou lder de tecnologia, na traduo literal, um profissional com a funo de liderar uma equipe de desenvolvimento de software. Portanto, o tech lead tem como papel principal elaborar uma viso tcnica do que est sendo desenvolvido de modo que a equipe desenvolva com a mxima eficincia.

Para isso, esse profissional precisa orientar a equipe, gerenciar o projeto e manter a comunicao fluida com outras equipes, quando houver, na organizao.

Quem costuma assumir esse papel?

Geralmente, um tech lead em uma squad um engenheiro de software experiente. A experincia em desenvolvimento de software no s til ao lidar com questes tcnicas, mas tambm ajuda a gerenciar e auxiliar a equipe. Afinal, comum em squads ter vrios desenvolvedores trabalhando em diferentes elementos de um projeto e novos que esto entrando que precisam de suporte.

Com foco no resultado final, o tech lead determina o que precisa ser desenvolvido primeiro e trabalha com a equipe de desenvolvimento sobre como fazer, em vez de todos os desenvolvedores trabalharem em diferentes problemas e projetos, cada um do seu jeito.

Principais responsabilidades

Como tech lead, o profissional atuar no dia a dia como a linha de comunicao entre diferentes equipes e seus clientes. Entre suas principais atividades dirias, destacam-se:

  • Controlar o pipeline do projeto e garantir as entregas;
  • Gerenciar a equipe tcnica, mantendo um ambiente de trabalho saudvel;
  • Pesquisar novas tecnologias e ser o precursor da cultura da inovao;
  • Fazer o papel de mentor e ajudar individualmente cada profissional;
  • Transmitir as necessidades da equipe aos lderes da empresa.

Principais skills tcnicas e comportamentais

Como um tech lead, o profissional ter que tomar algumas decises tcnicas, portanto precisar de um excelente conhecimento em linguagens de programao, de preferncia, frontend e backend, mas no resume somente a isso... revises de cdigo, otimizao, lgica apurada e um domnio considervel da regra de negcio so ferramentas que os lderes de tecnologia eficazes precisam ter sob controle.

E, por ter como funo principal liderar a equipe, boas habilidades de comunicao e liderana tambm costumam ser valorizadas nesse profissional. Afinal, grande parte do trabalho transmitir de forma clara e motivadora as expectativas da gesto para seus desenvolvedores.

Liderana de acordo com os valores da empresa

Ao liderar a equipe de tecnologia de acordo com o que a organizao acredita, o tech lead fornece aos liderados princpios operacionais bsicos que devem ser seguidos em todas as aes do grupo.

Como seu objetivo alinhar o time para caminhar na mesma direo, a primeira misso de um tech lead seja orientar o time em relao aos valores da empresa. Isso pode evitar problemas como desalinhamento entre o planejamento estratgico da organizao e da equipe.

O grande desafio dos lderes de tecnologia em casos como esse ajustar os valores ao seu contexto e resolver conflitos de forma a beneficiar o projeto.

O tech lead ante os demais componentes de uma delivery squad

Como um lder de equipe de tecnologia, o tech lead deve supervisionar uma equipe de desenvolvedores, engenheiros, gerentes de produtos e outros profissionais envolvidos no projeto de desenvolvimento de um software. Com um plano de ao padro, o que se espera que o tech lead esteja preparado para gerenciar a equipe, mas tambm deve deixar espao para inovao e criatividade dos profissionais.

Como algum em que a equipe confia e admira, o lder de tecnologia tem a responsabilidade de manter o bom moral e a comunicao dentro de sua equipe e fazer com que cada profissional sinta-se motivado e engajado com o objetivo do projeto e da organizao.

Garantir que toda a equipe trabalhe com uma meta unificada e com a mxima eficincia, oferecendo suporte aos liderados e garantindo que todos tenham os recursos necessrios para um bom trabalho uma das principais atribuies que se espera de um tech lead eficiente, perante os demais agentes de uma squad.

Por que no abrir mo de um tech lead na squad

Alm de desenvolvedores e outros profissionais, contar com um tech lead capacitado na squad fundamental para o sucesso de um projeto de desenvolvimento.

Alm de habilidades tcnicas, como conhecimento em linguagens de programao, as skills em comunicao e liderana de um bom lder em tecnologia ajudam a equipe a se engajar no projeto e enfrentar obstculos que, futuramente, possam promover solues eficazes e duradouras para a empresa. Contar com um parceiro para o desenvolvimento de softwares de qualidade que vai muito alm do domnio das tecnologias contar com a garantia de ter profissionais experientes, com criatividade, viso de negcios e trabalho em equipe.

Fontes onde pesquisei esse contedo:


Original Link: https://dev.to/jhonywalkeer/tech-lead-por-que-a-squad-precisa-desse-profissional-3ad

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To