Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
May 24, 2022 04:03 pm GMT

Mudana de emprego na Alemanha

Esse post uma continuao desse post aqui:

Se voc no leu ainda, d uma conferida l, rapidinho :)

Introduo

No momento que estou escrevendo esse post, faltam exatamente uma semana para eu sair do meu primeiro emprego aqui na Alemanha.

Gostaria de compartilhar um pouco o motivo da mudana de emprego e a minha experincia morando aqui a procura de um novo trabalho.

Antes de me mudar pra Alemanha

Eu estava meio infeliz como desenvolvedor Android nativo e estava procurando trabalhar com Flutter. No momento eu conseguia fazer algumas coisas com Flutter no trabalho, mas nada de um projeto de verdade que algum usaria de fato. E ento em paralelo com o processo seletivo da Alemanha, eu estava em um outro processo para uma empresa de banco no Brasil que j estava adotando Flutter fazia um tempo j.

No final, no passei no processo dessa empresa brasileira mas passei na empresa Alem. O engraado que se eu tivesse continuado por alguns meses nessa empresa que eu tava, ela seria adquirida por esse banco que eu no passei no processo seletivo. E eu seria funcionrio deles, ironia do destino hehe.

Emprego dos sonhos

Iniciei nesta empresa Alem remotamente no incio de abril de 2020, trabalhei sozinho por um tempo e logo depois entrou uma amiga desenvolvedora para trabalharmos junto.

Qual era o desafio? Era refazer um aplicativo de gerenciamento de senhas, s que agora em Flutter. A configurao do time era pessoas que trabalhavam nas extenses do browser, backend e mobile nativos.

O legal que eu e essa amiga dev viemos de desenvolvimento nativo Android e conseguimos trazer bastante bagagem de aprendizado de l. Tivemos total autonomia de arquiteturar o projeto, montar do jeito que gostariamos, com reatividade, testes e tudo mais.

O aprendizado foi incrvel, estvamos aprendendo demais a cada sprint que passava. Tnhamos coisas que gostaramos de melhorar, para entregarmos as coisas ainda mais rpido e com mais qualidade. Tudo incrvel, at que um dia tudo mudou.

A aquisio inesperada

Um belo dia, o CEO da empresa informa que adquirimos uma empresa menor de segurana localizada em Londres. Nessa reunio foi muito clara quais os objetivos da unio das empresas e como que seguiramos os nossos projetos a primeiro momento.

A aquisio inesperada, vol. 2

Na semana seguinte, uma reunio surpresa aparece de ltima hora e o CEO informa que ns e a empresa que acabamos de adquirir, fomos adquiridos por uma empresa de segurana dos EUA, mas dessa vez foi estranho. No tivemos muito posicionamento de como que seriam as coisas. E ficamos aguardando novidades.

A negociao

A empresa Americana teve a mesma idia que tivemos em jogar fora o aplicativo nativo e escrever tudo denovo em uma aplicao hbrida, mas eles estavam com a idia de adotar React Native.

Foi a ento que ns do time de mobile, montamos um comparativo das ferramentas e tentamos discutir pros e contras sobre Flutter e React Native.

Levei horas montando essa apresentao e no final de tudo me pareceu que s estvamos l s por estar, pois a deciso j tinha vindo de cima, que descontinuaramos o Flutter e seguiramos com React Native.

A depresso

Fiquei muito triste, pois o Flutter tinha sido descontinuado na empresa e teria que comear a estudar o React Native.

O processo de acesso aos cdigos foi bem demorado e eu consegui fazer vrios cursos de React Native at l. Achei interessante a ferramenta, mas ao iniciar no projeto de fato junto com o novo time percebi que seria uma jornada difcil. A cada dia que passava eu no me sentia produtivo, muito menos feliz.

Dias e mais dias se passaram foi a que eu percebi que eu estava realmente ficando triste ao trabalhar nessa empresa, que eu j no estava produzindo como eu gostaria. De certo modo at sinto que desaprendi a programar nesse ltimo ano, me sinto mal s de lembrar das frustraes que tive.

A aceitao

Com todos esses problemas eu percebi que j no tinha mais autonomia como antes, e que a nica maneira seria procurar uma outra oportunidade de trabalho.

Foi a ento que comecei a me atualizar nas novidades do Flutter e comecei a aplicar para vrias vagas de Flutter na Alemanha.

Processos seletivos

Empresa A

Conversa normal com o RH, para alinharmos o meu background e expectativa salarial. Foi tudo bem nessa parte e agendamos uma conversa com um desenvolvedor, sobre assuntos tcnicos de Flutter.

Foi uma conversa muito legal com o desenvolvedor, foi cobrado vrios tpicos bem baixo nvel de flutter e eu falei a verdade quando no sabia responder, pois afinal fazia 1 ano que eu no estava trabalhando ativamente com Flutter.

O desenvolvedor foi bem transparente e disse que gostaria de algum que conseguisse responder todas as questes na ponta da lingua para seguir. At me recomendou de estudar e reaplicar novamente em um ms.

Empresa B

Conversa bem parecida com o RH tambm e em seguida uma conversa com um techlead, conversa muito parecida com a anterior tambm, porm menos tcnica. Acredito que foi tudo bem e me pediram para implementar um desafio em Flutter e submeter em uma semana (no me lembro ao certo do prazo).

Submeti o cdigo na data exigida e at hoje no me avaliaram sobre o meu cdigo e nem me deram negativa no processo. Vida que segue...

Empresa C

Essa aqui foi rpida, o RH me mandou um e-mail com um link do calendly para escolher um melhor horrio para conversarmos e em 2 dias ele mandou outro e-mail cancelando tudo, falando que no iriam seguir comigo no processo.

Empresa D

Sabe quando voc percebe quando a pessoa no gostou de voc? Sei l qual foi o motivo, mas esse foi assim. Durante a conversa com a RH, como de praxe fui apresentar a minha trajetria contei resumidamente e no instante que terminei a RH me diz que no conseguiu se concentrar direito na conversa, pois eu tinha um vcio de linguagem disse muitos "E ento...". Eu respirei fundo e falei: "Voc me desculpe mas eu no sou nativo em Ingls". Mas senti um toque cido nesse comentario, no falei nada e conversa que segue. Logo depois ela pergunta a pretenso salarial e eu prontamente respondo. Ela me diz: "Nossa, que salto salarial ein, isso mesmo que voc quer?". A conversa meio que acabou por a, ela disse que ia passar meu perfil para o gestor e depois entrariam em contato comigo para continuarmos o processo.

Acredito que ela j me excluiu do processo logo ali. Mas nunca entraram em contato comigo novamente, vai saber.

Empresa E

Comeou com um headhunter me oferecendo a vaga no linkedin, conversamos por telefone e foi bem legal, ele me explicou os detalhes da vaga e disse que me encaminharia para o techlead do time que eu iria trabalhar.

Conversei com esse techlead, que me explicou novamente a vaga e me deu mais detalhes sobre a empresa, finalizamos a conversa com um pair programming agendado para os prximos dias.

Uma semana depois fizemos o pair programming, onde eu pude escolher qualquer linguagem para resolver os problemas computacionais. Decidi ir de dart mesmo, pois era o que eu j estava esperando. Foram dois problemas simples, um de contagem de caracteres e o outro era o FizzBuzz. Fiz ambos com TDD e por mais que eu estava nervoso, fluiu bem legal, fui explicando e comentando o meu cdigo enquanto resolvia.

No final do desafio, como consegui resolver os dois dentro do tempo ele disse que me passaria para a prxima etapa. E antes de encerrar ele me perguntou se eu j tinha resolvido esses problemas antes, eu falei que j tinha visto algumas vezes o FizzBuzz e que tinha visto um vdeo muito legal que comentava sobre o assunto. O qual foi no keynote evento Flutter Europe, que por sinal, acho que uma das melhores palestras que eu j v na vida. Segue o vdeo:

The Art of Code - Dylan Beattie | Flutter Europe - YouTube

Flutter Europe https://fluttereurope.devFollow us on Twitter https://twitter.com/FlutterEuropeFollow us on Facebook https://www.facebook.com/fluttereur...

favicon youtube.com

Mandei o vdeo pra ele antes de encerrar a call. O mais legal foi que no dia seguinte, logo cedo ele me mandou uma mensagem falando que curtiu pra caramba o vdeo e me agradeceu novamente por ter compartilhado com ele.

Logo em seguida veio o email perguntando minha disponibilidade para a entrevista final de 4 horas seguidas, o que eles chamam de Hiring Day.

Hiring Day

O hiring day comeou com uma conversa com a RH, mais para entender o meu trabalho em time e ela pediu para eu dar exemplos das minhas experincias passadas. A conversa foi bem tranquila e logo seguiu para um outro pair programming, mas dessa vez era para implementar uma pequena aplicao em Flutter.

Fiz esse pair programming com um desenvolvedor do time ele me explicou o que deveria ser feito e disse que eu tinha total liberdade de pesquisar na internet, s no deveria usar nenhuma lib para resolver o problema. O desafio era um input de texto com alguns botes de manipulao no texto digitado. Se no me falha a memria, foram aes de deixar tudo maiusculo, inverter maiusculas com minusculas e vice versa, cifra de Cesar rot13 e mapear textos para transformar em emoji.

Estava nervoso no incio, mas logo foi fluindo e consegui explicar o meu pensamento. Consegui acabar bem antes do tempo dado e no final esse outro programador disse que nunca tinha se divertido tanto com um pair programming e que eu tinha sido a pessoa que tinha resolvido o mais rpido que ele j tinha visto. Fiquei bem animado, mas ainda era a metade das entrevistas.

Tivemos uma pequena pausa e a conversa continuou com um outro programador, sobre boas prticas de desenvolvimento. Ele me dava um tpico e eu explicava como que seria minha abordagem para aquela situao ou problema. Foi bem tranquila essa etapa, mas no dava pra saber muito se eu tinha me sado bem.

E por fim, a ltima etapa, com o product owner do time. Foram vrias conversas sobre agilidade e que eu fiquei bem feliz de saber que a empresa adota vrias coisas que eu acredito que funcionam e que no s so geis por ter um Kanban.

No fim da conversa o PO disse que a empresa entraria em contato comigo nos prximos dias, mas que spoiler alert eu j tinha alguns fs no time.

O Hiring day foi numa quinta-feira e no deu outra, as 8 da manh da segunda-feira estava l, a proposta de trabalho toda detalhada e com algumas perguntas sobre o contrato.

Fiquei to feliz que nesse dia estourei um espumante e comemorei com minha famlia.

Concluso

Fico pensando aqui se deveria ter sado logo no incio, quando v que no iria trabalhar com Flutter mais. Mas acho que o problema foi muito alm de framework, pois com a aquisio, a cultura da empresa foi muito afetada. Sinto que minha autonomia e a do time j no era a mesma. Agora tnhamos que simplesmente aceitar as demandas e no influenciar mais sobre a maneira que o projeto deveria seguir. Paguei um preo muito caro, o valor mais caro que paguei foi minha sanidade mental, foi uma experincia que no quero que se repita nunca mais. O intuito de documentar isso aqui para reforar isso para mim e espero que ajude algum que est passando pela mesma situao que eu.

Durante os processos eu recebi vrios nos, alguns foram construtivos, outros nem tanto. Mas sei que cada um dos nos me ajudou a chegar no sim. Eu sei que no sou o cara mais expert do mundo em Flutter e a empresa que me contratou tambm no quer esse cara, quer uma pessoa que ajude a construir um time e um produto incrvel, espero que eu consiga contribuir com isso. A minha parte eu vou fazer, com certeza!

Obrigado pela ateno e at a prxima.


Original Link: https://dev.to/rodrigocastro_o/mudanca-de-emprego-na-alemanha-10fo

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To