Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
May 16, 2022 12:02 pm GMT

Introduo ao SEO - SEO 00

Disclaimer

Esta publicao faz parte de uma srie de publicaes que irei fazer para agrupar os conhecimentos que estou adquirindo ao estudar SEO. No sou um especialista na rea, ento caso haja erros ou alguma desinformao, fique vontade para comentar a publicao e buscarei corrigir o que tiver que ser corrigido. Ademais, todas as fontes estaro referenciadas ao fim do texto.

Por que aprender sobre SEO?

Desde que comecei a estudar desenvolvimento web sempre ouvi frases como "Temos que usar as tags HTML corretamente para melhorar o desempenho do SEO", mas eu nunca soube nada alm disso.
Quando mudei de time no trabalho e passei a integrar o time de trfego (onde um dos objetivos aumentar o nmero de visitas no site da empresa), o assunto comeou a aparecer com frequncia e vi que precisava aprender a respeito.
Resumidamente, o estudo de SEO gira em torno de um conjunto de ferramentas, termos e prticas que devem ser padronizadas tanto na rea de produto quanto na rea de desenvolvimento para que um site possua uma boa relevncia, aparea e se mantenha como um resultado acima das empresas concorrentes nos mecanismos de pesquisa.
SEO uma rea de estudos densa, extremamente especfica e relativamente nebulosa. O que eu quero dizer com isso : existem boas prticas para melhorar o desempenho do SEO, mas em certo momento no d para saber exatamente como os mecanismos de pesquisa funcionam com profundidade, isso porque nem mesmo os funcionrios da Google sabem como funciona o algoritmo de pesquisa muito bem.
De todas as formas, existem sim ferramentas para medir tudo isso e boas prticas que podemos adotar. Os desenvolvedores tambm deveriam aprender esse tema, uma vez que ele est vinculado diretamente com nossa rea e, dependendo do site de seu cliente, totalmente relevante para ele que seu site tenha um bom ranqueamento nas pesquisas (ou seja, aparea nas primeiras colocaes no resultado das pesquisas feita pelos usurios).

O que SEO?

SEO, search engine optimization, exatamente o que a traduo literal diz: a otimizao do mecanismo de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa so: Google, Bing, DuckDuckGo, Baidu, dentre outros.
Essa otimizao se d pelo conjunto de boas prticas adotadas tanto pelos desenvolvedores quanto por aqueles que inserem algum tipo de contedo no site, seja produtos num ecommerce, publicaes em um blog de receitas, notcias em algum portal ou qualquer informao importante.
Aprimorar o SEO significa:

  • melhorar a visibilidade em mecanismos de pesquisa (Google, Bing, DuckDuckGo, Baidu, etc);
  • aumentar o trfego orgnico no seu site (ou seja, quando voc no precisa para aparecer como um link patrocinado no topo das pesquisas);
  • facilitar as pessoas a acharem o seu site (voc pode ter o melhor site de receitas do mundo, mas se ele estiver na segunda pgina do Google ningum vai at l para encontr-lo);
  • estar ranqueado em melhores posies nos resultados quando as pesquisas usam palavras-chave relevantes ao seu servio.

Por que SEO importante?

Existe um ditado famoso chamado "quem visto no lembrado". E basicamente isso. As prticas de SEO, unidas com prticas de marketing, so coisas que fazem com que mais pessoas encontrem seu produto final.
Mas SEO no s sobre seu produto ser visto ou ele aparecer em primeiro em todas as pesquisas, sobre a experincia do usurio ser boa e ele conseguir encontrar o que estava procurando.
O Guia de SEO para iniciantes, da Google, resume esse conceito no seguinte trecho:

Em geral, o processo de otimizao de mecanismos de pesquisa (SEO) se d com a realizao de pequenas modificaes em partes do seu site. Essas mudanas podem parecer pequenas melhorias quando vistas individualmente, mas, combinadas com outras otimizaes, o impacto em termos de experincia do usurio e de resultados da pesquisa orgnica notvel.

Trfego pago versus trfego orgnico

Anteriormente, quando citei que o SEO aumenta o trfego orgnico do site, foi para mostrar tambm que pouqussimas pessoas clicam em anncios pagos, como mostra essa pesquisa feita nos Estados Unidos entre 2015 e 2017.

Grfico demonstrando que apenas 2% das pessoas clicam em links patrocinados ao pesquisarem algo no site da Google entre 2015 e 2017, nos Estados Unidos.

Dessa forma, quando voc tem uma presena orgnica nos resultados das pesquisas, acaba se tornando mais relevante do que se voc pagar um link patrocinado (o que tambm tem seu aspecto de influncia, mas isso j outra rea).

Mecanismos de Pesquisa

Apesar de listarmos vrios mecanismos de pesquisa, a Google obviamente possui o maior de todos, tendo mais de 90% de marketshare do que os demais. Cada um dos mecanismos de pesquisa possui uma srie de boas prticas para que o seu site ou o site de seu cliente seja colocado em melhores posicionamentos. Por conta desse domnio da Google, acabamos focando nas boas prticas que a sua ferramenta sugere, mas voltaremos nessas especificidades depois.
A questo : Como os mecanismos de pesquisa funcionam? Como eles encontram algum site?
Os mecanismos de pesquisa possuem robs que "rastejam" pelas pginas, os chamados crawlers, muitas vezes associados com aranhas que vo tecendo suas teias. Eles vo indexando todos os links que encontram nas pginas e conectando uns aos outros. Essa uma das formas de tornar seu site mais relevante: quando um link direcionando para ele aparece em locais indexados por esses robs.

Como ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa

Os mecanismos de pesquisa podem encontrar o seu site de forma automtica ou manual.
Na forma automtica, os crawlers acham seu site quando outros sites possuem link direcionando para ele. Ou seja, algum blog, site de notcia, a Wikipdia, ou qualquer outro referencia o seu site com um link.
Porm, se voc possui um site novinho em folha, bem difcil que ele esteja listado em algum lugar da internet, o que nos leva para o cadastro manual nas plataformas dos mecanismos de pesquisa. Se o site for de algum comrcio local, restaurante ou similares, essa pesquisa fica mais forte quando a empresa possui um registro bem feito no Google My Business, por ter as funcionalidades de localizao, informaes gerais do estabelecimento e avaliaes.
Na forma manual, voc registra o seu domnio nas ferramentas dos prprios mecanismos de pesquisa. A Google possui o Google Search Console, o Bing e Baidu possuem seus respectivos Webmaster Tools. O DuckDuckGo, por sua vez, no tem uma ferramenta similar, uma vez que o mecanismo preza pela privacidade dos dados dos usurios e no rastreia o que mais clicado/buscado, restando a primeira ttica de ser linkado por algum site relevante.
No futuro estudarei o passo a passo de cada um deles e fao um resumo a respeito, mas, por hora, importante apontar que cada plataforma tem quase as mesmas funcionalidades, mostrando estatsticas e informaes sobre quantidades de acessos e mtricas para que voc possa tentar melhorar o SEO e o seu ranqueamento.

Guiando os robs

Existem algumas formas de guiar os robs pelo seu site. Pode acontecer dos buscadores mostrarem pginas restritas que no deveriam ou deixarem de mostrar pginas importantes. Para facilitar essa "navegao", existem os sitemaps, que so o que o prprio nome diz: um "mapa" com os links que seu site possui, os que voc quer que os robs encontrem. Ele deve ser submetido junto ao seu site e existem vrios formatos possveis para isso. O Google Search Console inclusive possui uma ferramenta para que voc cadastre o link do seu sitemap. Mais informaes sobre isso aqui (em ingls).
H o Robots.txt, um arquivo relativamente similar onde voc pode listar quais pginas quer ou no que os robs encontrem. Mais informaes aqui (em ingls).
Alm disso, as meta tags, que tambm ajudam os crawlers a entender o que est nas pginas do seu site. Mais informaes aqui (em ingls).

Nos prximos posts irei explicar a respeito das meta tags e das demais ferramentas. Se quiserem se aprofundar no assunto, todos os links disponveis possuem mais informaes, lembrando que este um resumo de um humilde estudante :)
At a prxima!

Referncias
2020 Search Market Share - https://www.webfx.com/blog/seo/2019-search-market-share/
4 Search Engine Optimization Techniques for DuckDuckGo - https://searchengineland.com/4-search-engine-optimization-techniques-duck-duck-go-212912
Baidu Webmaster Tools - https://www.seomandarin.com/baidu-webmaster-tools
Bing Webmaster Tools - https://www.bing.com/webmasters/about
Google Search Console - https://search.google.com/search-console/about
Guia de otimizao de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes - https://developers.google.com/search/docs/beginner/seo-starter-guide?hl=pt-br
How to Submit a Website to Search Engines - https://www.bruceclay.com/seo/submit-website/
Is SEO Opportunity Growing or Shrinking? - https://sparktoro.com/blog/seo-opportunity-growing-shrinking/
SEO 101 - https://moz.com/beginners-guide-to-seo/why-search-engine-marketing-is-necessary


Original Link: https://dev.to/gabrielgomeso/introducao-ao-seo-seo-00-2bh6

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To