Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
May 14, 2022 03:06 pm GMT

Google - Hacks para quem trabalha com programao

Google

Para quem olha de fora, desenvolvedores s precisam sentar na frente do computador e escrever cdigo como se esse fosse um trabalho mecnico e as ideias e solues dos problemas surgem como mgica (s vezes surge mais no bem assim) mas se voc da rea, sabe que no assim. s vezes, necessrio gastar algum tempo no Google (ou outros sites) para encontrar solues para dvidas ou problemas de programao.

Recorrer ao buscador para isso dar aquela ajudinha para resoluo dos problemas no nenhum demrito. Mas importante saber como pesquisar, do contrrio, voc no sair do lugar. Para isso, hoje trago 8 hacks simples podem tornar o Google um grande aliado em nosso trabalho

Ento vamos a eles

1) Buscar em ingls um bom comeo

Uma das razes para isso o fato de que, em plataformas como GitHub e Stack Overflow (e tantas outras), o ingls usado pela maioria dos participantes. Logo, as chances de a soluo para seu o problema j ter sido resolvida em um tpico nesse idioma so maiores. Alm disso, h um nmero muito grande de desenvolvedores que postam contedo sobre a rea em blogs, sites especializados ou no YouTube, por exemplo.

Mas importante ressaltar que no que voc no ache a soluo do seu problema, pesquisando em portugus (temos muitos contedos sensacionais disponibilizados por desenvolvedores que criam contedos e organizaes).

2) Pesquise no Google usando aspas

Quando voc faz uma pesquisa no Google usando mais de uma palavra, o buscador tenta exibir nos resultados pginas que contm todas ou a maioria delas. Isso pode ser bom em algumas situaes, mas ruim em outras. Por exemplo, se voc busca informaes sobre uma mensagem de erro especfica ou uma sintaxe, o ideal que o Google exiba apenas resultados que contm a expresso exata que voc usou, e para instruir o buscador a pesquisar pela expresso exata basta coloc-la entre aspas.

3) Faa o Google excluir resultados com determinado termo

Os algoritmos de busca do Google so aperfeioados constantemente para exibir resultados contextualizados, isto , que correspondem s reais intenes do usurio. Apesar disso, ainda possvel se deparar com resultados que no tm relao direta com o que voc est buscando.

Para isso temos mais um hack que ameniza esse tipo de situao, para utiliza-l temos que inserir no Google a expresso a ser pesquisada seguida pelo termo (ou os termos) que deve ser ignorado. O termo precisa ser precedido do sinal de negativo -.

Imagine que voc precisa pesquisar por exceptions na linguagem Python, mas no quer visualizar pginas que relacionam esse assunto a erros. Voc pode fazer a seguinte busca:

python exceptions -errors

Dessa forma o Google ir priorizar pginas que contm python e exceptions, mas no errors.

4) Use asterisco no lugar de termos dinmicos

Voc j sabe que pesquisar com aspas til para sintaxe ou mensagens de erro. Mas, s vezes, o aviso tem uma informao dinmica, isto , que muda a cada vez que gerado. Esse informao pode ser uma contagem de tempo ou uma data especfica, s para dar alguns exemplos.

Neste caso, as aspas podem no funcionar bem, a no ser que voc substitua a informao dinmica por um caractere curinga *

5) Instrua o Google a pesquisar s em determinado site

Voc tambm j sabe que h sites especficos para desenvolvedores. Entre eles esto os j mencionados GitHub (repositrio, discusso e perguntas) e Stack Overflow (perguntas), alm de servios como DevDocs (documentao), Hacker News (discusso) e Indie Hackers (discusso e perguntas). Esses s so alguns dentre outros que existem costumam ter contedo muito til para desenvolvedores, mas, frequentemente, no fcil chegar ao tpico que realmente que te interessa. Pode acontecer de o mecanismo de busca do site no ser muito preciso, por exemplo.

Felizmente, possvel pedir para o Google exibir resultados apenas com links para determinado site. Por exemplo, suponha que voc esteja com problemas com o framework Next.js. Voc pode, ento, pedir para o Google mostrar resultados sobre o assunto somente dentro do Stack Overflow para isso digite site: seguido do endereo do site a ser pesquisado mais o termo de pesquisa. No nosso caso, fica assim:

site:stackoverflow.com next.js

6) Pesquise apenas em determinado tipo de arquivo

Muitas vezes, necessrio pesquisar sobre uma informao muito especfica, como um conceito que, normalmente, abordado em documentos acadmicos. Nessas circunstncias, pode ser interessante usar o Google para pesquisar somente em arquivos com determinado formato, como PDF, DOCX e TXT.

Por exemplo, suponha que voc precise rever o conceito de cadeia de Markov. H muitos trabalhos acadmicos sobre o assunto. Voc pode, ento, pesquisar por esse termo seguida da instruo filetype mais o tipo do arquivo. Aqui, queremos resultados em PDF. O comando no Google fica assim:

cadeia de Markov filetype:pdf

Observe que, ao fazer isso, o Google s mostrar arquivos em PDF sobre cadeia de Markov. Vrios formatos so compatveis com esse hack, entre eles, os de cdigos-fonte, por exemplo: CPP (C++), PY (Python) e CS (C#).

7) Converta medidas com o Google

Fahrenheit versus Celsius, milhas versus quilmetros, libras versus quilos, dlar versus real, enfim. Vira e mexe um desenvolvedor precisa lidar com converses. Voc pode usar bibliotecas ou scripts prontos para isso. Mas, em uma reviso de cdigo, por exemplo, talvez voc queira se certificar de que determinada converso est correta, ai podermos recorrer ao Google.

Para resolver este problema simples, basta digitar a medida original seguida de em (caso esteja pesquisando em portugus) ou to(caso esteja pesquisando em ingls) e a medida esperada. Suponha, por exemplo, que voc precise converter converter 345 euros em dlares americanos. Basta digitar:

345 euros em dlar

ou

36 euros in dollars

8) Mande o Google mostrar o cache

Durante as buscas sobre programao no raro trazerem fruns entre os principais resultados. O problema que a discusso nesses sites pode ser to intensa que, quando voc acessa a pgina, j no encontra nela a resposta que buscava.

Mas, sim, tambm existe um hack para situaes como essa: podemos fazer o Google exibir o cache daquela pgina. Podemos fazer isso de duas formas:

Na primeira, volte pgina de busca, clique na seta para baixo ao lado do endereo do site e, depois, em em cache.

Cache na busca

Na segunda, copie o endereo do site de destino, digite cache: na barra de endereos do navegador ou no prprio Google e, em seguida, cole o link (sem espao), dessa forma:

cache:clubedohardware.com.br

Esse hack tambm pode ser usado para quando a pgina de destino estiver fora do ar.

Esses hacks mostrados neste artigo podem ser usadas para outros fins, no s para programao. Mas a ideia aqui dar orientaes que podem ser realmente teis para aspirantes ou profissionais da rea, otimizando de forma significativa a resoluo dos seus problemas.


Original Link: https://dev.to/jhonywalkeer/google-hacks-para-quem-trabalha-com-programacao-3ndg

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To