Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
April 22, 2022 01:19 am GMT

Spring x Spring Boot

Quando se fala de frameworks Java, Spring certamente o mais popular entre eles. Ao adentrar nesse universo voc vai encontrar vrios nomes como Spring Cloud, Spring Data, mas principalmente Spring Boot. Muitas vezes se fala na ferramenta Spring Boot ao invs de somente Spring. Mas afinal de contas, o que significa cada um deles e quais suas diferenas?

Spring Framework

O Spring um framework open-source para desenvolvimento de aplicaes Java (atualmente se estendendo para Groovy e Kotlin). Sua primeira verso foi lanada em 2003 como uma alternativa para facilitar a construo de projetos J2EE (plataforma da Sun para rodar aplicaes corporativas complexas e robustas).

Entre as principais vantagens trazidas pelo Spring esto a Inverso de Controle (IoC) e Injeo de Dependncia (DI) atravs do Spring Container, uma alternativa muito mais simples e leve do que o velho EJB (Enterprise Java Bean). Atravs dessa tecnologia ns podemos delegar ao Spring a criao e manuteno de componentes sem explicitar novos objetos atravs do new.

Outra facilidade implementada pelo framework a possibilidade de usar mdulos comuns no desenvolvimento de aplicaes corporativas. Com algumas configuraes possvel utilizar o Hibernate, JUnit e outras ferramentas para controle de sesso, mensageria e etc...

Spring Boot

O Spring Framework facilitou muito o desenvolvimento de aplicaes Java, porm ainda no tinha atingido o seu potencial mximo devido a complexa configurao necessria para rodar uma aplicao. Com isso em mente, no ano de 2014 lanado o projeto Spring Boot com o objetivo de facilitar o setup do Spring.

Atravs dessa nova ferramenta no mais necessrio utilizar arquivos xml para configuraes da aplicao, apenas anotaes. A adotao de novas dependncias no projeto tambm se tornou muito mais simples, bastando praticamente s importa-las atravs do maven ou gradle. Ao puxar o Spring MVC por exemplo, j vem embutido um server Apache Tomcat pronto para uso.

Em resumo, o Spring Boot uma extenso do Spring Framework que traz diversos recursos pr configurados facilitando e acelerando o processo de manuteno e setup.

Quando usar cada um?

Como o Spring Boot busca facilitar a utilizao do Spring dificilmente um projeto atual no usar ele. A utilizao do Spring Framework puro seria aconselhvel somente em casos de necessidade tcnica muito especifica em que as configuraes embutidas do Boot atrapalhariam o projeto.


Original Link: https://dev.to/victorhechel/spring-x-spring-boot-4g89

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To