Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
March 29, 2022 11:38 pm GMT

Fundamentos de Sistema da Informao

Dado x Informao

Para que possamos iniciar uma discusso melhor embasada, em uma pesquisa simples no Google, conseguimos achar diversas respostas para o significado de dado, entre elas:

Em resumo, dados so valores atribudos a algo.

Em seguida, iremos realizar uma busca no Google, buscando entender o conceito de informao, que nos retorna a seguinte descrio:

Informao a reunio ou o conjunto de dados e conhecimentos organizados, que possam constituir referncias sobre um determinado acontecimento

Partindo deste ponto, verificamos que um dado seria algo que pode compor uma informao, a depender de sua utilizao e contexto. Mas como assim, "a depender" se a descrio de informao retrata que o acmulo e aglomerado de dados forma uma informao?

simples, entre buscar e receber o dado existe no centro desta interao, a interpretao ou tratamento, para que caso satisfaa um sentido lgico, aquele dado possa se tornar uma informao. Exemplificando de maneira simples.

Supondo que algum receba um livro de presente, porm que ele esteja escrito em ingls, em um contexto onde o indivduo entende aquilo que est escrito, os textos podero ser para ele informaes. Em caso de no entender o que est escrito, ser simplesmente dados escritos em uma folha de papel.

Um outro exemplo simples, poderia ser ao receber um extrato detalhado da sua conta bancria, onde est descrito diversos impostos, taxas, e afins... Se voc no possuir conhecimento financeiro, legal e afins, para voc o que est escrito sero apenas dados, porm, na vista de algum Contador, Advogado, Analista Fiscal, apenas de bater o olho, o mesmo poderia interpretar e verificar se est tudo em conformidade ou se existe algo estranho.

O que um Sistema?

Uma simples definio de Sistema poderia ser:

um conjunto integrado de componentes regularmente inter-relacionados e interdependentes criados para realizar um objetivo definido

Mas de forma mais didtica, como podemos visualizar o que um sistema? Simples, um sistema nada mais , que a juno de aes/funes que realizam colhimento, salvamento, tratativa e por fim interpretao lgica de dados, que retornar uma informao til para seu usurio, afim de que possa solucionar algum problema do mesmo.

Um exemplo bem fcil , um aplicativo de delivery, inicialmente voc possui a funo de vitrine, onde poder visualizar lojas, posterior isso precisar realizar um cadastro, solicitar a quantidade de produtos, realizar o pagamento e receber na sua residncia.

Para voc este poder ser o conceito de um sistema, j na viso de um empresrio a visualizao das mesmas aes para definir o conceito de sistema podem ser diferentes, como por exemplo:

  • Cadastro na plataforma
  • Cadastro dos produtos
  • Edio dos Pedidos
  • Adio de recompensas
  • Regra de descontos
  • Clculo do valor de Frete

Poderamos citar diversas outras funes de um sistema, mas creio que j deva ter sido possvel entender o conceito de sistema, como uma acmulo de aes/funes que visam resolver um problema, neste caso para o empresrio, a resoluo do problema de "Como vender, onde vender" e afins.

Por fim, quando o indivduo constri uma ferramenta que coleta, consome, analisa e retorna um resultado ou informao satisfatria, podemos dizer que ele possui, um Sistema de Informao.

Tipos de sistemas de informao

Vamos agora tentar entender quais os tipos de sistema de informaes que podemos abordar e quais suas funcionalidades.

  • Sistemas de Processamento de Transao

o sistema que est voltado no nvel operacional, como por exemplo um sistema de cadastro de funcionrios ou de clculo de horas extras e afins. aquele sistema que visa automatizar aes rotineiras, cotidianas, fazendo com que se economize tempo com aes repetitivas, processando dados simples, para controle de reas de mais comuns ou simples de uma empresa.

  • Sistemas de Informao Gerencial

o sistema que est voltado ao nvel de gesto da empresa, aquele sistema utilizado pelos gestores, para cadastro dos funcionrios, realiza a anlise e forma o quadro de horrios dos funcionrios, bem como realiza envio de mensagens, comunicao com a equipe e afins. Resumidamente utilizado a nvel intermedirio, onde o gestor consegue realizar o controle interno e de campos especficos, gerando assim resultados.

  • Sistema Estratgicos

o sistema que os empresrios utilizam para coleta de dados, faz anlises de preos de produtos, custo benefcio, visa encontrar o melhor pblico, poca do ano, fazem pesquisas automatizadas de opinio entre consumidores, afim de retornar esses dados aos Analistas, que podem utilizar-se das informaes para gerar campanhas de Marketing, aquisio ou no aquisio de produtos em determinada poca. Como o prprio nome j diz, tem a funo de trazer informaes aos nveis mais crticos da empresa, afim de gerar as melhores estratgias para gesto e lucros.

Segue ento a pirmide que faz a diviso desses tipos de sistemas e a diviso por setores e quem utiliza cada tipo de sistema:

Image description

Image description

Teoria Geral dos Sistemas

A teoria geral dos sistemas, vem trazer algumas diferenciaes em relao a como podemos entender os sistemas, visto que eles podem ser simples ou complexos levando-se em considerao sua utilizaes.

Ela vem dizer que podemos definir sistemas de duas maneiras, atravs do Funcionalismo ou do Holismo.

  • Funcionalismo

O funcionalismo quando ns ainda conseguimos diferenciar os sistemas que compem o sistema de informao, como por exemplo: Sistema de Cadastro, Sistema de Envio de E-mails e Sistema de Clculo de folha de pagamento. No tocante de que mesmo aquele sistema de informao sendo composto por outros subsistemas, ainda podemos visualizar a funcionalidade e ao de cada sistema separadamente.

  • Holismo

J quando falamos de Holismo, estamos em um ambiente complexo, onde todos os subsistemas esto interligados, onde teremos uma cadeia de uso de sistemas e subsistemas relacionados e interligados, onde no podemos explicar o intuito ou funcionalidade do sistema separadamente, apenas podemos expor o sistema como um todo, exemplo: Sistema De Gesto Empresarial, Sistema de Gesto Bancria, so sistemas onde existem diversos subsistemas ligados e no podemos explica-los separadamente, sem comprometer o todo.

Qualificao de Sistemas

Vamos expor inicialmente os seguintes sistemas:

  • Sistema Aberto

o sistema onde a interao entre o sistema e o usurio, poder modificar o comportamento do sistema e seu ambiente.

  • Sistema Fechado

o sistema onde a interferncia do usurio no mudar o comportamento da ferramenta.

  • Sistema Simples

um sistema tem muitas funcionalidades, rpido, gil, com um propsito bem definido.

  • Sistema Complexo

um sistema onde existem diversas rotinas e sub-rotinas conectadas, onde existe a dependncia e fluxo lgico da aplicao e das aes necessrias a serem realizadas.

  • Sistema Estvel

um sistema onde no existe alteraes ou se existir dever ser mnima, a ponto de no influenciar diretamente em comportamento ou resultado.

  • Sistema Dinmico

um sistema que sofre interferncia constante e se molda ao usurio de maneira a modificar tanto a forma de aquisio, tratamento e retorno dos dados.

  • Sistema Adaptvel

um sistema que tem capacidade de se moldar as necessidades que surgem ao longo da sua utilizao, lembra bastante e pode at ser anloga ao Sistema Dinmico.

  • Sistema No Adaptvel

um sistema que no est preparado adaptaes, modificaes, mudanas, sendo anlogo ao sistema fechado.

  • Sistema Permanente

o sistema implantado de maneira a no haver tempo pre-determinado para sua finalizao ou para que deixe de ser utilizado.

  • Sistema Temporrio

o sistema montado muitas vezes com um tempo curso de utilizao, para aes especficas, que ao serem sanadas, no far mais sentido sua utilizao.


Original Link: https://dev.to/salescode_/fundamentos-de-sistema-da-informacao-5em4

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To