Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
February 16, 2022 04:44 am GMT

Os primeiros passos para sua vaga em desenvolvimento

Fala pessoal, belezinha? Aqui o pokemo com mais um artigo para falar um pouco sobre o comeo de carreira para uma pessoa dev. Sei que o ttulo ficou bem bosta, mas vou explicar um pouco sobre o que quero falar com vocs aqui. Iremos falar um pouco sobre os motivos de se candidatar a uma vaga, currculo, skills e outros assuntos para voc dar match naquela vaga xow em desenvolvimento. Se voc no viu meus outros artigos sobre o tema, clica aqui :) e se curtir o artigo deixa aquele corao, unicrnio, manda pra v, pro menino que est a em todo lugar, pra amiga, pro inimigo, manda pra todo mundo. E se voc quer ajudar monetariamente com qualquer valor para o pokemo continuar produzindo esse tipo de contedo fortalece no nosso apoia.se valeu de corao.

Mesmo que na maioria das vezes eu esteja tendo como foco o pblico mais junior e sandy, pessoas em diversos nveis de senioridade sempre podem pegar algum insight e adaptar a sua realidade. Tambm no levem tudo que eu falar a ferro e fogo, a maioria das coisas que eu falo so de experincias minhas ou de pessoas prximas que aplicaram e tiveram sucesso na sua insero no mercado de TI. Dito isso, bora pro contedo.

Assim que comeamos a pensar em conseguir um emprego na rea de desenvolvimento muitas coisas passam na nossa cabea (ah pokemo, isso bvio n? Descobriu o teletransporte), e a primeira coisa que queremos fazer nos comparar a outras pessoas para entender qual o nosso nvel de conhecimento em cada tecnologia. Inclusive tem uma galera que faz um negcio que ao meu ver no tem o menor sentido que colocar porcentagem de skills em cada tecnologia. Por exemplo: 60% HTML, 80% JS, 35% CSS. Na boa? Nem eu, nem as pessoas recrutadoras e provavelmente nem voc tem idia do que quer dizer isso. Uma pessoa 60% HTML seria algum que no sabe usar ? Uma pessoa 80% JS aquela que s faz tudo em JS puro e no usa frameworks? Uma pessoa 35% CSS aquela que no consegue desenvolver responsivo? E como eu vou saber qual a viso de 2 pessoas com 50% de HTML? De onde o pessoal tirou isso? Pode at ser uma parada ldica, mas que no fundo no fundo no serve de nada.

Uma coisa importante antes de se aplicar a uma vaga, que realmente algo que no tem nada a ver com a stack que a empresa utiliza ou algo do tipo. Conhea minimamente o negcio da empresa, veja se o que fazem faz algum sentido com o que voc quer fazer parte. Entre no site, conhea os produtos, veja se tem alguma ligao com algum que trabalhe l para perguntar do ambiente, etc; Em alguns casos j vi pessoas que no podiam colocar a empresa em que trabalhavam no currculo ou porque o negcio que a empresa desenvolvia no ia com os princpios da pessoa dev, ou porque o ambiente era to txico que a pessoa no deseja que nem seus inimigos trabalhem l, ou por outros motivos. No estou falando que por fora a empresa possa ter uma tima ndole e s depois de voc entrar voc descobre como realmente, mas, se voc puder evitar que esse tipo de coisa acontea antes. Te poupa de alguns contratempos e desgastes desnecessrios. Inclusive saber sobre o negcio da empresa, os propsitos, valores e demais caractersticas podem ajudar muito na sua entrevista (iremos falar sobre isso em um artigo posterior). Mas, tem uma thread no twitter muito legal do Srgio Lopes (CTO da Alura) onde ele fala sobre a questo de contratao de iniciantes na viso da empresa.

Vocs lembram que eu gosto de falar do que chamo de axiomas n? So afirmaes que so verdadeiras e eu no tenho que provar o porque o so. Ento, se voc est comeando na rea de desenvolvimento: Voc no sabe o seu nvel de conhecimento em cada tecnologia. Se voc no tem experincia, no tem como voc saber o seu nvel. E o que isso quer dizer? Se voc ver uma vaga para nvel jnior/sandy que pede conhecimento intermedirio em API. E voc sabe o que uma API. VOC APLICA PARA ESSA VAGA! Quem tem que avaliar o seu nvel de conhecimento em alguma tecnologia a empresa que est fazendo o processo e no voc, afinal, voc no sabe fazer isso!

muito comum o temor por no ser compatvel com 100% do que pedem em uma vaga. Esse um dos motivos que eu falo da importncia da curadoria das vagas. Vagas com melhor descrio poupam de ter um monte de descries aleatrias e pedidos de skills que no fazem sentido nenhum, o que faz com que voc tenha menos medo de aplicar devido uma inconsistncia com os requisitos. Muitas vagas no fazem nenhum sentido e nada mais so que um apunhado de termos tcnicos que as vezes nem ligao tem, que algum de TI falou por cima para o pessoal de RH. Inclusive uso algumas dessas vagas arrombadas nos meus stand-ups humorsticos de desenvolvimento. Vagas que pedem tecnologias que nem usamos mais, coisas que so mais que ultrapassadas, conhecimentos jedi em tecnologias que possuem menos de 2 anos, entre outros tantos. Mas a questo aqui do axioma isso que eu falei acima, no deixe de aplicar para uma vaga porque voc no tem todos os pr-requisitos para ela. Aplique se voc tiver algum deles. Parta do princpio que se a vaga para nvel jnior/sandy a vaga para voc aprender e voc vai pegar o feeling necessrio para se desenvolver na vaga com o passar do tempo.

Exemplo de vaga arrombada
(Exemplo de vaga arrombada)

Eu penso assim, em uma vaga junior/sandy se voc tem 3 das skills que pedem na descrio tcnica est timo. Como falei antes: quem tem que avaliar se voc pode ou no preencher a vaga a empresa. as vezes perdemos oportunidade por medo de tentar. Tente, o pior que pode acontecer nada, e no fazendo nada, esse o mesmo resultado, mas sem chance de ser diferente. Na melhor das hipteses voc vai entrar para a vaga e aprender um monte de skill que voc no possui.

Outro fenmeno que ocorre bastante na rea de TI : pessoas recrutadoras querem te contratar sempre quando voc est em um emprego. Por isso falo tanto de voc entrar na rea, talvez no do jeito que voc deseja 100%, naquela empresa dos sonhos, ganhando um salrio de 20k (sei l onde uma pessoa que comea ou at mesmo a grande maioria da galera snior que eu conheo ganha isso por ms, mas se tem coach falando que isso true, eu acredito #sqn), tendo toda a ateno das pessoas mais seniores te apoiando sempre, etc. Infelizmente o mercado um reflexo do nosso pas e das relaes que temos com outras pessoas. Ento, entre na rea e depois voc vai poder escolher at as melhores oportunidades, enquanto isso, ganhe experincia.

Uma dica que dou para quem est comeando tambm : no tenha preconceito com stacks. Voc est comeando agora, no sabe muita coisa na rea, no se apegue com linguagem ou tecnologia porque ouviu algum falar que uma outra ruim, se voc nunca colocou algo em produo naquela tecnologia no pode falar que ruim. Todas as tecnologias tem um motivo para serem do jeito que so e tem uma utilidade. Sendo assim: se voc estudou React, mas viu uma vaga legal com Angular: aplica. Se voc est estudando C#, mas viu uma vaga legal em Java: aplica. Quanto mais entrevistas voc fizer, mais experincia voc vai adquirir em como se comportar, o que falar, o que pode ser abordado e voc ir se preparar melhor para as prximas. Deixa que essas tretas se resumam ao twitter. No momento voc quer entrar na rea, ento, aumente as suas chances de isso acontecer e de quebra aprender mais coisas novas.

Saiba se vender! Como eu disse anteriormente: no devemos nos comparar com as pessoas: cada pessoa tem seu caminho, suas dificuldades, suas competncias e suas limitaes. E voc sabe bem das suas. E, voc tambm sabe das suas qualidades. Saiba colocar isso na sua candidatura. Se quando no cadastro para aquela vaga tiver um campo para voc falar um pouco de voc! Fale das qualidades que as outras pessoas enxergam em voc. Existem pessoas sensacionais que deixam de ocupar vagas legais por no saber potencializar suas qualidades. Existem pessoas pssimas em timos cargos porque elas sabem fazer isso. Ento, se voc sensacional, com certeza sabendo se valorizar voc vai conseguir alcanar o que voc deseja! Estou falando de se valorizar, t? No inventar historinhas que no existem para conseguir as coisas a qualquer custo.

Para facilitar o trabalho das pessoas recrutadoras como j dito em artigos anteriores bem legal voc ter um linkedin atualizado e um github com projetos legais, se voc dev (inclusive fiz um artigo sobre isso). Mas sempre acho massa tambm ter um currculo nos moldes padro, j que facilitam muito para importar em sites de recrutamento. O currculo deve ser simples, com poucas pginas, focar nas suas experincias acadmicas ou de estudos, nas skills que voc est estudando, em experincias anteriores de trabalho, caso houver (aqui voc pode comear a pensar o que de bom voc aprendeu nas experincias anteriores caso no seja na rea de TI para fazer um link com o que isso pode te ajudar na rea), caso no tenha experincia em empregos legal voc colocar um pouco dos projetos que desenvolveu durante seus estudos e um pouco de como foi o processo de desenvolvimento, que tecnologias usou, etc; caso voc tenha algum nvel de ingls tambm bom colocar, cursos livres, suas principais participaes em eventos, etc. Uma coisa muito importante sobre currculos que ele possa ser lido por quaisquer pessoas navegando em tabs. Muitas vezes a gente entrega currculos com formatao exagerada, porm com nenhuma usabilidade de leitura para pessoas com deficincia visual. Todas as pessoas tm que conseguir ter um fluxo de leitura legal para que seu currculo impacte mais gente. Alm de lembrar que para cada vaga o ideal no currculo voc colocar um objetivo que tenha a ver com aquela vaga em especfica. Vou deixar como modelo o meu currculo aqui, pode ajudar algum talvez.

Para o artigo no ficar muito longo, iremos parar por aqui. No mais: se arrisque. Aplique para o maior nmero de vagas que faa sentido para voc. Faa o maior nmero de entrevistas que conseguir. Aplique mesmo que a vaga pea mais requisitos que voc tem. Aplique, mesmo que a vaga seja para uma linguagem diferente da que voc tenha estudado na maior parte do tempo. O no voc j tem, vamos ir em busca do sim.

Desejo que esse artigo te ajude de alguma maneira. E, se voc quiser mais dicas para buscar o seu primeiro emprego, dicas para a hora da entrevista e coisas do tipo, comenta a o que voc quer para eu poder criar mais contedo nesse sentido. No esquea de curtir, mandar um unicrnio e compartilhar o artigo!

Um grande abrao para voc e vamos fortalecer a bolha dev!

Rodrigo Pokemaobr Cardoso

Caso voc queira me ajudar a continuar criando contedo para devs, me ajude no apoia.se, me siga no twitter e/ou assista minhas lives na twitch.


Original Link: https://dev.to/acaverna/os-primeiros-passos-para-sua-vaga-em-desenvolvimento-2e95

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To