Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
January 22, 2022 03:51 pm GMT

Utilizando a bolha dev ao seu favor na busca do seu primeiro emprego!

Ultimamente, cada vez mais comum pessoas iniciantes em desenvolvimento entrarem nas minhas lives, postarem no twitter, facebook, instagram, linkedin, em blogs ou sites de artigos perguntando sobre como iniciar na rea, mais especificamente como conseguir o primeiro emprego na rea. Muitas citam bootcamps ou faculdades como caminhos seguros para conseguir o primeiro emprego, j que uns garantem a empregabilidade no fim do ciclo de estudos, e outras do a oportunidade de entrar como estagirio, facilitando a entrada na rea e posteriormente um crescimento dentro dela, porm, o que eu vejo muito algumas dessas pessoas s vezes decepcionadas, pois, depois de um perodo, na maioria das vezes no muito longo, se vem perdidas, pois, estudaram uma stack (conjunto de linguagens frameworks, bibliotecas e outras ferramentas com o propsito de resolver um tipo de problema especfico em desenvolvimento) que at agora no sabem o real motivo do porqu, j que assistiram um vdeo no youtube falando que era a stack mais usada em 2022. E, obviamente que ouviram que TI a rea que mais emprega no momento, que no faltam vagas na rea ( o que verdade e vamos explorar isso mais a frente ), que tem pessoas entrando na rea ganhando R$10.000, e outras coisas que fazem a rea ser um atrativo para diversos tipos de pessoas.

Isso realmente uma coisa que me vem preocupando em relao ao desenvolvimento nos dias atuais. Eu no sou parmetro para nada, mas, quando comecei a programar no existia o tanto de contedo sobre desenvolvimento que tem hoje, e talvez eu nunca imaginasse que teria tanto contedo como temos, mas, a gente tinha um estilo de aprendizagem diferente. Na poca que eu comecei a estudar eu nem imaginava poder ganhar dinheiro com desenvolvimento, eu s achava divertido criar coisas e fazia isso usando cdigo. A gente conhecia primeiro o problema e depois estudvamos como poderamos resolv-lo. Ento, por exemplo, se eu tivesse que resolver um problema desenvolvendo algo que envolvesse coisas de desktop, a gente iria estudar sobre delphi, java, visual basic ou outra linguagem que pudesse resolver aquele tipo de problema, se eu tivesse que fazer um site, iria estudar HTML, CSS, javascript, PHP, ASP, Flash ou outra coisa que resolvesse solues web. Hoje em dia, muitas pessoas saem estudando qualquer coisa sem nenhuma noo do sentido de estar estudando aquilo, s porque viram em algum lugar que era a tecnologia mais quente. Antigamente a gente sabia o problema e escolhia a ferramenta para trabalhar naquele problema. Hoje em dia a gente escolhe uma ferramenta e depois procura os problemas que aquela ferramenta resolve. tipo aquela da pessoa carpinteira que est com um martelo na mo e sai dando martelada em tudo que se parea com prego, j que pra dar martelada que o martelo serve. Dito isso, o primeiro conselho que tenho para voc que est comeando na rea!!! Entenda os problemas que a stack que voc est estudando resolve. Isso muito importante at mesmo para uma primeira entrevista na rea, e, embora tudo possa parecer prego em desenvolvimento, nem tudo .

Sei que voc deve estar se perguntando: Pokemo, voc falou um monte de besteira e eu vim aqui para saber como conseguir o meu primeiro emprego, calma que a gente chega l! Como premissa irei aceitar que voc uma pessoa que j est estudando desenvolvimento a algum tempo, j fez alguns pequenos projetinhos para treinar e colocou no seu github e est buscando sua primeira vaga no mercado. Caso no tenha feito isso ainda, o faa.

O segundo conselho que tenho para voc que est comeando na rea!!! No tenha medo de no conhecer muito sobre o que voc est estudando, as vagas de sandy/junior quem vai dizer se voc tem preparao ou no para a vaga a empresa para a qual voc estiver aplicando para a vaga e no voc. Voc no sabe ainda nada sobre a rea e no sabe validar seus conhecimentos, deixe que a empresa faa isso. Esse tipo de vaga exatamente para voc aprender!

No discuta comigo agora, mas, a ferramenta que move a bolha dev o Twitter, tenha isso como uma verdade, como sou matemtico, posso dizer que isso um axioma (algo que no preciso provar para saber que verdade, a verdade e aceite como tal), as outras redes sociais so altamente superficiais quando falamos de compartilhamento de contedo dev e tambm da presena das pessoas dev que realmente podem fazer algo para voc e at mesmo o lugar onde essas pessoas realmente podem fazer algo para voc. Se voc quer ser dev e no tem Twitter, mas tem Instagram, Tiktok, Facebook, Linkedin bom rever as coisas. Ah pokemo, mas sou low profile!, beleza, ento no tenha nenhuma rede social, mas, isso vai reduzir suas chances de ser encontrada pelas pessoas. Bem, o terceiro conselho que tenho para voc que est comeando na rea!!! Crie um twitter (deixe sua caixa de mensagem aberta para qualquer pessoa poder mandar mensagem pra voc). Crie tambm um LinkedIn (s pra voc ter um currculo rpido), e tambm tenha um currculo nos moldes antigos (ainda pode ser til). E acho que voc j tem um Github, n?

Sabe aquela pessoa que falou l no vdeo que a stack que ela falou para voc escolher era a mais utilizada em 2022? Siga ela no Twitter. Sabe toda aquela galera dev coach que voc no para de consumir contedo? Siga no Twitter. Sabe aquele primo da sua colega que foi quem te convenceu a largar educao fsica e ir para a rea de TI? Siga no Twitter. Siga quem voc puder na rea de tecnologia e que tem a ver com o que voc est estudando. Siga no Twitter. Sabe esse @pokemaobr que est escrevendo aqui pra voc? Siga no Twitter. Siga o perfil @Viumavaga, o @TemVagaPraJunior, a @camelouu,(uma referncia em recrutamento dev no Twitter), o o_gabsferreira (que todo ms cria uma lista de vagas) e outros perfis com vagas para quem est comeando, algumas vagas legais filtradas aparecem por l. ( S no esquea que com o passar do tempo voc vai ter que parar de seguir algumas pessoas para evitar tretas devs, mas, isso assunto para outro artigo, no comeo siga qualquer pessoa e depois voc vai filtrando). ---> Tem essa lista aqui um pouco desatualizada, mas, com muita mina sensacional que dev e ajuda a comunidade e voc pode seguir no twitter (vai clicando em mostrar respostas que tem gente pra caramba).

Outro axioma que posso colocar aqui. Diferente de muitas reas que j atuei e que conheo pessoas que atuam, na rea de desenvolvimento a maioria das pessoas esto dispostas a te ajudar sem querer nada em troca, algumas dessas pessoas ajudam somente pelo vislumbre de que isso faz a rea crescer e a roda girar, ou, pois foram ajudadas no passado e por isso querem, ou qualquer outro motivo aleatrio, por isso um axioma. Algumas das pessoas que voc seguir tem DM aberto (voc pode mandar uma mensagem direta para a pessoa clicando no boto no perfil dela), conte a sua histria para a pessoa e avise que se a pessoa ver alguma vaga que possa se encaixar com voc para que te avise. Algumas pessoas vo te ignorar, mas, a grande maioria vai lembrar e quando receber uma vaga (recebemos vagas diariamente) vai te indicar. O quarto conselho que tenho para voc que est comeando na rea!!! A vaga no vai cair do cu, no comeo voc tem que ir em busca dela.

Show, agora voc j est no radar de algumas pessoas. Como dito l no comeo do artigo, tem realmente muita vaga na rea de TI e seu trabalho agora fazer com que as pessoas tragam essas vagas at voc, com uma curadoria muito bem feita, j que em geral quem vai indicar as vagas para voc so pessoas que trabalham nas empresas, o que facilita na hora de entrar (recomendaes so sempre bem vindas e algumas pessoas at ganham por isso :) ) . Vamos ento utilizar da fora da bolha dev para isso.

Prepare ento uma thread no twitter ( uma sequncia de tweets onde um resposta do outro fazendo uma linha de raciocnio ) onde voc vai se apresentar, falar um pouco dos motivos que fizeram voc querer entrar para a rea de TI, falar sobre a stack que voc tem estudado e o que voc fez (cursos, bootcamps, faculdades e outras coisas relevantes), o que voc procura e no final coloque seu linkedIn, github e algum e-mail ou outro contato de rede social, em formato de texto, no invente de colocar imagens. Poste em um dia de semana em horrio comercial. E avise por DM quelas pessoas l que voc seguiu e pea para que retweetem (se voc tiver algum que realmente te conhece, melhor ainda, pois, far a alavancagem ficar ainda melhor. Ah pokemo, mas no conheo ningum (tudo bem, a galera dev retweeta fotos de gatinho o dia todo, no vai cair a mo retweetar algo para ajudar algum). Agora esperar um pouco para a mgica acontecer. Voc vai receber como resposta algumas vagas que se encaixam no seu perfil, com curadoria de pessoas que trabalham nas empresas, vai receber dicas de pessoas da rea para ajudar voc a conseguir o que quer. (Ignore respostas bosta que sempre aparecem)

Como disse anteriormente a vaga no vai cair do cu, voc vai ter que aplicar nas vagas que te mandarem, fazer entrevistas, procurar outras vagas por fora, conversar com as pessoas que vierem falar contigo. Esse processo ir te abrir um leque maior de vagas para voc aplicar, APLIQUE PARA TODAS, mas milagres no acontecem, voc tem que fazer a sua parte. E, se por acaso voc no conseguir uma vaga, ir conhecer vrias pessoas da rea que podem te dar dicas valiosas para voc conseguir o seu objetivo!

Pokemo, mas se todo mundo que quiser vaga fizer isso? Vai ser timo, o algoritmo do twitter bem aleatrio para isso e cada pessoa vai atingir uma parte da bolha dev e pessoas vo se conhecer e far com que a rede de ajuda aumente muito.

Algumas pessoas que conheo fizeram esse processo e deu super certo. Uma inclusive essa semana passada, ela conseguiu algumas entrevistas e 390 seguidores em algumas horas. Como muita gente fala Quem no visto no lembrado.

Uma coisa que voc deve estar se perguntando Pokemo, mas porque no fazer isso no LinkedIn?, pois l seu post vai ser invadido por infinitas pessoas coach querendo te vender planos de carreira mirabolantes ou contando histrias de superao de algum que acordou 10 minutos mais cedo para pegar nibus. No twitter as pessoas so mais reais, no precisam mostrar nada para ningum e ajudam realmente as pessoas sem esperar nada em troca.

Desejo que esse artigo te ajude de alguma maneira. E, se voc quiser mais dicas para buscar o seu primeiro emprego, dicas para a hora da entrevista e coisas do tipo, comenta a o que voc quer para eu poder criar mais contedo nesse sentido.

Um grande abrao para voc e vamos fortalecer a bolha dev!

Rodrigo Pokemaobr Cardoso

Caso voc queira me ajudar a continuar criando contedo para devs, me ajude no apoia.se ou assista minhas lives na twitch.


Original Link: https://dev.to/pokemaobr/utilizando-a-bolha-dev-ao-seu-favor-na-busca-do-seu-primeiro-emprego-15cf

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To