Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
November 24, 2021 03:37 am GMT

HTML mais do que uma linguagem de marcao

O que HTML5?

O termo HTML5 amplamente usado como uma palavra da moda para se referir a tecnologias da web modernas, muitas das quais (embora muitas, no todas) so desenvolvidas pela WHATWG.

A WHATWG funciona em uma srie de tecnologias que so partes fundamentais da plataforma Web. Eles so organizados de forma um tanto arbitrria com base nas preferncias de quem edita o padro para essas tecnologias, sendo elas as seguintes.

HTML

O padro HTML como uma mesa cheia de tecnologias para a web. Inclui a linguagem de marcao principal para a web, HTML, bem como vrias APIs como Web Sockets, Web Workers, Storage e etc.

Compatibility

O padro Compatibility descreve uma coleo de propriedades CSS no padro (e muitas vezes prefixadas pelo fornecedor) e APIs DOM que os navegadores da web precisam oferecer suporte para compatibilidade com a web de fato.

Console

O padro Console define APIs para recursos de depurao no console do navegador. Para entender melhor, voc pode visualizar o seu pressionando a tecla F12 dentro do seu navegador.

DOM

O padro DOM define a infraestrutura central usada para definir a web. So os elementos utilizados que, em conjunto compe a Web.

Encoding

O padro Encoding define como as codificaes de caracteres funcionam na web, entre os diferentes pases e seus idiomas, garantindo que as comunicaes continuem funcionando.

Fetch

O padro Fetch define o modelo de rede para recuperao de recursos na web. Auxiliando em requisies HTTP de forma nativa.

API Fullscreen

O padro Fullscreen API define como as pginas da web podem assumir o controle da tela inteira de um usurio (a pedido do usurio), por exemplo, para jogar ou assistir a um vdeo.

Infra

O padro Infra visa definir os conceitos fundamentais sobre os quais os padres so construdos.

MIME Sniffing

O padro MIME Sniffing define algoritmos usados para determinar o tipo de recursos.

Notifications API

O padro de Notifications fornece uma API que exibe notificaes para alertar os usurios fora do contexto de uma pgina da web.

Quirks Mode

O padro Quirks Mode descreve comportamentos em CSS e seletores que ainda no foram definidos nas especificaes relevantes, mas que foram amplamente implementados.

Storage

O padro Storage define uma API para armazenamento persistente e estimativas de cota, bem como a arquitetura de armazenamento da plataforma.

Streams

O padro Streams fornece uma API para criar, compor e consumir fluxos de dados que mapeiam de forma eficiente Entradas / Sadas primitivas de baixo nvel.

URL

O padro URL define infraestrutura em torno de URLs na web.

XMLHttpRequest

O padro XMLHttpRequest define a API de rede exposta a scripts na web.

Como acompanhar

Caso voc tenha uma conta no twitter e queira segui-los para estar ligado das novidades propostas, na pgina de cada um dos padres tambm contm o link do twitter onde podemos acompanha-los.

Recomendao

Caso seja desenvolvedor front-end, recomendo fortemente que use as documentaes oficiais disponveis antes de irem em busca de bibliotecas semi prontas.

Precisamos nos manter buscando APIs nativas sempre prximas das necessidades reais e somente usando-as que estaremos contribuindo pra sua evoluo. Alm de outros inmeros motivos, mas que no caberia no escopo desta publicao.

Vamos colaborar para que nossas APIs sejam maduras suficientes para uso de todos!

Espero ter contribudo
At mais
[]s


Original Link: https://dev.to/guiseek/html-e-mais-do-que-uma-linguagem-de-marcacao-2i1c

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To