Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
November 19, 2021 05:25 pm GMT

Como se proteger na internet: Golpe do WhatsApp

Hoje sabemos que existem inmeras formas de ataques, clones de nmeros de telefones, golpes em WhatsApp, Fake News e sempre ficamos com aquela pergunta, E AGORA? QUEM PODER NOS AJUDAR?

O problema que hoje no Brasil no se tem algum que faa isso, que de fato resolva esse problema e a justificativa simples, veja bem, para que um golpe pelo WhatsApp, sim, aquele que o meliante usa um nmero X se passando por uma pessoa que voc conhece, seja seu pai, sua me, irmos ou filhos, enfim, esse golpe muito comum hoje em dia, porm, muito caro. Sim meus amigos, caro pro estado abrir uma investigao para descobrir que o meliante j se encontra preso.

"Ah Vincius, mas o cara t solto, me aplicou um golpe de estelionato."

Nesse caso, por enquanto o que podemos fazer cumprir trs etapas, lembrando que independente se o golpista esta solto ou preso, importante cumprir essas etapas.

Contatar o Banco

A primeira coisa tentar estabelecer contato com o banco que recebeu aquela transferncia bancria, ou at mesmo o banco que foi utilizado para realizar o pagamento daquele boleto que eventualmente foi falsificado.

Fazer um Boletim de Ocorrncia

Em segundo lugar, devemos fazer um registro de ocorrncia na delegacia de policia mais prxima. Primeiro porque voc foi vtima de uma fraude, e essa fraude precisa ser investigada, at para que novas pessoas no sejam vitimas de fraudes semelhantes. Segundo porque, se na fraude voc, por ventura, informou seu CPF ou qualquer outro dado que posso ser usado para te denegrir, seja usando seu nome, que pode ser utilizado em novos golpes, ou para o meliante usar seu CPF em cadastros de lojas.

Mover uma ao jurdica

Em terceiro lugar, dependendo da circunstncia em que o golpe foi aplicado e o valor subtrado, voc pode tentar mover uma ao para tentar reaver o prejuzo que sofrido em funo desse golpe.

Mas ento, qual o objetivo desse artigo? Se no tem muito o que ser feito. Se o golpista muitas vezes fica livre e continua aplicando golpes. Vem comigo que vou te explicar tudo.

Ento para que serve esse POST?

Ento esse POST serve para seus irmos, filhos, amigos que trabalham em outra rea e que no possuem o mesmo conhecimento que eu e voc, que j estamos calejados de tecnologia e sabemos o que deve ser feito. Acredito que possamos ajudar pessoas de outras reas. E pensando nisso, nessas pessoas, vou tentar passar para vocs um pouco do que aprendi, so passos simples que podem ajudar pessoas que no possuem o mesmo conhecimento a no cair em golpes como esses do WhatsApp.

1. Se atentem na informao

Muitas vezes nos deparamos com a seguinte mensagem: "Bom dia me, salva meu contato novo! Meu aparelho deu problema e precisei deixar na assistncia.". Toda vez que seu telefone estraga voc leva com voc o chip, ningum, repito, NINGUM fica com seu chip em assistncia tcnica, ento se o nmero do seu familiar 91234-5678 e voc receber essa mensagem com essa informao de um nmero diferente, pode acender a luz de alerta. Esse um caso comum, que simplesmente ao receber esse tipo de mensagem podemos com calma entrar em contato por mensagem ou ligao para o nmero ORIGINAL, no caso, o nmero do exemplo foi 91234-5678 e saber se a informao bate, e pasmem, 90% das vezes as informaes vo ser distorcidas. Bora pro segundo ponto.

2. Pergunte algo inventado

Isso j vi muito, as vezes, o primeiro passo fica meio vago, talvez porque seu familiar ou amigo no atendeu para poder confirmar as informaes, e o meliante j est importunando, no para de mandar mensagem, comea a tentar tirar alguma informao de voc, e a gente precisa reagir fazer algo para saber se estamos ou no falando com a pessoa certa.

Nesse ponto podemos simplesmente fazer uma pergunta, veja o exemplo:

Meliante: "Bom dia me, salva meu contato novo!            Meu aparelho deu problema e precisei            deixar na assistncia."Me-Esperta: "Oh minha filha, tudo bem?              Seu celular estragou na queda              quando saa aqui de casa?"

A uma observao importante da Me-Esperta, ela usou uma mentira, uma informao completamente inventada, essa queda nunca aconteceu, voc sabe disso, mas o Meliante no, e ele vai responder "Sim, nessa queda meu celular estragou". Esse ponto importante, porque voc nota, com muita facilidade que tem algo errado, a mesma coisa de voc perguntar "Como est sua tia Fulana?", usando um nome que no existe na famlia.

Lembrem-se so pontos importantes que devem ser pensados com calma.

Mas Vincius, voc est usando exemplos fcies demais e se o meliante for audacioso e falar algo como

Meliante: "Bom dia me, me ajuda, sofri um acidente,           fiquei sem bateria e estou usando o celular            de um amigo."

Pessoal, j sofri em torno de 5 acidentes sendo 3 gravssimos, NUNCA mandei uma mensagem para meus pais, sempre ligao. Ento por lgica, e conversando com pessoas que sofreram acidentes e o mais provvel, mais uma vez, NINGUM, envia mensagem falando de acidente grave, ainda mais usando o nmero de outra pessoa, seja amigo ou no. O instinto do ser humano resolver o problema de forma rpida, ento, a forma mais rpida seria uma ligao. Isso nos remete ao passo 1, se atentem a informao passada.

CONCLUSO

Sempre o Meliante vai estar em desvantagem se voc seguir com esses passos e ficar calmo, porque da mesma forma que voc no sabe quem que est por trs do WhatsApp, o meliante tambm no sabe quem voc. E se a pessoa que estiver sendo vtima ficar calma e seguir os passos, consegue muito facilmente saber se um golpe ou no.

Galera esse post j ficou muito grande quero agradecer a todos que tiraram um tempo para ler at o final, e principalmente aqueles que leram e compartilharam.

Ento se cuidem e se tudo der certo vem parte 2, vou falar ajudar vocs nessa BlackFriday, vulgo conhecido como BlackFraude.

Que a fora esteja com vocs!!


Original Link: https://dev.to/viniciusscs/como-se-proteger-na-internet-golpe-do-whatsapp-19ap

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To