Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
October 29, 2021 09:01 pm GMT

JAX-WS. A Api Coroa do Java. Introduo ao Soap!

Como sempre, vamos voltar um pouco s origens, mas antes porque decidi escrever um artigo sobre tal tecnologia?

Percebi que alguns colegas que comearam a pouco tempo na rea como dev Java em algumas entrevistas, vez ou outra so pegos e perdem pontos quando so perguntados sobre SOAP e etc, como j vivenciei essa tecnologia entendo que para facilitar o entendimento o primeiro passo seria falar sobre alguns caras importantes desse meio antes de chegar no SOAP propriamente dito. Ento logo de incio iremos falar sobre JAX-WS.

Lembrando que esse artigo antecede o prximo a ser escrito sobre uma introduo com implementao do SOAP em uma aplicao.

Outra coisinha, minha inteno com os artigos que escrevo e mostrar como funciona tal tecnologia, suas bases e etc, aprender a lidar mesmo ns s vamos no dia a dia, por mais que o tutorial seja hiper mega Step By Step. De Acordo? Ento Bora!

Conta comigo 1,2,3 o que significa JAX-WS? Simples, Java API para XML Web Services trata-se de uma tecnologia para construir Web Service, define regras para a comunicao com a implementao SOAP por exemplo, essa e feita via arquivo XML, mais uma coisa, essa tecnologia fornece varias anotaes que facilitam no desenvolvimento. Fcil no?


Por que Nasceu?

Ento la atrs h muito tempo, quando os primeiros Web Services nasceram as bibliotecas para tal servio ficava a cargo dos servidores de aplicao, isso significa ser necessrio conhecimento nos servidores. Ai j viu, a humanidade sempre buscando facilitar, eis que com a chegada do Java 1.6 novas bibliotecas foram criadas para Web Services e embutidas na JRE, ai comeam a ganhar popularidade os Web Services com SOAP, aqui que entra o JAX-WS, esse carinha se trata, na verdade, de uma especificao para Web Services, a comisso do Java sempre procurou padronizar as coisas para no virar a casa da me Joana, ai que surge o JAX-WS para especificar um padro a ser seguindo na construo de Web Services, tipo com o que aconteceu com a JPA l no incio, outra especificao que surgiu para padronizar as suas implementaes.



Image description

Mas Antes, Vamos Sanar de Vez a Dvida entre Web Service e API.

Application Programming Interface ou comumente falada API, uma interface que conecta dois programas, realizando a comunicao entre eles e ditando (especificando) como dois softwares em questo devem se conversar(integrar). Ento esse e o principal (no o nico) sentido para definio do termo API, e por meio dessa ponte que as empresas podem utilizar servios terceirizados e trocar dados.



Image description

J os Web Services se comunicam atravs de redes e podem ser combinados para a execuo de operaes complexas, utilizando principalmente (XML, SOAP, HTTP, WSDL etc) com o intuito de interagir com outros softwares da Web trocando dados.

Image description

A mesma coisa que API?

Rolou um bug ai? Se vc pensou que Ento todo Web Service considerado uma API, sim voc acertou! Web Services so os caras que vieram antes desse modelo de integraes que temos hoje, o nome meio que mudou hoje falamos em Web APIs, mas no viaje no, por que tenho que ressaltar uma parada importante que, nem toda API pode ser considerada como um Web Service.


Mais ai, qual a diff?

Tanto APIs quanto Web Services podem trabalhar em mquinas ou redes, mas existem alguns pontos diferentes para cada um. Vamos la

Com as APIs, o cliente que consome os dados no precisa saber qual mtodo chamar no servidor, o prprio sistema que recebe essa chamada j sabe o que fazer, e j encaminha para o devido processamento. Alm disso, as APIs so consideradas mais flexveis porque os sistemas do cliente e do servidor podem se comunicar mesmo que cada um utilize linguagens diferentes na implementao, com Web Services tambm d, mas tem l suas complexidades h mais, pois temos na comunicao do Web Service com Soap um contrato o WSDL, esse geralmente escrito e definido em uma linguagem(no nosso caso aqui Java) e o cliente precisa desse contrato para implementar a integrao do seu lado, dai surge a complexidade com linguagens diferentes.


Tambm deve-se considerar o esforo empregado para que os dados sejam empacotados e desempacotados, a tal da

serializao/desserializao em uma API e em um, Web Service.

Image description

PS: Basicamente, a grosso modo e nosso contexto aqui, a serializao o processo onde feita a converso da estrutura de dados para ser possvel compartilhar esses dados no meu baians, se ligue mermo, e o que acontece quando enviamos um objeto e nossa aplicao converte para JSON, XML ou o inverso.


Quando a serializao e realizada por uma API, esse processo menos trabalhoso, por isso as APIs so timas em fluxos onde envolvem dispositivos mveis.

J os parrudos Web Services funciona de maneira mais eficiente quando a soluo em questo acontece de mquina para mquina. Como hoje em dia tudo e Web e Mobile entendemos ento o porqu da popularizao das APIs. Pois, como vimos aqui essas bonitinhas trabalham melhor no nvel de software para software.

Agora Vamos Voltar Para o JAX-WS

Voc pode estar se perguntando, como funciona ento esse tal de SOAP?

Bom como falei antes esse artigo antecede o prximo artigo onde iremos implementar um Web Service com SOAP, mas vamos falar a grosso modo como seria esse funcionamento at para te introduzir no assunto.

Tipo assim, uma requisio a uma operao do Web Service representada por um protocolo baseado em XML, nesse caso o SOAP. O SOAP define a estrutura do envelope, essas requests e responses so transmitidas como mensagens SOAP (arquivos XML) sobre HTTP, (sim o HTTP est nesse meio), por baixo dos panos tem mais umas techs que funcionam ali a ex em alguns casos o JAX-B, responsvel por converter objeto em XML e o inverso tambm, ou seja, empacota e desempacotam, a tal da desserializao e serializao que falamos acima, fazendo uma analogia ao Spring MVC seria como o que a biblioteca Jackson faz.

Bom deu para entender no e? Se no deu fica tranquilo o prximo post sobre SOAP ta aqui.

E o Tal do Jax-RS, onde entra nessa histria toda?

JAX-RS API Java para Web Services RESTful. Meio que a modernizao do Jax-WS os servios da web, so representados como recursos e podem lidos por URI (Uniform Resource Identifiers). A chamada remota, representada como uma solicitao HTTP direta, no como o exemplo que falamos acima, onde tinha o SOAP chamando HTTP por baixo, outra diferena e que o Jax-WS precisa de um arquivo WSDL para gerar cdigo executvel que os clientes usam para chamar o Web Service, mais uma coisinha o Jax-RS tambm e mais flexvel, pode usar vrios tipos MIME diferentes . Muito usado na conversao de dados XML ou troca de dados JSON (JavaScript Object Notation)

Agora Voc J Sabe Sobre a Especificao(JAX-WS), Vamos Colocar a Mo na Implementao(SOAP) e Implementar.

Vamos ao prximo post. Me acompanhe


Original Link: https://dev.to/gabrielsantosba/jax-ws-a-api-coroa-do-java-introducao-ao-soap-1hed

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To