Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
October 20, 2021 03:56 pm GMT

O que Javascript?

Ol, meu caro programador, hoje, como primeiro post dessa conta, eu irei explicar o que Javascript de uma forma breve, algo leve
para iniciantes conseguirem se conectar com a linguagem.

O que Javascript?

Bem, essa uma pergunta meio simples, mas caso voc no saiba irei responder. Javascript uma linguagem de programao de alto nvel (aguenta a que eu j te explico o que isso). Ela uma das linguagens mais simples para um iniciante, possvel at mesmo aprender lgica de programao com ela.

Mas o que uma linguagem de programao de alto nvel?. Bem, uma linguagem de programao de alto nvel uma linguagem que se assemelha bastante a nossa linguagem, isso, essa mesma que voc usa pra falar "aaaaaaaa to cansado desse professor e dessa aula". Porm, com algumas modificaes e em ingls (ta vendo como ingls importante?).

Um outro fato importante, que ela faz parte da "trindade do desenvolvimento web", sendo os membros o HTML, o Css e O Javascript. So as trs principais linguagens usadas no desenvolvimento web frontend.

Por que foi criado o Js?

Bem, pode passar despercebido por muitos, mas eu acho importante saber o motivo da linguagem ter sido criada. Enfim vamos para a explicao.

Caso vocs no saibam, os sites antes eram apenas uma pgina esttica, algo como um pdf que voc s capaz de ler. Porm, meio entediante e limita muito, imagina, voc no poder escolher o vdeo que voc vai ver, ou s poder ler aquele blog sem poder falar que ele no sabe escrever direito.

Com isso Brendan Eich decidiu mudar isso, criando assim a linguagem que faria todo o conceito de site mudar para sempre. O Javascript, ele implementou formas do usurio poder interagir com o site, criando vrias formas para se fazer isso, ignorando a linha temporal, agora irei mostrar para voc leitor, quais so as possibilidades de implementao dessa linguagem em um site. Com Js voc pode:

  • Criar interaes entre o usurio, como? de vrias formas, assim que ele digitar algo voc pode ler aquilo e responder ele de alguma forma, seja, com ele logando ou no, com voc mostrando o resultado de uma pesquisa.

  • Fazer algo aparecer na tela quando ele clica em algo (sim, as propagandas que aparecem em qualquer canto possivelmente so com Js).

  • Armazenar o que o usurio digitou em uma varivel. Assim podendo tratar ela, fazendo clculos, podendo usar como login, etc.

  • Modificar toda a estrutura do site, textos, estilos, tudo.

  • Adicionar APIs, mas o que so APIs?, veja as APIs como literalmente bibliotecas de cdigo, com elas voc pode buscar cdigo que algum ja escreveu e aplicar no seu site, algumas servem para adicionar informaes, por exemplo, caso voc queira saber a cotao do dlar e informar no seu site, uma API possivelmente vai poder fazer isso para voc.

Fato curioso, todas as APIs so feitas por programadores como eu e voc, dizem que uma boa forma de aprender Js entender como fazer uma API, ento futuramente haver um post sobre isso.

Onde buscar informaes?

T t, voce me disse tudo isso, mas deve ser dificil achar contedo disso, ai que voc se engana, pois o criador da linguagem, fez um site chamado MDN mozilla, (o mesmo criou o mozilla, uma vez inventor sempre inventor no ?) esse site contm a documentao da linguagem, como tambm tutoriais de como aprender ela, (tambm tem a documentao de outras linguagens e introdues as mesmas).

Primeiras Variveis

Mas para no ficarmos s vendo informaes e voc poder ter um gostinho de como a linguagem, iremos aprender a criar a primeira varivel, (no se preocupe caso voc no saiba onde programar Js, irei falar isso depois desse tpico).

Parar criar uma varivel se escrever da seguinte forma:
"tipo de varivel + o nome dela"

Por exemplo:

 var meuNumero; let meuNome; const meuTipoSanguneo; 

Como e onde eu programo em Js?

Para ser sincero existem varis formas, at mesmo se voc apertar f12 no seu teclado e digitar no console, voc ir conseguir programar em Js. Porm,irei passar a forma mais fcil e simples de momento, alguma hora eu explico como faz para instalar os arquivos necessrios para isso.

A forma mais simples programando em um site mesmo, como o code pen, assim que voc clicar em Start Coding, voc ser capaz de ver uma tela escrita Js, e l voc escreve as linhas de cdigo em Js.

Exerccios

que???? eu voltei pra escola?. Sim, a forma mais eficiente praticar, ento irei passar alguns exerccios para prtica. Relaxa que coisa simples.

Exerccio 1

Crie variveis para cada atributo seu, sejam fsicos ou no. Como se voc fosse um personagem de RPG, pode ser criativo.

Exerccio 2

Tente encontrar a diferena entre let, const e var.

Exerccio 3

Busque saber dos tipos de variveis do Javascript.

E fim, viu, coisa simples. Caso eu lembre eu irei postar as respostas e solues pra esses exerccios.

At um outro dia


Original Link: https://dev.to/samoht/o-que-e-javascript-38b0

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To