Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
September 29, 2021 06:45 pm GMT

Arquitetura Evolutiva: a chave para o sucesso da Agilidade

Como tratar atividades de arquitetura em projetos geis? Tradicionalmente, em metodologias Waterfall, conforme imagem abaixo, as atividades de arquitetura se concentram at a fase de design. o que tradicionalmente chamado de BDUF (Big Design Up Front).

image
Metodologia Waterfall - fonte: Martin Fowler - Waterfall process

Nesse tipo de metodologia, temos todo o desenho funcional e de arquitetura sendo feito antes de se iniciar o desenvolvimento e fcil ver como as atividades de arquitetura se encaixam no projeto.

Contudo, hoje a maior parte das organizaes j est adotando metodologias geis, em grande parte pois perceberam que as metodologias em cascatas demoram muito para entregar valor s organizaes, gasta-se um grande tempo em desenho de uma soluo, que quando fica pronta, normalmente no atende s novas demandas do mercado, que evolui muito rpido.

Isso nos deixa com a pergunta que abre esse artigo: como tratar as atividades de arquitetura em metodologias geis?

E complemento: Como tratar as atividades de arquitetura em metodologias geis se o foco na entrega de valor e o backlog determinado por um product owner com uma viso excelente de negcio, mas com pouca viso tcnica?

Abordagens

O mercado tem adotado duas abordagens principais quando fala de arquitetura em projetos geis:

A primeira abordagem, vinda da metodologia SAFE (Scaled Agile Framework que voltada para iniciativas de maior porte e com mltiplos times colaborando), ela chamada de Architecture Runway, que pode ser traduzida como "Pista de arquitetura" ou "Passarela de Arquitetura".

Nesta abordagem, montada uma equipe de arquitetura com um Arquiteto como Product Owner. Este time trabalha em funcionalidades que habilitam os outros times a entregarem valor para o negcio.

A segunda abordagem mais utilizada dar autonomia completa s equipes para tomada de deciso, e deixar as atividades de arquitetura como parte das sprints. Para essa abordagem ser bem sucedida necessrio um time com maior senioridade e um PO que consiga ver valor em atividades mais tcnicas, visto que em geral essa abordagem tente a gerar necessidades mais frequentes de refatorao.

Ambas as abordagens tem benefcios e desafios, e irei no futuro fazer um artigo sobre elas, mas como bom Arquiteto, no poderia deixar de falar da parte tcnica. Qual a chave para fazer uma arquitetura evolutiva?

A chave da Arquitetura Evolutiva

Independente da abordagem, a chave para obter uma arquitetura evolutiva diminuir o acoplamento nos sistemas. Pensando em um cenrio padro de aplicaes, como visto abaixo, o desacoplamento deve ser feito em vrios nveis.

image

Tipos de desacoplamento

  • Desacoplamento dentro de um mdulo: Desacoplar as funcionalidades dentro de um mdulo do sistema
  • Desacoplamento dentro de um sistema: Desacoplar os diversos mdulos dos sistemas
  • Desacoplamento entre sistemas: Desacoplar os diversos sistemas dentro da empresa
  • Desacoplamento com entes externos: Desacoplar sistemas externos nossa empresa

Para cada um desses nveis, existem tcnicas para obter o desacoplamento, irei criar uma srie de artigos abordando individualmente esses tipos de desacoplamento, ento fique de olho!


Original Link: https://dev.to/andreracz/arquitetura-evolutiva-a-chave-para-o-sucesso-da-agilidade-51a4

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To