Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
September 23, 2021 08:49 pm GMT

Test-driven Development: cdigos limpos e prontos para implementao!

A sigla TDD significa Test-driven Development, ou Desenvolvimento dirigido/orientado a testes. So vrias as tecnologias e processos para testar os componentes de uma soluo de software corretamente, alguns visam testar a integrao entre esses componentes, enquanto outros visam testar cada componente de maneira isolada. O TDD uma dessas metodologias que auxiliam a aplicar testes no nosso cdigo de forma mais granular.

Descoberto ou criado em 2003 pelo kent Beck, o pai do XP ( Extreme Programming), o TDD se baseia essencialmente em testes unitrios, ou seja, que testam a menor unidade de uma aplicao, o que normalmente, nas linguagens estruturadas orientadas a objetos funcionais, so os mtodos ou as funes.

A premissa principal quando a gente vai implementar o TDD, escrever o teste antes do cdigo. Isso mesmo, escrever o teste antes mesmo do cdigo existir! Pode parecer estranho e alguns desenvolvedores podem considerar o TDD uma perda de tempo, porm o Test-driven Development traz diversas vantagens, a primeira delas que voc desenvolve facilmente um cdigo limpo.

Segundo Robert Martin, mais conhecido como Uncle Bob, um dos 17 signatrios originais do Manifesto gil em 2001 e autor do livro Clean Code, quando voc desenvolve um teste antes de desenvolver um cdigo, voc desenvolve um cdigo fcil de ser testado e consequentemente, desenvolve um cdigo muito mais limpo. A razo disso que: seguindo o TDD voc reduz naturalmente os acoplamentos da sua aplicao.

ENTENDA DO PROCESSO DE TEST-DRIVEN DEVELOPMENT

Pra ficar mais fcil entender, veja como funciona a implementao. O processo do Test-driven Development se baseia na repetio de um ciclo de desenvolvimento e testes em 3 fases: fase vermelha, verde e refatorao.

Na fase vermelha, voc escrever um teste unitrio que ao ser executado ir falhar pois o cdigo em si ainda no existe.
Depois, na fase verde, voc deve implementar um cdigo que seja suficiente para passar no teste unitrio recm escrito.
Na terceira fase, voc faz a refatorao do cdigo, melhorando a leitura, eliminando redundncias e adotando boas prticas.
Assim fica mais fcil entender como o ciclo do TDD nos ajuda a projetar um cdigo mais limpo e nos motiva a sempre limpar nosso cdigo. Afinal, estamos atrelados a este ciclo de testes e refatorao.

Segundo Uncle Bob, voc estar sempre alternando entre escrever seus testes e escrever seus cdigos, portanto estar constantemente testando de forma rpida e tudo sempre estar funcionando. No final, como seu cdigo est sendo desenvolvido e orientado a testes, voc reduz os bugs e o seu tempo gasto em debug. Alm disso, o TDD uma forma de documentar como cada parte do sistema funciona de uma forma clara para que outros programadores interpretem facilmente.

Uncle Bob ainda diz que, alm de todas as outras vantagens, a real razo para se implementar o TDD, que assim que seu cdigo passa por esse ciclo de desenvolvimento e teste, ele estar pronto para implementao.

MANUAL DO DEV TDD

Confira este contedo em vdeo no Manual do Dev com a desenvolvedora Julia Reche: https://youtu.be/1JVvRWFBXS8

O que achou do artigo? Conta para gente nos comentrios!

Aprenda mais nos nossos canais digitais!
Site: https://fireworkweb.com.br
Youtube:https://bit.ly/2GwqNU1
Insta: @fireworkweb
Face: @fireworkweb
Linkedin: Firework Web & Mobile


Original Link: https://dev.to/fireworkweb/test-driven-development-codigos-limpos-e-prontos-para-implementacao-4e09

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To