Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
September 11, 2021 01:53 pm GMT

GTM - Ferramenta oficial de features temporrias que vivero para sempre.

No dia a dia de um time de desenvolvimento, a presso para a implementao de uma feature ou principalmente a correo de um bug gigantesca e realmente explicvel, mas essa presso acaba nos levando a tomar decises que a longo prazo podem onerar muito a performance do site.

Se voc precisa ter em mos os dados de sua pgina, provavelmente voc utiliza a dupla: Google Analytics (GA) e o Google Tag Manager (GTM). Aqui no estarei to focado em explicar as suas funes, neste artigo da Alura, temos uma explicao clara sobre a funo e importncia de cada um. Minha inteno conseguir te ajudar a argumentar com seu PO sobre o porqu priorizar a solues definitivas o mais rpido possvel sempre que o GTM for utilizado da maneira errada.

O GTM implementa uma srie de tags na nossa pgina, isso , blocos de cdigo, com essa facilidade, a rea de marketing tem uma ferramenta fcil e rpida para integrar scripts de terceiros na pgina, manipular cookies ou implementar trackings do GA, porm, junto disso, trazemos a possibilidade de alterar o front-end do nosso site em produo, tornando-se a ferramenta oficial para features temporrias que vivero para sempre no seu site.

Qual o problema com o GTM?

O GTM nos traz a possibilidade de implementarmos HTML na pgina, incluindo a tag <script>, isso , podemos rodar qualquer cdigo Javascript, manipulando qualquer elemento do DOM.

Imagem de uma tag da ferramenta Google Tag Manager

Porm, sabemos que muitas vezes criar uma feature dentro do fluxo comum de deploy custoso, algumas empresas passam por processos de aprovao de GMUDs, podendo levar at dias para que um deploy esteja de fato no ar, nesse momento, ferramentas como o GTM se tornam tentadoras.

lgico que, dentro desse cenrio citado, caso acontea um deploy que gere um bug em produo, a busca por uma soluo rpida faz todo sentido, no estou aqui para julgar e criticar quem pensa em resolver, antes de qualquer outra coisa, minha crtica quando no realizamos a priorizao dessa correo no cdigo fonte de maneira imediata.

O script do GTM implementado no cdigo fonte da sua pgina, quando se inicia o carregamento do seu site no navegador, uma requisio realizada para a sua API que responde todas as tags que sero implementadas na sua pgina, incluindo as suas gambiarras. Apesar da ferramenta at possui um sistema de gatilho para que uma tag seja disparada apenas no momento desejado, por exemplo, podendo definir que uma tag carregue apenas em uma URL especfica, porm, independentemente se essa tag ser disparada, o seu cdigo retornado pela API, aumentando o tamanho dessa resposta e carregando mais contedo que o necessrio.

De maneira simplria, quanto mais tag criada tivemos no GTM, maior o tamanho do retorno do script, consequentemente, mais lento ser o carregamento da sua pgina.

Por conta desse carregamento ser feito no navegador, caso voc realize uma manipulao no DOM para alterar um elemento HTML, por exemplo, corre o risco que o usurio veja essa mudana acontecendo, gerando um efeito indesejado na pgina. A grosso modo, o fluxo funcionaria mais ou menos assim: o servidor devolveria o cdigo fonte da sua pgina com o seu elemento HTML j montado, posteriormente o script do GTM acionado, realizando uma chamada para a API e aguardando seu retorno, aps essa resposta acontecer, as tags sero carregadas uma a uma na sua pgina e a sim, sendo disparadas, somente nesse momento que a sua gambiarra aparecer de fato.

A minha inteno, caro leitor, instigar o time de desenvolvedores para que sempre que uma mudana desse tipo seja realizada no GTM, logo, seja priorizada para corrigir em definitivo e excluir a gambiarra nessa ferramenta, que apesar de muito fcil, pode gerar grandes problemas a longo prazo se no for gerenciada da maneira certa.

E voc, qual sua experincia com o GTM? Muita gambiarra implementada nele? Me diga nos comentrios.


Original Link: https://dev.to/gregoryjvrusso/gtm-ferramenta-oficial-de-features-temporarias-que-viverao-para-sempre-3c88

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To