Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 18, 2021 08:46 pm GMT

Livewire Revoluo no desenvolvimento front-end Laravel?

Quem nunca teve problemas na hora de fazer o desenvolvimento do seu front-end? Quem nunca queria usar Vue, mas por no saber usar muito bem, sofreu para conseguir um resultado igual ele? Pois bem, a recm-nascida lib do Laravel chamada Livewire promete resolver esses problemas! Entenda melhor a ferramenta neste post

AFINAL, O QUE LIVEWIRE?
O Livewire uma biblioteca que foi adicionada em 2019 pelo famosssimo framework Laravel.

A proposta dela criar interfaces dinmicas (similares ao Vue) com os cdigos do blade e do prprio Laravel. Sim! Exatamente! Voc, programador Back-end, poder criar um front-end bem desenvolvido com o Livewire!

Indo direto ao ponto, o Livewire funciona de um jeito beeem peculiar. Qualquer interao que acontecer com ele, se faz uma requisio AJAX e o HTML renderizado do lado do servidor e depois retornado ao cliente. Esse fluxo permite que ele seja reativo, porm, um pouco mais lento. Ele tem algo parecido com um DOM virtual, onde ele compara as alteraes com o DOM renderizado e ento aplica as modificaes.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO LIVEWIRE
Os principais pontos positivos do Livewire so:

A facilidade de trabalho, pois simples de entender para quem j usa o Laravel.
O nvel profissional dele permite uma avalanche de possibilidades com simples comandos, todos com um resultado bem prximo de um Vue.

Porm, nem tudo so flores. Apesar de parecer um paraso, o Livewire possui pontos negativos tambm. O primeiro deles, que, por ser uma ferramenta muito recente, o suporte e dvidas tiradas so poucas, at nos fruns mais conhecidos dos desenvolvedores, como o Stack Overflow.

Outro ponto, que, por ter a proposta de no usar uma linguagem diferente, no caso, o JavaScript. Porm, esse problema pode ser resolvido usando a micro framework AlpineJS como adicional, menor e sem ser to pesada quanto um Angular, por exemplo.

Durante o trabalho com Livewire, podemos usar comandos do Laravel para criar os componentes, como php artisan make:livewire Teste. A lib trabalha com dois arquivos separados: a view e o arquivo que comanda a view. No caso, um deles tem a extenso .blade.php, o qual estamos acostumados a criar os estilos da tela e tudo que aparecer para o cliente. No outro, o qual possui o mesmo nome da blade, o controlador, onde tero as funes chamadas por mtodos e eventos da blade e onde so declaradas as variveis presentes na tela.

Exemplificando, criando um componente para ser um contador e mostrar em tempo real o nmero sendo adicionado na tela em cada clique do boto, usaremos o comando php artisan make:livewire contador. Dois arquivos so criados, o Contador.php e o contador.blade.php. Este ltimo, temos o boto e a varivel do nmero que ser adicionado. O primeiro, por sua vez, ter toda a lgica por trs da funcionalidade, como a funo de incrementar nmero e a varivel nmero.

Em resumo, a biblioteca Livewire uma ferramenta muito interessante e essencial para quem no se adaptou ou no conhece o Vue. Entretanto, como trata-se de uma lib muito recente (lanada em julho de 2019), seu suporte limitado e ela pouco abordada em fruns da internet. perfeito para aqueles que j esto acostumados com Laravel e querem criar interfaces de forma prtica. Esclarecidos esses pontos, necessrio uma anlise dos prs e contras para optar pelo uso desse recurso, que muito promissor e acrescenta demais ao programador front-end.

Aprenda mais nos nossos canais digitais!
Site: https://fireworkweb.com.br
Youtube:https://bit.ly/2GwqNU1
Insta: @fireworkweb
Face: @fireworkweb
Linkedin: Firework Web & Mobile


Original Link: https://dev.to/fireworkweb/livewire-revolucao-no-desenvolvimento-front-end-laravel-2jf8

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To